Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como se organizar para assistir aos jogos da copa do mundo?

16 de Junho de 2014 Kalinka Carvalho

Os jogos da Copa são uma boa desculpa para reunir os amigos e torcer pelo Brasil. Afinal somos o pais do futebol! A Hibou, empresa especializada em pesquisa de mercado e monitoramento fez um estudo de campo para verificar como os paulistanos iriam se organizar para a copa do mundo.  A amostra foi feita com 600 pessoas da classe B e C, nos dias 8 a 11 de junho. Ela revelou que 81% dos entrevistados pretendiam assistir ou acompanhar os jogos, 10% não iam assistir aos jogos e 9% não sabiam. A pesquisa também revelou que 34% iam assistir na casa de amigos, 31% iriam para bares, 19% iam assistir em suas próprias casa e 12% iriam assistir do trabalho,  apenas 1% revelou que pretendia ir ao estádio.

A primeira coisa a ser decidida e onde assistir, existem muitas opções: na casa de amigos, no bar ou boteco, no estádio, na sua própria casa ou na empresa.  Os brasileiros adquiriram o hábito de assistir o futebol pela TV, isso devido aos campeonatos estaduais e nacionais. Virou um momento de confraternização entre amigos, inclusive entre times rivais. Seja onde for, aprenda a se organizar para garantir a diversão e a torcida:

 

Na casa de amigos: seja educado e ofereça para levar alguma coisa: comida ou bebida. Pergunte ao próprio anfitrião o que pode levar ou se precisa de contribuição financeira para organizar a festa.

 

Barzinho: primeiro tenha paciência pois pode enfrentar filas de espera, assim como você outras pessoas foram ao bar para assistir o jogo e todos querem o melhor local. As vantagens são que não precisará se preocupar com os comes e bebes, mas é importante que chegue cedo para pegar um local onde consiga ver a TV. Você deve apenas colocar sua camiseta e se divertir!

 

Vai assistir de casa: convide os amigos, mas cuidado com o número de convidados, veja se sua casa consegue atender confortavelmente a todos. Peça para cada um trazer alguma coisa, as bebidas geralmente são mais práticas dos convidados trazerem. Verifique se há pratos e copos suficientes, prefira os descartáveis.  Providencie pratos rápidos e práticos para servir como salgadinhos, pipoca, mini lanches, amendoins, petiscos como salame, mozarela, azeitonas, etc. Reponha as comidinhas no intervalo do jogo. Tenha bebidas alcoólicas e não alcoólicas (cerveja, refrigerante e sucos) e coloque para gelar pelo menos 2 horas antes de começar a festa. Deixe papel higiênico suficiente no banheiro e a cesto de lixo sempre limpo. Deixe lixos espalhados estrategicamente pela casa. Retire móveis que atrapalhem a circulação das pessoas. Providencie tapetes, almofadas para que as pessoas possam também sentar no chão. Se tiver crianças garanta um espaço para brincarem, deixe lá papel, canetinhas e lápis de cor. Animais de estimação costumam ter medo de fogos de artificio. Decore a casa para entrar no clima, use a imaginação, você pode usar bandeiras e bexigas das cores do Brasil. Peça que todos venham uniformizados e providenciem instrumentos para fazerem barulho como vunvuzelas e apitos.

Você também pode organizar um churrasco, veja como organizar um clicando aqui.

 

Estádio: os ingressos são caros, mas se você optou por assistir ao jogo no estádio vá com uma roupa confortável, a camisa do time não pode faltar.  Leve também bandeira e acessórios para torcer, fique atento as restrições do estádio. Veja a previsão do tempo se for fazer sol leve óculos e boné se for chover leve capa de chuva. Seja educado e respeite a equipe adversária. Seja receptivo e ajude os estrangeiros.

 

Trabalho: As empresas não podem parar, pois os compromissos profissionais ainda continuam. Recentemente foi feito uma pesquisa pela Robert Half, com 100 diretores de Recursos Humanos no Brasil,  sobre qual seria a atitude delas com seus funcionários durante o período da copa. Foi constatado que 39% iria deixar seus funcionários assistirem ao jogo do local de trabalho e que 34% iria liberá-los mais cedo nos dias de jogo do Brasil para irem para casa. A liberação deve acontecer com no mínimo duas horas antes do inicio da partida. Segundo Christian Barbosa, especialista em administração do tempo e produtividade é normal que a se perca o foco durante o período da copa, principalmente em dias do jogo do Brasil. E necessário que o professional alinhe estrategicamente suas tarefas aos dias de jogo, assim ele garante que pode assistir ao jogo se atrapalhar sua vida professional. Exemplo: não marque reunião no dia do jogo, ou a entrega de um relatório importante. Lembre-se as tarefas devem e precisam ser cumpridas. Algumas empresas irão montar um espaço com TV, comidas e bebidas para os profissionais acompanharem os jogos. Há também aqueles que vão optar por liberar algumas horas antes do jogo.

 

Aproveite esse momento de patriotismo e interaja com seus amigos, organize um bolão de apostas ou compre um álbum de figurinhas da seleção. Bom jogo e vamos rumo ao Hexa!

Baixe aqui a tabela dos jogos da Folha de São Paulo de 2014 (esse post foi escrito originalmente em 2014)

Baixe aqui a tabela dos jogos da Folha de Sāo Paulo de 2018 (atualizado em 29/05/18)

Assinatura