01

Dicas básicas de como organizar uma aula:

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Na semana que comemoramos o dia do professor vamos falar sobre como preparar muito bem uma aula, para que se consiga manter a atenção dos alunos e transmitir o conteúdo.

 

O professor já tem o conhecimento que irá transmitir aos alunos, mas precisa sempre se atualizar e criar ferramentas para deixar a aula mais interessante. Temos que lembrar que os 30 primeiros e os 15 últimos segundos são os mais preciosos. Você conquista o aluno e depois tem a certeza de que ele entendeu tudo. 

 

O primeiro dia de aula deve ser sempre diferente, pois é quando se conhece os alunos e é necessário "quebrar o gelo". Sugiro assim que, seja feita uma dinâmica ou uma atividade de interação, enfim use a criatividade. Se conseguir descobrir o perfil da turma será melhor para preparar uma atividade personalizada. 

 

Outra coisa muito importante é o plano de aula, que é o planejamento do que será dado. Ele é composto de:

 

  1. Identificação (tema, sobre o que será falado, série ou turma, dados do curso e disciplina, e também dados do professor);
  2. Duração (quanto tempo tenho para transmitir esse conteúdo);
  3. Objetivos (conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer, aplicar, analisar, sintetizar, comparar, demonstrar, etc);
  4. Conteúdos (livros, filmes, vídeos, sites, músicas, etc);
  5. Metodologias (aula expositiva, documentário, elaboração de fichamentos, resumos, mapeamentos, exercícios, utilização de recursos multimídias, etc);
  6. Avaliação (como os alunos serão avaliados, prova escrita, seminários, trabalhos, etc);
  7. Bibliografia (onde foram pesquisados todos os assuntos abordados em sala de aula e quais livros o aluno pode usar como referência). 

 

Se o professor montar o seu plano de aula, fica tudo mais fácil, pois ele precisará apenas segui-lo. Sabemos que as vezes há imprevistos mais planejamento é importante até para evitar que eles aconteçam. Lembramos também que o plano de aula varia de um lugar para o outro, mas seguem sempre a mesma essência.  Para montagem do plano de aula o professor deve:

 

  1. Pesquisar sobre o assunto;
  2. Verificar temas atuais que podem ser abordados em sala de aula e deixá-la mais interessante e dinâmica;
  3. Propor desafios aos alunos para que busquem mais informações sobre os conteúdos abordados;
  4. Usar as redes sociais ao seu favor; 
  5. Disponibilizar materiais extra para ajudar os alunos;
  6. Quando possível praticar a interdisciplinaridade, isso estimula o aluno;
  7. Verificar os recursos disponíveis para a aula: audiovisual, lousa e giz, auditório, etc. O professor bem preparado é capaz de dar a mesma aula em locais e com recursos diferentes.

 

Sabemos que em uma sala de aula tem os mais diversos tipos de alunos: os nerds, os bagunceiros, os sabe-tudo, os não tô nem ai, os copio depois, os não entendi, ou seja, o professor deve estar preparado para atender a todas as personalidades e equilibrar para que ninguém se perca. Ensinar é um dom!

 

Na parte downloads tem um modelo de plano de aula para baixar e organizar a sua aula. E indico também o curso on-line Planejamento de Ensino do Portal 24horas para quem quiser se aprofundar no assunto. 

 

Espero que tenham gostado do post e boa aula! 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais