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5 passos para organizar suas metas para o ano novo:

26 de Dezembro de 2014 Kalinka Carvalho

Estamos quase no final do ano e precisamos fazer um planejamento. Isso mesmo, você precisa se planejar para que as coisas realmente aconteçam no próximo ano.

Primeiro vamos entender algumas definições para podermos nos planejar e fazer acontecer. Vamos lá?

 

1) Analise o que aconteceu em 2014:

Nossa vida tem 8 áreas principais. Temos que refletir e analisar se alguma precisa de mais cuidado ou mudança, para assim manter a harmonia entre elas. Ou seja, a primeira coisa a ser feita e verificar o passado.

 

Pilares da Vida

 

Finanças, profissão, emocional, saúde, espiritualidade, amor, amigos e família são os pilares de nossa vida e devemos buscar o equilíbrio. Identifique as áreas que precisam mudar ou melhorar e crie suas metas.

 

 

2) Defina suas metas:

A diferença entre meta e objetivo é simples. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos e com um prazo determinado.

Veja um exemplo: Quero emagrecer.

Isso é um objetivo e precisamos transformá-lo em meta. Como fazer isso? Usando a técnica SMART:

Fazendo o processo de SMART transformamos nossos objetivos em metas, vamos entender melhor:

 

a)   S = descreva o mais específico possível.

b)  M =  tem que ser palpável, ou seja, real.

c)  A = nāo adianta sonhar alto demais, sua meta tem que ser alcançável. 

d) R =  deve estar condizente com a sua realidade.

e) T = determine o tempo que deverá cumprir.

 

Exemplo de como a meta ficou:

Vou emagrecer 3 kg até março de 2015. Farei musculação e irei correr 3 vezes por semana, também farei uma reeducação alimentar com uma nutricionista. Viu? O objetivo se tornou uma meta.

 

3) Crie um plano de ação:

O que adianta eu ter uma meta se não sei como alcançá-la? O plano de ação nada mais é que traçar pequenas outras metas para alcançar uma meta maior.

Exemplo de plano de ação:

a) Perder 1kg por mês:

Janeiro irei perder 1kg

Fevereiro irei perder 1 kg

Março irei perder 1kg

Ao final do meu prazo terei perdido os 3kg que queria.

 

b) Correr 1km por dia 3 vezes por semana no parque:

Para me motivar vou fazer caminhos diferentes, correndo um dia no sentido horário e na outro no sentido anti-horário.

 

c) Fazer musculação revezando pernas e braços:

Segunda e sexta: pernas e abdómem.

Quarta: braços e glúteos.

 

Mais importante que definir suas metas e agir para que elas aconteçam. Use a lei da atração para que você consiga realizar. Acredite, mentalize e trabalhe com foco para que suas metas sejam alcançadas. Pergunte-se: O quê? Onde? Quando? Como? Quanto? Quem? Porque?

 

4) Registre suas metas:

Pode ser em um papel ou smartphone, o importante é registrar e deixar em um lugar visível para se lembrar sempre.

Use canetas coloridas, faça listas de desejos, mapas mentais, use planilhas, documentos de textos, blogs. Faça um mural com recortes de revista para ilustrar o que deseja. Use a criatividade!

Deixarei na parte de downloads um planejador de metas para que possa usar e também tem um organizador diário para que possa se organizar todos os dias. 

 

 

5) Acompanhe e monitore as metas:

Para que as coisas fiquem mais claras é preciso planejar a curto, médio e longo prazo. Comece com metas de curto prazo: 1 ano, depois trace as de médio e longo prazo. Lembre-se que para alcançar as metas de longo prazo é necessário traçar o plano de ação com metas de curto e médio prazo.

Após um certo tempo é normal que muitas coisas mudem ao longo do caminho. Crie o hábito de reler suas metas e verifique seu plano de ação. Se não está dando certo a sua estratégia não fique com medo, mude e trace novas metas. OK? 

 

 

Espero ter ajudado! Organize-se e tenha um Feliz Ano novo!

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