01

10 dicas para se organizar e aproveitar os congressos online:

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Atualmente estamos com uma infinidade de congressos online acontecendo. São os mais variados temas, todos online e gratuitos, mas sem organização fica difícil aproveitar todos eles.  

As palestras acontecem durante cerca de uma semana ou duas, onde os conteúdos são disponibilizados gratuitamente em um certo horário. Elas duram em média de 20 minutos a 1 hora. Já há também, aquelas palestras, que são disponibilizadas o dia inteiro, mesmo assim é necessário se organizar para não procrastinar e acabar perdendo.

 

Para quem souber se organizar poderá aproveitar o conteúdo na faixa. Vamos as dicas:

  1. Cadastre-se no site do congresso com o seu e-mail. Confirme que quer receber os e-mails, adicione também o e-mail  aos seus contatos. Crie no seu e-mail uma pasta com o nome do congresso, pois irá receber as informações quando o congresso estiver no ar, além dos horários das palestras, entre outras informações importantes.
  2. Assim que a programação estiver no site, analise com cuidado os temas, palestrantes e horários. Verifique quais quer ou conseguirá assistir.
  3. Anote na agenda virtual ou física os horários das palestras que quer acompanhar. Se organize para conseguir assistir as palestras, não marque compromissos nos horários das palestras.
  4. Procure na internet o trabalho do palestrante: site, página facebook, página do google+, twitter, linkedin, etc. Veja também se o congresso possui presença online, assim poderá interagir com o palestrante e com o congresso.
  5. Fique atento ao recebimento do link por e-mail das palestras que escolheu assistir. Cada congresso pode variar nesse processo: alguns dão a opção de você receber as palestras escolhidas, outras avisam de todas as palestras e há aqueles que só mandam a programação no inicio do dia. Fique atento! Se não receber o e-mail com o link, verifique primeiro no SPAM, depois se o link foi divulgado nas redes sociais e em último caso, envie um e-mail para a organização avisando que não recebeu o link.
  6. Tenha um caderno ou abra um arquivo de texto durante a palestra para anotar tudo que achar interessante que o palestrante for falar: sites, frases, indicações, temas, insights, etc. Salve com o nome da palestra ou palestrante para se organizar.  
  7. Crie uma pasta com o nome do evento em seu computador e salve tudo sobre o evento nela, os documentos com as anotações da palestra, ebooks, arquivos da palestra, enfim tudo que for disponibilizado do evento.  No caso de anotar em um caderno, verifique depois como irá arquivar esse conteúdo para poder aproveitar depois.
  8. Cada palestrante faz sua palestra diferente um do outro, uns apresentam slides, outros falam direto para a câmera, etc. Isso demonstra bem a personalidade de cada um. Tem dúvidas? Existem congressos que tem caixa de perguntas e elas podem ser feitas por lá. Se no seu caso não tiver, anote e envie para o palestrante. Geralmente no início ou final da palestra eles costumam passar os contatos. Se por acaso ele não passar o contato, envie sua duvida a organização do evento. 
  9. Gostou da palestra? Entre em contato com o palestrante via e-mail ou redes sociais parabenizando pela palestra. É muito importante que o palestrante tenha um feedback de como foi sua palestra. Isso além de motivar e uma grande recompensa para ele. Se quiser continuar acompanhando o trabalho do palestrante, assine sua newsletter e curta sua página.
  10. Se gostou muito do evento e gostaria de ter todas as palestras para assistir a hora que quiser aonde quiser adquira o pacote oferecido (premium, plus, academy, etc). Lembre-se que quantos antes adquirir mais barato irá pagar.

 

Espero ter ajudado com essas dicas simples. Aproveite a internet da melhor maneira possível e boa sorte!

Confira minha participaçāo em alguns congressos online:  

Esse semana começou o CONARP - Congresso Nacional de Realizaçāo Profissional, serei uma das palestrantes, minha palestra será sexta-feira às 18h. Em agosto participarei do Conasu - Congresso Nacional de Imagem e Sucesso, Conecta Māes - Congresso Online para Māes Modernas e Conectadas e Semadi - Semana da Mamāe Digital. Espero por vocês!  

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais