Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como organizar os diversos tipos de chás de casamento?

17 de Fevereiro de 2014 Kalinka Carvalho

Finalmente irá se casar, está toda atarefada com os preparativos do casamento. Para se despedir da vida de solteiros, vocês precisam fazer uma pré-festa antes do casamento. Os homens costumam fazer a despedida de solteiro, já as mulheres fazem os chás. Porém dependendo do que o casal precisa ou irá pedir para os amigos o chá recebe um nome diferente. O objetivo é sempre o mesmo reunir os amigos, comer, beber e ganhar presentes.

 

Tipos de chá tradicionais:

- Chá de panela ou chá de cozinha = é o mais tradicional, composto somente por mulheres que presenteiam a noivas com itens para a cozinha.

- Chá de lingerie = é um encontro só de mulheres que presenteiam a noiva com sutiãs, calcinhas, camisolas, conjuntos, espartilho, roupões e artigos de sex shop.  Acontece em locais reservados e as brincadeiras podem ser: trazer uma professora de dança do ventre, ou pole dancing ou stripper. Atualmente, algumas lojas sofisticadas de lingerie já oferecem o serviço de lista de lingerie.

- Chá bar ou chá de barnela = quando o casal quer fazer o evento em conjunto damos o nome de chá bar, fizeram também um nome que mistura o chá de panela com o bar, ficando com o nome de barnela. Os presentes podem ser utensílios de cozinha, churrasco ou bar.

 

Tipos novos de chá:

- Chá literatura = esse pode ser feito separado ou em conjunto. Os convidados presenteiam o casal com livros. Esse é bem específico para quem gostar de ler.

- Cine chá = nesse os convidados presenteia o casal com filmes.  

- Chá de banheiro = os presentes aqui podem ser artigos para banheiro como: toalhas, depilador, saboneteiras, espelhos, tapetes, escova, roupões, chinelos de pano etc.

- Chá de relógio = nesse os noivos ganham presentes para toda a casa. O esquema funciona assim escolhe-se um horário diferente para cada convidado. Exemplo: nove horas. O convidado deve usar a imaginação e trazer presentes relacionados a esse horário, como itens de café da manhã (xícaras, bule, tábua de queijo). Já se receber o horário das dezoito horas pode trazer conjuntos para o jantar (guardanapos, aparadores de prato). 

- Chá de caldeirão = este chá é para os noivos que já moram juntos ou tem a cozinha montada e não precisam de utensílios domésticos. Os presentes aqui são bebidas e mantimentos que irão encher a despensa.

- Chá de beleza = levar algumas amigas para um SPA ou salão de beleza.  

- Chá profissional = os convidados levam itens de acordo com a profissão da noiva e do noivo, mas essa escolha fica de acordo com o interesse de cada um.

 

Na hora da organização eles são parecidos, o que vai variar é o tema e o presente a ser recebido. E alguns podemos variar também no cardápio.

 

  1. Faça a lista de convidados. Será uma festa mista?
  2. Escolha qual será o tipo de chá que irá organizar. Isso definirá toda a decoração da festa e o tipo de presentes que podem pedir;
  3. Defina a data, horário e local do evento; Geralmente é realizado um mês antes do casamento. Pode ser realizado na casa dos sogros, em um salão de festas, em uma pizzaria, casa de amigos, qualquer lugar.
  4. Defina o cardápio;
  5. Defina se fará lista em alguma loja ou nāo. Se não for fazer pode determinar o que cada um pode levar para não ter repetição de presentes.
  6. Defina as cores e elementos a serem usadas na decoração
  7. Faça o convite pode ser papel, virtual ou até um telefonema.

 

Decoração:

Use e abuse da criatividade. Cores, temas, países, adereços.

Exemplos: Vai fazer a festa na casa da praia, pode ser um luau ou com tema havaiano. O chá de panela/cozinha pode ser feito com panelinhas de diversas cores, se a noiva, por exemplo, costa de costurar, pode ser feito tudo com o tema ateliê. O chá bar pode ter tema de time de futebol, boteco, cabaré, faroeste. O chá de lingerie pode ter a cor predileta da noiva, como vermelho, rosa ou oncinha.  

 

Alimentação:

Prefira coisas que sejam práticas de servir como salgadinhos, mini porções de fritas ou mandioca, queijos, azeitonas, espetinhos, amendoins. Para sobremesa cupcakes, salada de frutas, bombons, brigadeiro, bolos, para beber suco, refrigerantes e cerveja. Pode optar por fazer um churrasco. Já escrevi aqui um post de como organizar um churrasco.

 

Brincadeiras:

Você pode optar em fazer ou não. Além disso, as brincadeiras podem acontecer em conjunto: homens e mulheres ou separados.

 

No chá de cozinha/panela a brincadeira mais tradicional é noiva tentar adivinhar qual é o utensílio que a amiga levou e se errar paga uma prenda como dancinhas e fantasias. As convidadas também podem levar receitas para a noiva.

 

Caso os homens também participem escolha brincadeiras também do agrado dos rapazes. Se possível tenha um vídeo game, se for em um lugar externo uma quadra de futebol. Eles gostam de falar besteira e contar piadas. Brincadeiras como mímica e karaokê também são de agrado de ambos.

 

Lembrancinhas:

Escolha lembrancinhas que remetam ao tipo de chá e decoração. Criatividade é fundamental. Exemplos:

Chá de cozinha ou panela – uma panelinha com chocolate, mini ralador, colher de pau, vassourinha, sache de chá, enfim tem várias coisas que pode fazer usando como tema a cozinha.

Chá bar – kit ressaca, mini garrafinha, bolacha de bar, chaveiros com o tema, etc.  

Chá de lingerie – um chaveiro de biquíni ou calcinha, um mini creme, esmalte, saquinho porta calcinhas, chaveiro de pimentinha, etc.

Chá de literatura – marca livro, mini livro contato a história do casal, ou um livro ilustrado com fotos, etc.

Cine chá – pote de pipoca, mini filme da história do casal, etc.

Chá de banheiro – sais de banho, mini sabonetes, essências, etc.

Chá de relógio – chaveiros de relógios, mini despertados, etc.

Chá de caldeirão – aqui vale tudo.

Chá de beleza – kit de maquiagem, kit de cremes, kit manicure, kit de pinceis de maquiagem, etc.

Chá profissional – algo relacionado à profissão dos noivos.

 

Filme/Fotografe:

Tire muitas fotos, e peça para seus convidados compartilharem as fotos tiradas por eles também. Assim esse momento não ficará só na  lembrança.

 

Geralmente o evento é organizado pelas madrinhas ou familiares da noiva. Caso você mesma for organizar, convide uma amiga para te ajudar e não se esqueça de enviar o convite com 20 a 30 dias antes do evento.

 

Enfim, não importa qual chá tenha feito, o importante é a diversão! Confira a sugestāo da lista de presentes de chá bar e chá de panela na parte downloads.  

 

Assinatura