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O que é e como organizar um quarto montessoriano?

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Foto: Kalinka Carvalho

 

Já fiz um post aqui no blog sobre 12 dicas para organizar os brinquedos das crianças. No post de hoje vamos conhecer um pouco sobre a metodologia montessoriana e como organizar o quarto do seu (sua) filho (a).

 

O que é o método montessoriano? Uma metodologia de ensino para crianças criada por volta de 1907. Ele é baseado em criar um ambiente adequado para o desenvolvimento, tornando a criança criativa, saudável e independente. 

 

 

Quem inventou? A criadora foi Maria Montessori, que nasceu em Chiarvalle na Itália. Ela sempre demonstrou interesse em matérias científicas e foi em 1896 a primeira mulher da Itália diplomada em medicina pela Universidade de Roma. Nāo pôde exercer a profissão, pois na época não se admitia mulher examinando o corpo de um homem. Iniciou então um trabalho com crianças com necessidades especiais, se tornou assim uma educadora.

 

 

 

Qual a vantagem do método? O objetivo é dar autonomia para que a criança tenha liberdade de espaço e segurança. É possível melhorar a concentração e o aprendizado. a criança cria institivamente o hábito de organizar desde muito cedo, pois os objetos ficam sempre a altura de suas mãos.

 

 

O que é necessário? O quarto deve ser um espaço aconchegante e acessível para ser explorado, ficando tudo fica na altura da criança. Veja alguns utilizados nessa metodologia:

 

a) Local para dormir: Colchão no chão ou cama baixa. Isso incentiva que ela crie autonomia para ir e vir na cama sem precisar da ajuda de um adulto.  

Fonte: Loja Grāo da Gente

 

Fonte: Elo 7

 

b) Local para andar em segurança: Tapetes ou Eva no chão. Permitindo que a criança possa cair sem se machucar e consiga explorar o próprio quarto, delimitando o espaço.

c) Reconhecimento: o espelho é usado para que a criança se veja e passe a reparar em si mesmo e em seus gestos, explorando seu movimentos. Fixe bem da parede e coloque uma barra para ajudá-lo a ficar de pé sozinho.

d) Criatividade: paredes laváveis, de lousa ou suportes de desenhos para que as crianças explorem a criatividade sem limites.

Fonte: Organize Mobili

 

e) Local para brincar: os móveis com brinquedos devem ficar na altura da criança (baixos), para que ela mesmo escolha com o que brincar. Além disso não deixamos muitos brinquedos a mostra, fazemos o rodízio deles a cada 15 dias para não criar monotonia.

Fonte: Loja Tadah

 

f) Local para estudos e aprendizagem: cadeiras baixas e puffs fazem com que a criança entenda que aquele espaço é para ela, tudo com o tamanho dela. Estantes com livros também sāo muito comuns nesse tipo de quarto, estimulando que a criança acesse esse espaço sem precisar da ajuda de um adulto.

Fonte: Organize Mobili

 

 

g) Local para se vestir: alguns optam por colocar araras ou armários baixos para que as crianças escolham as próprias roupas.

Fonte: Lojas KD

 

 

Fonte: Aria Arquitetura

 

 

O que evitar? Quinas, fixe bem os objetos na parede, prefira acrílico a vidro, esconda e proteja as tomadas.

Além do quarto, o método montessoriano é aplicado em escolas e dá nome a brinquedos educativos que possuem texturas, cores, sons, sabores e significados. Eles estimulam as atividades motoras e sensoriais;

Fonte: How we montessori

 

Quais as polêmicas? Algumas pessoas nāo sabem mais esse método pode ser aplicado desde bebê. O nāo uso do berço para algumas pessoas é polêmica e existem pais que preferem iniciar em outra fase da criança. O importante é saber os benefícios e adequar a sua realidade.

Segundo Maria Montessori ela se pautou no desenvolvimento infantil em “períodos sensíveis”:

  1. O período do movimento: do nascimento até um ano de idade;
  2. O período da linguagem: do nascimento aos 6 anos;
  3. O período dos pequenos objetos: de 1 a 4 anos;
  4. O período da cortesia, boas maneiras, dos sentidos, da música e da vida social: de 2 a 6 anos;
  5. O período da ordem: dos 2 aos 4 anos;
  6. O período da escrita: dos 3 aos 4 anos;
  7. O período da higiene/desfralde: dos 18 meses aos 3 anos;
  8. O período da leitura: dos 3 aos 5 anos;
  9. O período das relações espaciais e da matemática: dos 4 aos 6 anos;

 

Espero que tenha gostado do post e escreva nos comentários o que achou do método e se aplica? 

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