Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como organizar seu tempo?

08 de Janeiro de 2014 Kalinka Carvalho

Um ano tem 12 meses, 365 dias e 8.760 horas. Porque então, não conseguimos fazer tudo que queremos? A resposta é: falta de planejamento.

 

A primeira coisa a ser feita, é colocar no papel, tudo que realmente realizamos durante todo o nosso dia, na semana e no final de semana. Exemplo: das 8h às 18h eu trabalho, gasto 1 hora por dia indo e voltando do trabalho, fico cerca de 1h30min no computador vendo e-mails e minhas redes sociais, e por ai vai. Desse modo, podemos verificar se estamos “desperdiçando” tempo ou apenas não aproveitando-o como deveria.

 

Após identificar o que realmente faz durante o dia, é hora de “criar” uma rotina. Levamos cerca de 21 dias, para fazer com que uma ação básica se torne um hábito. Ah! Mais isso é muito chato, gosto de aproveitar o momento, decidir o que fazer na hora. Pois bem, até os mais rebeldes precisam de uma rotina, ela é feita para ser seguida, mas nada nos impede, de quebrarmos de vez em quando. Mas só conseguimos quebrá-la sem afetar a nossa vida, se tivermos com nossa vida organizada e contarmos com os imprevistos.  

 

Identifique o que é importante, urgente ou circunstancial durante o seu dia. Importante é tudo aquilo que tem tempo para ser feito e que traz resultados mais efetivos seja a curto, médio ou longo prazo. Urgente é o que deixamos de fazer e agora precisa fazer imediatamente.  Circunstancial são atividades que consomem tempo à toa. Sabe aquela reunião que foi chamado para ir e você nem sabe o que esta fazendo lá? Essa é uma típica atividade circunstancial.

 

Avalie quais são as suas prioridades. Defina seis tarefas importantes que devem ser realizadas naquele dia, determine o tempo que será necessário para finalizá-las. Comece pelas tarefas mais difíceis e depois faça as mais fáceis. Trabalhe ou descanse! Enrolação é desperdiço de tempo.

 

Vamos identificar algumas coisas, que podem ajudar, para que seu dia seja mais produtivo. Na hora de dormir tenha um caderno ao lado da cama, escreva nele tudo que precisa fazer no dia seguinte e esqueça, durma e relaxe. Com uma boa noite de sono você acordará mais disposto.

 

O café da manhã é a refeição mais importante do dia, alimente-se bem. Beba água durante todo o dia. Comer de 3 em 3 horas, não é só para quem esta fazendo dieta. Faça escolhas inteligentes na alimentação. Não precisa nunca mais comer coisas gostosas, mas tente comer menos, escolha um dia da semana para comer, isso pode ser o que chamamos de recompensa. Se durante a semana inteira você se alimentar adequadamente, na sexta-feira a noite, pode sair para comer uma pizza.

 

Pode parecer cliché, mas faça algum esporte ou atividade física. Ser fisicamente ativo aumenta o seu nível de energia, ajuda a reduzir a tensão e diminui os níveis de colesterol e pressão arterial. Bom né?

 

Durante o dia, quando não estiver conseguindo resolver alguma coisa pare, descanse, relaxe e depois volte. Evite a procrastinação, que é o nome que damos ao ato de deixar para depois. Se puder fazer agora, faça!

 

Planejar e organizar o tempo no trabalho e na vida pessoal garante maior produtividade e eficiência. Utilize uma agenda, pode ser eletrônica ou de papel. Coloque nela o que precisa fazer. Então organize seu tempo, separe um tempinho para acompanhar o blog.  E até o próximo post!

 

No #Ficaadica de hoje indico o  livro do Christian Barbosa - A Tríade do tempo.

 

Assinatura