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Como se organizar para escrever um post?

09 de Julho de 2014 Kalinka Carvalho

Blogsfera é o termo que usamos para falar sobre os blog e weblogs existentes, eles tomaram conta da internet. Atualmente são fontes de pesquisa e entretenimento de diversas pessoas. Para que o blog consiga seguidores é necessário fazer um conteúdo de qualidade. Abaixo algumas dicas de como se organizar para fazer um post:

 

Público-alvo:

Sem duvida esse é o principal, saber para que você esta escrevendo é muito importante, assim consegue usar uma linguagem adequada e direcionar melhor o seu texto.

 

Ideia e temas:

As ideias e temas para novos posts surgem quando você menos espera. No banho, no supermercado, assistindo tv, ou seja, a qualquer momento. Quando a ideia surgir escreva para não esquecer. Eu, por exemplo, escrevo no bloco de notas ou no evernote através do celular.

 

Pesquisa:

Após a escolha do tema, procure na internet para ver o que já existe escrito sobre aquele assunto e o que de novo você pode acrescentar.

 

Personalização e diferencial:

E importante lembrar que nunca se deve copiar artigos de outros autores. Escreva a sua maneira e sempre tente se diferenciar para que o seu post seja mais interessante. As pessoas pesquisam sobre coisas que ainda não foram publicadas, então seja criativo. 

 

Títulos atrativos:

O titulo deve chamar a atenção das pessoas para que elas queiram ler o seu post. Leve em consideração também o que as pessoas procuram na internet, tente responder ao que seu público quer saber.

 

Conteúdo de qualidade:

Lembre-se que posts devem ser curtos para que a leitura não fique cansativa, crie subtítulos e tópicos se necessário. Eu, por exemplo, tento me limitar de 2 a 3 páginas no máximo. Após escrever, releia para verificar se há erros de português ou se falta alguma coisa. Insira links para outros textos que você mesmo escreveu ou links para páginas em outros blogs e sites que complementem o seu texto. Cite as fontes de pesquisa e ajude a divulgar outros blogs.

 

Imagens:

A ilustração é muito importante para deixar o post mais agradável e chamar a atenção resumindo o tema. Use imagens de qualidade de sua própria autoria ou de banco de imagens. Nunca use imagens de outras pessoas sem autorização.

 

Redes Sociais:

Divulgue seus artigos nas redes sociais, para facilitar seus seguidores de acompanhar o seu trabalho.

 

Obrigada por prestigiar o meu trabalho e escreva nos comentários temas que gostaria de ver aqui no blog!

Na parte de downloads tem um checklist de post para você baixar gratuitamente e se organizar na hora das postagens.

 

Conheça outros blogs para qual escrevo:

Dicas Profissionais:  é destinado a prestar informações a jovens profissionais, que estejam em busca de seu primeiro emprego ou que sejam recém-ingressados no mercado de trabalho. Nele dou dicas de organizaçāo profissional. 

Papo universitário: voltando para o público universitário, você encontra dicas para o vestibular, informações sobre profissões, ofertas de estágios e programas de trainee, informações sobre intercâmbio, entre outro assuntos. Nele dou dicas de organizaçāo pessoal e profissional. 

 

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