Para receber atualizações e novidades:

Blog

Aprenda o que é e para que serve o 5s:

13 de Maio de 2016 Kalinka Carvalho

Existem muitos métodos e ferramentas de organizaçāo que podem ser testadas e usadas. Como sempre digo organizaçāo é um processo, entāo precisamos conhecer as ferramentas, testá-las e depois verificar se funciona para nós ou nāo. Sempre que possível vou trazer ferramentas e métodos de organizaçāo para que conheçam, testem e veja se vale a penas, ok?

 

Hoje vamos aprender sobre 5s e para falar do assunto convidei a Priscila Gassi que é formada em administração de empresas, pós-graduada em marketing e inteligência de mercado e com especialização em GreenBelt lean 6 Sigma. Em 2015 fez seu primeiro curso de organização iniciando por residências e depois passou para escritórios.

 

 

a) Kalinka: Como surgiu o 5s?

Priscila: Ele surgiu no Japāo, na década de 50, após a 2ª Guerra Mundial o Programa 5s. Seu objetivo era combater a sujeira das fábricas, desorganização estrutural e reorganização do país. Os japoneses receberam orientações de especialistas americanos para o controle da qualidade e souberam aproveitar esta oportunidade para crescer, mesmo diante de um verdadeiro caos. Com isso, formou-se o conhecido entre os administradores de empresas, TQC – Total Quality Control (Controle da qualidade total), que determina e assegura o controle dos processos e assegura seu resultado final, entregando os produtos conforme expectativa do cliente. E este programa passou a ser utilizado em muitas fábricas e empresas para se manter o controle e organização das atividades com muita qualidade.

 

No Brasil o Programa 5S foi formalmente lançado em 1991. O 5S não se limita à arrumação da área, mas envolve também a redução do tempo de procura de objetos, padronização de locais de armazenagem, redução de desperdícios, motivação dos colaboradores e trabalho em equipe. Este programa é um passo fundamental para elevar a organização com qualidade e aumentar sua produtividade tanto em casa como no trabalho. O nome 5S é uma referência a cinco palavras originárias do idioma japonês e que começam com a letra "S".

 

Fonte: Viver 5s - http://www.5s.com.br/

 

 

Para ficar mais fácil o entendimento de cada senso, segue uma tabela dos sensos e seus significados:

Fontes: Wikipédia, Viver 5s, Estudos Greenbelt

 

 

b) Kalinka: Para que serve o 5s?

Priscila: O papel principal do 5S, hoje, é nos orientar como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional. Com o 5S, teremos serenidade para bom proveito, sem estresse, das oportunidades do novo jeito de viver. Se você tem interesse em colocar este programa em funcionamento na sua empresa, é preciso conhecer a fundo este processo, pois há ferramentas, estruturação de equipes, treinamentos e processos para garantir todo o engajamento dos funcionários e que se mantenham todas as etapas do programa. Já você que busca melhorar sua organização pessoal e da sua casa, acredito que este seja um início de entendimento para este processo de mudança de comportamento. Os 3 primeiros sensos é o que vai te guiar para os questionamentos de suas coisas, roupas e afins. Os 2 últimos sensos te auxiliaram a manter as coisas no lugar e organizadas.

 

 

Espero que tenham gostado do assunto, deixe sua opinião nos comentários, já ouvi falar do 5s? Já usou?

 

 

Assinatura