Para receber atualizações e novidades:

Blog

Cozinha funcional: como unir o útil ao agradável

18 de Maio de 2018 Kalinka Carvalho

É difícil encontrar alguém que não tenha boas lembranças da infância e juventude passadas na cozinha. Almoços em família, encontros com amigos ou aquele jantar romântico tiveram como pano de fundo esse ambiente aconchegante e único. Aqui no blog eu já ensinei como organizar a cozinha, despensa e geladeira e recentemente mostrei aqui no blog o Diário da Reforma da minha cozinha. 

Contudo, o cômodo passou por grandes transformações ao longo dos últimos anos. As cozinhas espaçosas, típicas da casa dos avós, deram lugar a espaços menores, inspirados em apartamentos – mas nem por isso menos confortáveis. Entretanto, a diminuição da metragem exige um planejamento maior das pessoas para que o ambiente tenha todas as funções desejadas, ao mesmo tempo em que proporciona uma sensação de bem estar.

Para atender essa demanda cada vez mais constante nas grandes cidades, surgiu o conceito de “cozinha funcional”. Com ele, tudo precisa harmonizar para facilitar o fluxo de pessoas e permitir o andamento dos trabalhos desenvolvidos no ambiente. 

Esta tendência está em alta e tornou-se um importante recurso de decoração para o cômodo. Mesmo famílias com casas espaçosas pedem projetos focados na funcionalidade e na utilização inteligente de cada metro quadrado do local.

 

 

O que é cozinha funcional?

A ideia da cozinha funcional preza pela valorização dos espaços e o uso inteligente do ambiente para compensar a baixa metragem do local. Ela nasceu justamente para atender pessoas que moram em casas e apartamentos pequenos nas grandes cidades. Como o próprio nome diz, essa tendência tem como objetivo principal facilitar todas as funções exercidas pela cozinha. Ou seja, o ato de preparar os alimentos e consumir as refeições são os pontos altos de toda a decoração.

Evidentemente, isso exige estudo. É recomendável apostar em móveis planejados, feitos sob medida para as dimensões do cômodo. Acessórios de decoração também devem ser repensados: eles precisam ter uma função específica para justificar sua utilização. Lembre-se: tudo o que estiver no local precisa ser útil em algum momento, mesmo itens decorativos pequenos nas bancadas e nas mesas. Na cozinha funcional, cada centímetro é importante e valorizado.

 

 

Quais são as vantagens?

O principal benefício é, sem dúvida, valorizar o espaço do ambiente. Uma cozinha funcional bem planejada não traz a sensação de aperto e desconforto que locais com pouca metragem costumam proporcionar. Além disso, a pessoa consegue realizar de forma mais rápida e melhor todos os trabalhos que costuma executar ali. Preparar os alimentos, cozinhar e comer tornam-se atos bem mais agradáveis quando não há empecilhos que atrapalham. Por fim, a harmonização de todos os itens, com tudo funcionando perfeitamente, imediatamente traz bem estar e tranquilidade não só à cozinha, mas a todas as pessoas que frequentam o local.

 

 

Qual a melhor decoração?

O mais interessante de uma cozinha funcional é que, do ponto de vista de decoração, ela aceita diferentes tendências e estilos. De rústica à clássica, vintage ou moderna, tudo depende exclusivamente da preferência dos moradores. Normalmente, as cozinhas funcionais casam melhor com uma decoração moderna justamente pela valorização dos espaços e das linhas no ambiente. Mas há bons projetos inspirados no retrô, no clássico e até mesmo com um modelo mais elegante e sofisticado. Os próprios utensílios podem ser usados como importantes peças de decoração. Panelas, por exemplo, dão um tom mais agradável quando penduradas na parede ou expostas em prateleiras. Talheres também podem ficar pendentes nas paredes.

O importante, mais uma vez, é entender que, na cozinha, nada pode atrapalhar o preparo de alimentos e a circulação dos moradores. Esse é o ponto principal que precisa ser levado em conta antes de adquirir qualquer objeto. 

 

 

Como deixar minha cozinha funcional?

Grande ou pequena, com muito ou pouco eletrodoméstico, sua cozinha também pode se tornar funcional. Para isso, basta identificar como funciona o fluxo de pessoas no local e qual a melhor distribuição entre todos os móveis e acessórios que existem no espaço.

 

Um erro comum, por exemplo, é não aproveitar os cantos do cômodo. Em apartamentos e casas pequenas, cada centímetro pode fazer a diferença e se transformar em um armário ou até servir de prateleiras. Confira algumas situações que podem ser melhoradas:

 

  • Gavetas e armários – exercem grande importância justamente por armazenarem os utensílios. As panelas devem ficar próximas do fogão. Já os talheres e pratos mais utilizados devem estar sempre nas primeiras gavetas, facilitando o uso. 
  • Mesas – elas devem harmonizar com o espaço da casa. Se o cômodo é pequeno, não adianta ter uma mesa retangular para oito ou dez pessoas. Há alternativas interessantes no mercado, como mesas dobráveis e até as bancadas, que dão um charme a mais para a cozinha.
  • Cadeiras – seguem a mesma lógica das mesas. Elas precisam ter tamanho e estarem dispostas de modo que não atrapalhem a locomoção das pessoas. Hoje, por exemplo, é comum a utilização de banquetas em substituição às cadeiras tradicionais.
  • Eletrodomésticos – por motivos óbvios, precisam estar perto de tomadas e longe da área molhada das pias. Valorize aqueles que você utilizar mais (seja liquidificador, cafeteira, micro-ondas, etc) com os melhores lugares na cozinha.
  • Paredes e prateleiras – as paredes também devem ser utilizadas em uma cozinha funcional. Para isso, você pode colocar prateleiras que servem tanto para armazenar panelas, pratos e canecas, quanto para auxiliar na decoração.

 

Planeje e monte sua cozinha agora

Se você quer mudar a sua cozinha, apostar no conceito funcional é uma excelente dica. Com poucas alterações já é possível dar uma guinada no ambiente, facilitando a vida de todos que frequentam a casa. Procure também por novos móveis. Algumas prateleiras e armários podem ser úteis. A cadeira eames é uma excelente escolha para a cozinha, dando um toque mais prático e moderno. Você vai ver que a cozinha pode ser bela e, ao mesmo tempo, eficiente.

 

Esse post foi feito em parceria com Elegancy Design

Assinatura