01

Como organizar os livros?

quarta-feira, 06 de agosto de 2014

Para quem gosta de ler, livros são mais que objetos de leitura e decoração, são fontes de informação e entretenimento. Atualmente é possível comprar livros virtuais e ler em tablets, mas há aquelas pessoas que preferem os livros físicos.

Hoje vou dar algumas dicas de como organizar e manter os livros em sua biblioteca pessoal:

 

1º) Faça a triagem, o primeiro passo será verificar todos os títulos que possui. Eles ainda são de seu interesse, será lido novamente ou usado para consulta? Aqueles que não terão mais utilidade podem ser doados para asilos, escolas bibliotecas, ou vendidos em sebos. É bom sempre fazer esse processo para que novos títulos entrem em sua biblioteca.

 

2º) Limpe as prateleiras e seus livros, retirando o pó com um espanador ou pano seco, que se acumula quando ficam expostos. Caso a capa não esteja em boas condições coloque uma capa para garantir a durabilidade, atualmente existem de todos os materiais e estilos.

 

3º) Os livros devem ficar em lugares arejados para evitar mofo, traça e cupim. As páginas também costumam ficar amareladas quando os livros ficam expostos a luz natural ou artificial, cuidado a luz em que ficam expostos.

 

4º) Decida como irá separar e organizar os livros. Você pode organizar por:

  • Cor e tamanho: é divertido, porém não tão prático, ele deixe o visual mais harmonioso e serve mesmo para quem usa os livros para decorar. 
  • Categoria: ficção, não ficção, didático e infantil.
  • Tema: culinária, viagens, fotografia, moda, arte, biografia, etc.
  • Gênero: suspense, romance, policial, drama, etc.
  • Lidos e não lidos: para identificar o que precisa ser lido.

Dentro da organização acima vamos separá-los em ordem alfabética pelo título, autor ou editora. Você escolhe Ok?

 

5º) Escolha um sistema para registrar sua coleção. Pode ser planilha, folha de papel ou software. Monitore também os empréstimos de livros em seus sistema garantindo a devolução do mesmos.

 

6º) Os livros infantis devem ficar sempre ao alcance das crianças para que possam manipulá-los, incentivamos assim a leitura. A dica para organizar os livros infantis são caixas decoradas onde eles mesmos podem colocar ou retirar os livros ou em estantes baixas e coloridas. Para identificar sobre o que são os livros use desenhos que são facilmente identificados pelos pequenos. 

 

Caso você faça o estilo faça você mesmo ensinei aqui no blog como fazer um organizador de livros e tem vídeo no you tube ensinando passo a passo. Aproveite a dica e use a imaginação.

Espero ter ajudado, semana que vem darei ideias de como organizar os livros. Boa leitura!

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais