Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como organizar as gavetas?

05 de Maio de 2014 Kalinka Carvalho

Elas estão em todos os lugares: quarto, banheiro, cozinha e sala. Por instinto temos o costume de jogar tudo lá dentro e fechar. Vendo por fora parece tudo arrumado, já dentro tudo bagunçado e não conseguimos encontrar nada. Hoje vamos aprender os princípios básicos de organizar uma gaveta.

 

Elas devem ser separadas por categoria e ser usadas adequadamente no ambiente em que se encontra. Exemplo: a gaveta é da cozinha? Então guarde coisas da cozinha e não do banheiro.  

 

  1. Retire tudo da gaveta e limpe-a;
  2. Separe os itens e determine o que irá retornar a essa gaveta;
  3. Coloque na gaveta somente o que ficou determinado de estar dentro dela;
  4. Avalie o que é realmente necessário e não acumule o que não precisa;
  5. Jogue o que for lixo fora;
  6. Use organizadores menores ou divisórias dentro da gaveta para que tudo fique em seu devido lugar;
  7. Separe os itens semelhantes por categorias; Ex: clips, canetas, cartões de visita, etc.  
  8. Nomeie as gavetas, se achar necessário, para que todos da família saibam o que deve-se guardar nessa gaveta; 
  9. Após a organização das gavetas faça periodicamente a manutenção das gavetas: retire o que não pertence a gaveta, jogue o que for lixo fora e coloque no lugar o que saiu.

 

Conheça as gavetas vilãs:

 

Na Cozinha

1) Gaveta de talheres para comer:  é onde fica as facas, colheres e garfos. Geralmente é a primeira gaveta ao lado do fogão ou pia.

2) Gaveta de talheres para cozinhar: é aquela gaveta que tem tudo e você não acha nada. Conchas, espátulas, facas de corte, etc. Geralmente é a segunda gaveta ao lado do fogão ou pia.

3) Gaveta para acessórios: nela ficam os panos de prato, toalhas de mesa, jogos americanos e luvas. Não tem ordem, mas sempre tem uma gaveta separada para esse tipo de material.

 

No Escritório

4) Gaveta de material de escritório: geralmente fica no home office ou escritório, e tem de tudo: canetas, clips, borracha, etc.

 

No Quarto

5) Gaveta das roupas intimas e meias: elas ficam jogadas e ocupam muito espaço, mas se dobradas da maneira correta resolvemos o problema. Se você ainda não viu confira o vídeo de como dobrar e organizar calcinha e sutiã.

6) Gaveta de maquiagem: há mulheres que colecionam maquiagens e não tem apenas uma gaveta, mas várias. As maquiagem devem ficar preferencialmente no quarto, mas há pessoas que guardam no banheiro. Se esse for seu caso, mantenha as maquiagens nas gavetas ou armários para que a umidade não as estrague.

 

No banheiro:

7) Gaveta pequena: geralmente no banheiro temos as gavetinhas pequenas no gabinete e nunca sabemos o que guardar. Nela acaba ficando tudo que esta espalhado sobre a pia.

 

Siga o seguinte raciocínio sempre nas primeiras gavetas guarde o que usa com mais frequência e nas outras guarde o que usa com menos frequência.

Lembre-se! A organização é funcional e vai depender da rotina da casa e do que temos a disposição.

 

Essas foram dicas simples. Mantenha tudo em ordem e terá menos trabalho, encontrará as coisas com mais facilidade e ganhará tempo.

 

Assinatura