Para receber atualizações e novidades:

Blog

6 dicas simples para organizar a sua marmita:

03 de Abril de 2015 Kalinka Carvalho

Quando uma amiga me pediu, Kalinka faz um post sobre como organizar a marmita, pensei que era brincadeira. Foi quando me dei conta de que é uma coisa tão simples, mas que também requer organizaçāo. 

 

Nos dias atuais a alimentação é deixada em segundo plano. Precisamos entender que, para termos energia e disposição precisamos nos alimentar corretamente. É importante ter uma alimentação saudável e comer de três em três horas para manter o metabolismo acelerado. Mais é preciso fazer uma refeição equilibrada, para que não haja exageros nem carências para o organismo. 

 

Segundo o dicionário marmita é um recipiente de lata ou de outro metal, semelhante a uma panela, com tampa, usado para transportar refeições. Ao longo dos anos ela foi se aperfeiçoando e diversas variações foram surgindo, hoje existem diversos tipos. A marmita é a opção saudável e econômica para o almoço de muitos brasileiros. Ao invés de gastarem comendo em fast food ou pagando uma fortuna em self-service, eles fazem a própria refeição em casa e levam para o trabalho. Um estudo do CBSS Instituto Datafolha mostrou que o hábito de levar marmita, pode gerar uma economia de até R$270.000,00 durante cerca de 30 anos de profissão.

 

Vamos agora ver algumas dicas de como organizar sua marmita:

 

1) Escolha a sua marmita:

Você deve escolher uma que atenda as suas necessidades. Temos diferentes materiais, formatos e tipos: vidro, plástico, elétrica, térmica, etc.  Existem as que já vem com divisórias,  talheres e há aquelas que podem ser aquecidas no micro-ondas. Não use marmitas feitas feita de bisfenol A (dioxina), pois ao ser aquecida ela libera essa substância que pode alterar a função dos hormônios e glândulas, além de estar associada a diversas doenças, como diabetes, câncer de mama e próstata. 

  

Imagens ilustrativas

 

2) Faça boas escolhas:

Monte a marmita de acordo com a quantidade de um prato. Salada é essencial, mas deve ser temperada na hora de comer, para não murchar. Evite as frituras e prefira carnes grelhadas, assadas ou cozidas. Não exagere num único grupo de alimentos. Leve frutas, iogurtes e barras de cereais para os lanches rápidos durante o dia.

Fonte: Localiza Agora

 

Fonte: Localiza Agora

A marmita perfeita deve conter carboidrato para fornecer energia (arroz, tubérculo ou massa), proteína (carnes, peixes e ovos), leguminosa (soja, lentilha, grão-de-bico e feijões) e fontes de vitaminas e minerais (saladas e das frutas da sobremesa ou do suco). Abaixo uma foto da marmita perfeita:

Fonte: G1

 

Já fiz aqui no blog um post sobre como se organizar na hora de ir ao supermercado, como organizar a despensa, como organizar a geladeira e como organizar a cozinha. E na parte de downloads você encontra um arquivo de lista de compras e de menu semanal. Tudo isso vai te ajudar a planejar o preparo da sua marmita.

 

3) Como acomodar e carregar os alimentos:

Não misture os alimentos pois pode prejudicar o sabor da refeição. O ideal é separar os alimentos em recipientes diferentes ou optar por um pote que com divisões. 

Para a sua marmita não azedar durante o trajeto de casa para o trabalho, leve a comida em uma bolsa térmica. Amarre um pano de prato ou guardanapo na marmita para evitar vazamentos.

   

Imagens ilustrativas

 

4) Mantenha os alimentos conservados:

Coloque os alimentos na geladeira assim que chegar ao trabalho, caso não tenha geladeira, mantenha na bolsa termina e em local fresco.

 

5) Onde esquentar sua marmita:

O método mais usual é o micro-ondas, mas a marmita também pode ser aquecida no forno, base térmica ou marmiteiro. Esquente a comida em um prato ou algum recipiente de vidro temperado que suporte a temperatura.

 

6) Limpeza:

Sempre lave a sua marmita após o uso, assim ela não fica com cheiro ou com restos de alimentos. Se for possível, deixe um detergente e uma bucha do seu local de trabalho.

 

Então essas foram as dicas, eu espero que tenham gostado, se tiver alguma dica compartilhe conosco e escreva nos comentários. Se quiser se aprofundar sobre o assunto e aprendar como organizar a sua alimentaçāo diária, criando um cardápio semanal, economizando do mercado e escolhendo os produtos certos, acesse o curso do site SUPER ORGANIZADO sobre Organizaçāo da Alimentaçāo

Assinatura