01

Como organizar a sala de jantar?

segunda-feira, 07 de abril de 2014

Nem todos possuem um espaço para ter uma sala de jantar em casa.  Existem aqueles que têm salas de jantar enormes e outros que nem possuem tal cômodo. As vezes integrado com a cozinha, sala de estar, home office ou apenas uma mesa em um canto da residência. A função da sala de jantar é sentarmos para fazermos as refeições (café da manhã, almoço e jantar), com família ou amigos.

 

O que precisa ter na sala de jantar?

 

O essencial é a mesa de jantar, pequena ou grande dependendo do número de familiares e espaço. As mesas de 4 lugares são as mais procuradas atualmente. Quadrada, redonda ou retangular? Vai depender do estilo da família.

As cadeiras devem combinar com o estilo da mesa escolhida. Você pode optar por bancos ou banquetas.

Móvel de madeira, vidro ou ferro? Tudo depende do estilo que quer dar a sua sala de jantar. Decida qual será: moderno, romântico, clássico, rustico.

Os móveis chamados de apoio servem para organizar ainda mais o ambiente. São eles: aparador, um armário, mini bar e um carrinho ou mesa menor, como o próprio nome já diz, serve para dar apoio na hora de servir as refeições.

Na decoração use: tapetes, cortinas, quadros, esculturas e arranjo de flores. Prefira cores claras ou neutras nas paredes para arejar e abrir mais a sua sala de jantar. Use espelho na parede de fundo do ambiente. Isso dá a impressão  de que a sala de jantar é maior do que é na verdade. Se refletir a janela ajudam a dar claridade a sala.

Dê preferência a móveis menores, compactos e sem estampas em caso de salas pequenas. Para salas maiores, os móveis grandes são perfeitos e ajudam a tornar o ambiente mais harmonioso.

Para separar a sala de estar da de jantar basta usar dois tapetes um em cada cômodo.  É possível também usar cortinas, biombos ou porta de correr. A sala de jantar pode fazer parte da cozinha. Segundo o feng shui o melhor local é entre a cozinha e sala de estar.

Vamos a algumas dicas para organizar esse espaço e deixá-lo atraente.

 

  • Não obstrua as passagens
  • Deixe janelas e portas liberadas
  • Tenha iluminação sobre a mesa
  • Tenha um móvel de apoio
  • Não coloque na sala de jantar o que não for da sala de jantar
  • Abra as janelas para arejar o ambiente
  • Não abuse dos enfeites em cima da mesa

 

Sala de jantar organizada, é hora de servir! 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais