Para receber atualizações e novidades:

Blog

Como se organizar para o natal?

21 de Novembro de 2014 Kalinka Carvalho

 

Estamos chegando ao final do ano e com ele chega também algumas preocupações com as compras de presentes e a organização para as festas de final de ano. Vamos responder a algumas questões e ajudar você a se organizar.

 

1) Qual o significado do Natal?

O natal é o nascimento de Jesus Cristo. Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade. É a época de reunir e reencontrar os familiares e amigos.

 

2) Quais as cores e símbolos do Natal?

As cores tradicionais usadas sāo: o verde, o vermelho e o dourado. Mas você pode usar a criatividade e inovar. Temos uma infinidade de  símbolos de natal, vamos conhecer alguns deles:

 

a) árvore de natal: Civilizações antigas ligavam árvores a entidade mitológicas. E no início do seculo XVIII um monge tentou acabar com essa crença pagā, cortando com um machado um pinheiro sagrado, mas nāo obteve sucesso. O pinheiro é a única árvore que não perde suas folhas durante o ano todo, permanecendo-se sempre viva e verde. Seu formato triangular foi associado a Santissima Trindade.  O costume de enfeitar a árvore veio da Alemanha. Ela simboliza paz, vida, esperança e alegria.

b) guirlanda: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal. É de ramos de pinheiro ou cipreste. O verde representa esperança e vida e é enfeitada com fita vermelha, que simboliza o amor de Deus que nos envolve.

c) presépio: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu.

d) sinos: representam o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

e) bolas  coloridas: simbolizam os bons frutos.

f) anjos: eles sāo mensageiros de Deus na história da salvação.

g) papai noel: foi inspirado na figura do Sāo Nicolau, um bispo do século III, é um velhindo de barba branca que representa a bondade. Ele traz presentes para as crianças no natal.

h) estrela ou ponteira da árvore: Ela representam a estrela que guiou os 3 reis magos até o local onde Jesus nasceu.

i) pisca-pisca: eles representam as estrelas que brilhavam do ceu naquele noite.

j) presentes de natal: os reis magos deram presentes a Jesus quando ele nasceu e Sāo Nicolau também era conhecido por presentear as pessoas. 

k) velas: simbolizam a luz, que é a chegada de Jesus: “a luz do mundo”.

 

3) Quando montar e desmontar a árvore de natal?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelas pessoas, pois chegando ao final do mês de outubro as lojas já estão todas enfeitadas. Sabemos que o comércio usa das datas comemorativas para vender, por isso essa antecipação em enfeitar as vitrines. Para as pessoas, de acordo com a tradição católica, ela deve ser montando a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento e no dia 6 de dezembro é dia de Sāo Nicolau, assim sendo esse é o período ideal para se montar a árvore. Já a desmontagem deve ser feita no dia 6 de janeiro, que é o Dia de Reis, essa é data da chegada dos 3 reis magos a Belém, encerrando-se assim a magia do natal. Eu particularmente, desmoto no dia seguinte.

 

 

4) Como será o seu natal?

Essa é uma pergunta que precisa ser respondida antes de irmos para as próximas, porque dependendo da resposta você terá funções diferentes. Vai ser a anfitriã ou irá para casa de outra pessoa? Normalmente passamos o natal em família, vamos aos tópicos que devemos observar para ter sucesso na festa:

 

  1. Lista de convidados: defina quantas e com quem irá passar o natal. Avise a todos por e-mail ou por telefone.
  2. Local: defina um lugar que acomodará a todos com tranquilidade.
  3. Cardápio: defina o que  será servido de comida, bebida, sobremesa, pestiscos, etc. É necessário também verificar como será servido, eu recomendo o bufê à americana, onde há uma mesa central e todos podem se servir.
  4. Responsáveis: defina quem ficará responsável por cada coisa. Irāo recolher dinheiro para montar a ceia? Ou cada um trará um prato? Será encomendado? Pense nessas questões. Um pode ficar responsável pelas compras, outro pela decoração, outro pela comida, pela limpeza e assim por diante.
  5. Limpeza e organização: antes da festa deve ser feita uma bela faxina na casa, e libere também espaço para que os convidados possam circular.

 

A tradição diz que a ceia é servida a meia-noite, mas  vocês decidem o melhor horário. Se houver crianças a ceia poderá ser servida mais cedo. Caso vocês esperem até a meia noite providencie uma mesa com petiscos.

 

4) O que servir no natal?

Essa é a melhor parte da festa, a comida geralmente é farta e variada na ceia natalina. Como entrada, sirva as frutas frescas ou secas, como ameixas, damascos, uva, tâmaras, pêssegos entre outras. Os pratos mais tracidionais sāo: peru, chester, bacalhau, arroz, farofa, rabanada, salpicão, maionese e panetone, calculando-se em média 550g por pessoa. As bebidas que podem ser servidas: cerveja, vinho, champanhe, refrigerante, água e suco, calcule em média 500 ml por convidado. De sobremesa podem ser servidas tortas, mousses, bolos, pavês ou sorvete. 

 

5) O que fazer na noite de natal?

Planeje algumas atividades que integrem os convidados, principalmente se existirem convidados ainda não muito íntimos de toda sua família. É um momento para aproveitar a união da família e dos amigos.

 

a) Deixe um espaço reservado para as crianças brincarem, coloque um filme de natal para assistirem ou elabore algumas brincadeiras. Podem até organizar uma festa do pijama.

b) Faça uma coletânea de músicas natalinas e outras também para animar a todos.

c) Se nāo for possível presentear a todos faça um amigo secreto assim todos ganharā presentes. Veja sites que podem ajudar: amigo secreto e sorteio amigo secreto.

 

Para te ajudar, vou te dar alguns presentes de natal adiantado. Fiz um checklist de natal, uma lista de presentes, uma lista de cartões e uma lista de ligações para que você possa baixar gratuitamente na parte de downloads e se organizar. 

Espero que tenham gostado do post e vamos nos organizar para a chegada do natal, lembrando de nunca esquecer a essência do que é o natal. Boas Festas! 

 

Assinatura