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5 dicas para fazer e organizar seu plano de carreira

24 de Outubro de 2016 Kalinka Carvalho

Fonte: Pixabay

 

Você já deve ter ouvido aquele pergunta: O que você quer ser quando crescer? Quando somos jovens ouvimos muito essa pergunta, algumas pessoas respondem sem pensar, quero ser médico, químico, etc, já outras nāo fazem ideia. Somos "obrigados" a escolher bem cedo o que seremos. Assim que saímos do ensino médio, já estamos fazendo provas de vestibular e escolhendo o que faremos pelo resto da vida.

Algum tempo atrás entrar em uma empresa e ficar anos nela era muito comum, hoje o profissional tem a oportunidade de transitar em várias empresas para adquirir conhecimentos e habilidades diferentes. Com esse novo cenário já nāo é mais funçāo da empresa oferecer o plano de carreira para seu funcionário. Cabe a cada um, a partir de seus objetivos, criar um plano para sua vida profissional, seja você funcionário de ume empresa ou se tornando-se um empreendedor. 

 

1. O que é um plano de carreira? 

É um documento onde traçamos principais objetivos e metas para a vida profissional. 

 

 

2. Para que fazer o plano de carreira?

Frustrações profissionais são originadas pela falta de planejamento da carreira. Com um plano de carreira bem definido, é possível equilibrar vida pessoal e profissional, assegurando qualidade de vida e sucesso profissional. 

 

 

3. Quando fazer uma plano de carreira?

Quando estamos pensando em mudar de emprego, desgastados no trabalho atual, mudando de área ou departamento, querendo abrir nosso próprio negócio ou buscando ascensão profissional.

 

 

4. Etapas do plano de carreira:

 

a) Etapa 1 -  Autoconhecimento: Quais são seus pontos fortes e fracos? Quais são as ameaças e oportunidades que o mercado te oferece? No que você é bom? Faça uma ANÁLISE SWOT pessoal. 

 

b) Etapa 2 - Objetivo: Aonde quer chegar? O que deverá ser feito para que você consiga? Descreva as etapas e cargos que quer ocupar até chegar a seu objetivo final.

c)  Etapa 3 - Motivação: Faz o que gosta? O salário que está recebendo é o que o mercado está pagando? Fazer o que gosta e receber o que é justo é essencial, porque o trabalho fica mais leve e é realizado com prazer. O clima organizacional conta muito para a satisfação do profissional.

d) Etapa 4 - Necessidades: O que fazer para melhorar? Em que investir? As atividades devem estar ligadas aos objetivos estabelecidos. Analise a necessidade de qualificação (softwares, idiomas, treinamentos e capacitações) e o desenvolvimento de suas características.

e) Etapa 5 -  Planejamento: Planeje e escreva no papel tudo que precisa. Metas financeiras? Ambiente de trabalho? Atualização do mercado? 

f)  Etapa 6 - Marketing Pessoal: Divulgue para as pessoas quem você é e o que faz de bom. Faça seu networking, conhecer e manter um relacionamento profissional com as pessoas certas pode encurtar a distância até o seu objetivo.

 

 

5. Onde fazer?

  • Programa documento de texto
  • Programa de apresentaçāo
  • Programa de planilhas
  • No papel 

Nāo importa qual ferramenta irá usar, o importante e escrever e ter isso como material de consulta e inspiraçāo. Outra dicas e manter seu currículo sempre atualizado para as oportunidades que possam surgir. E recomendo o uso do LinkedIn uma "rede social" profissional que pode te ajudar a encontrar emprego, fazer contatos e obter informações importantes para seu crescimento profissional.  

 

Já fiz uma palestra ensinando: Como organizar sua vida profissional, o conteúdo está no meu slide share:

 

Tem um vídeo aqui no blog explicando como organizar seu plano de carreira: 

 

Espero que tenha gostado do post e comece hoje mesmo a fazer seu plano para atingir seu sucesso profissioanal! 

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