Para receber atualizações e novidades:

Blog

4 conselhos para organizar o seu quintal:

12 de Janeiro de 2015 Kalinka Carvalho

Você tem um jardim, quintal ou varanda em casa? Hoje vou dar alguma dicas para manter a área externa em ordem.

 

Vamos primeiro entender as diferenças. Quintal é o pequeno terreno na parte posterior de uma casa. Se cultivarmos flores teremos um jardim,  se cultivamos plantas que servem de alimentos, chamamos de horta. A parte do quintal que fica protegida por uma cobertura se chama varanda.

 

Atualmente podem ser feitas inúmeras coisas na área externa. Apartamentos, por exemplo, tem áreas externas maiores que as próprias salas.

 

1º)  Defina a função:

Antes de começarmos a organização precisamos definir para que o local irá servir. Ele será uma espaço gourmet, uma churrasqueira, um área recreativa, de descanso, meditação, plantas, depósito, lavanderia, garagem, etc? Definindo quais as atividades serão realizadas nesse local, ficará mais fácil saber o que manter ou retirar desse espaço para que ele fique organizado.

 

2º)  Busque inspiração:

Definida a função, podemos pegar referências do que gostamos e queremos para a nossa área externa, nesse caso podemos ver no Pinterest ou em revistas de decoração. Meça os espaços que têm e poderá usar a criatividade para deixar o espaço com o seu estilo.

 

Pinterest

 

Revistas

3º)  Recicle, reutilize, renove:

É sempre bom comprar coisas novas, mas o jardim é um ótimo local para aproveitarmos o que já temos para organizar e decorar. Caixas velhas, pneus, embalagens de condimentos, escadas, garrafas de vidro e pet podem se transformar. E o que não for usar jogue fora ou doe. Objetos quebrados, velhos, sem utilidade não precisam ficar guardados acumulando sujeira.

    

Pinterest

    

Pinterest

 

4º) Tenha plantas:  

Elas precisam de luz, água e cuidados. O local perfeito para as plantas é na área externa, sendo assim escolha um tipo que lhe agrade e que atenda ao seu dia-a-dia quanto aos cuidados. Existem aquelas que precisam tomar mais sol que outras, tudo isso precisa ser analisado para definir que planta será comprada e em qual local no jardim ela irá ficar. Procure a ajuda de um profissional para te ajudar na escolha. 

Se tem plantas na área externa com certeza tem um material para cuidar delas. O material de jardinagem deve ficar em um local próximo a área externa onde ele será usado. Para organizar o material você pode pendurar ou guardar em um armário. 

    

 

Alguns materiais para os cuidados com o jardim:

-       Mangueira/Regador

-       Fertilizante

-       Sementes e vasos

-       Luvas de jardinagem

-       Pá, garfo, enxadinha e transplantador

-       Tesoura para colheita e poda

 

Pinterest

Sugestão de algumas ervas para cultivar em sua horta: 

-       Cebolinha

-       Coentro

-       Erva-cidreira

-       Hortelã

-       Manjericão

-       Orégano

-       Pimenta malagueta

-       Salsa

-       Tomilho

 

Espero que tenham gostado do post e se inspirado a organizar o seu quintal. O blog está participando do desafio do blog Vida Organizada, clique aqui para saber como funciona. 

Até o próximo post! 

Assinatura