Para receber atualizações e novidades:

Blog

10 tipos de amigo secreto para você organizar:

01 de Dezembro de 2014 Kalinka Carvalho

Tradicionalmente conhecido como amigo secreto ou amigo oculto a troca de presentes no final de ano, seja na empresa ou com a família, é super comum. Foi o modo encontrado, para que as pessoas pudessem se presentear se gastar com presentes para todos. Com o passar dos anos a brincadeira ganhou variações.  

 

O SORTEIO:

 

O sorteio pode ser feito de três maneiras, escrevendo o nome de todos que vão participar em papeizinhos e cada um retire um nome; se for difícil reunir todos, o sorteio pode ser feito online através dos sites: amigo secretosorteio amigo secreto e sorteioamigooculto ou ainda é possível fazer isso no próprio dia da troca de presentes.

 

 

TIPOS:

 

1) Tradicional: cada pessoa sorteia uma pessoa para presentear e revela quem é no dia da troca dos presentes. Nesse caso as pessoas podem dar “sugestões” do que desejam ganhar, informando inclusive tamanho, modelo e cor, para não ter erro.

 

2) Amigo ladrão ou amigo secreto chinês: são comprados presentes genéricos que são colocados na mesa. O sorteio é feito na hora, pode ser feito com os nomes das pessoas presentes ou por números (1, 2, 3, 4... etc.). O primeiro a ser sorteado ou que estiver com o numero 1 escolhe um pacote e abre. O segundo sorteado ou que estiver com o numero 2  escolhe, se quer roubar o presente do primeiro ou ser que abrir um novo pacote. E assim vai seguindo até o último. Lembrando que ele pode escolher pegar um presente que já foi aberto ou escolher um novo da mesa.  Cada presente só pode ser roubado no máximo três vezes.

 

3) Amigo da onça ou inimigo secreto: um modo de deixar a brincadeira mais engraçada. Nesse caso você dá um presente que a pessoa não gostaria de ganhar. Esse tipo de brincadeira só é feita entre pessoas que tenham mais intimidade.

 

4) Amigo animal: faça uma lista de animais, escreva os nomes duas vezes nos papéis, em um estará escrito “eu sou...” e no outro “meu amigo é...” Faça o sorteio, cada pessoa deve pegar dois papeis  um com cada frase. Lembrando que a pessoa não pode pegar o mesmo animal nas duas. Coloque uma caixinha para que possa ser feito a troca de mensagens de uma animal com outro. Você escreve para o animal que tirou e pergunta o que ele deseja ganhar. O divertido da brincadeira é a troca de mensagens sem saber quem é a pessoa. No dia da troca de presentes a surpresa será para ambos. 

 

5) Amigo secreto temático: escolha um tema para definir os presentes. Exemplos: só presentear com eletrônicos, objetos de escritórios, roupas, calçados, chinelos, de uma cor ou personagem, ou seja, o que quiser como tema. 

 

6) Amigo “o” culto: aqui os presentes serão livros. 

 

7) Amigo surpresa, de última hora ou express: é comprado presentes unissex, o sorteio é feito no próprio dia. Esse é feito quando não há muito tempo.

 

8) Amigo artista ou homemade amigo: os presentes aqui devem ser artesanais ou feito por você mesmo.

 

9) Doce amigo, amigo chocolate ou amigolate: os presentes aqui são doces ou chocolates, vocês escolhem. 

 

10) Amigo secreto cartão ou mensageiro: esse é para aqueles que estão apertados e sem grana, nesse caso a troca é de cartões com mensagens de boas festas.  

 

 

DICAS:

 

  1. defina o valor máximo e mínimo
  2. defina o tipo de presente (presentes de 1,99, unissex, livros, cds, etc.)
  3. analise a pessoa que tirou, veja no facebook o que ela gosta assim ficará mais fácil escolher o presente.
  4. se tirar alguém que não tem intimidade ou não goste, haja como manda a etiqueta e não demonstre.
  5. cuidado com a escolha do presente, ainda mais se não conhece a pessoa. Nesse caso escolha um presente mais genéricos como chocolates, vinhos, vale-presentes, etc. 
  6. se não gostou do presente que ganhou, disfarce, o que vale é a brincadeira.

 

 Na hora de revelar o amigo secreto você pode usar a imaginação:

 

  1. Descreva-o;
  2. Mostre uma foto de quando era criança;
  3. Relacione-o a uma música ou filme;
  4. Conte algo engraçado sobre a pessoa;
  5. Fale adjetivos sobre a pessoa; 

 

Seja criativo, se quiser misture os amigos secretos ou invente você mesmo o seu! Boas Festas e divirta-se!

 

 

Assinatura