Para receber atualizações e novidades:

Blog

5 dicas para organizar o guarda-roupa e a gaveta de roupas íntimas

10 de Setembro de 2018 Kalinka Carvalho

Photo by Becca McHaffie on Unsplash

 

 

Certamente, manter o guarda-roupas organizado traz inúmeros benefícios para a sua rotina. Além de ganhar tempo, já que não precisar ficar procurando a peça que deseja por muito tempo, arrumar o guarda-roupa também ajuda a economizar. Afinal, com tudo organizadinho, você tem clareza de tudo o que tem.

 

A gaveta de roupas íntimas também pede um olhar mais atento, afinal, todos os dias manuseamos as peças íntimas e nem sempre temos tempo de deixar tudo no seu devido lugar. Para deixar a sua vida mais prática e as suas peças muito mais acessíveis na hora de vestir, confira a seguir algumas dicas de ouro para organizar as gavetas!

 

  1. Faça uma limpa na gaveta de roupas íntimas

 

O primeiro passo é tirar tudo das gavetas, conferir peça por peça e decidir o que vai e o que fica. Para facilitar a visualização, espalhe-as em cima da cama. De um lado, faça um montinho com as peças que você não usa mais. Essa é a hora perfeita para se desapegar de itens poucos usados, desconfortáveis e até daquela peça que está muito gasta. Depois de fazer essa seleção, deixe somente as roupas que deseja manter em cima da cama – você pode separar as peças por cores para ajudar a visualizar e contar quantas peças de cada você tem.

 

  1. Mantenha as roupas íntimas sempre limpas na gaveta

 

Essa é uma dica básica, mas que nem sempre é seguida. Uma das regras mais importantes da organização é jamais guardar peças sujas dentro da gaveta, sobretudo as roupas íntimas. Como elas estão em contato direto com as regiões mais sensíveis do corpo, é importante que estejam limpas para evitar a contaminação por fungos e bactérias. Além de ser essencial para a higiene pessoal, manter as roupas íntimas sempre bem limpas contribui para a durabilidade da peça – por isso, vale conferir algumas dicas de como esterilizar roupas intimas.

 

Por serem mais delicadas, itens como sutiãs e calcinhas exigem um cuidado especial na hora da lavagem. Se você não lavar as peças à mão, lembre-se de configurar o ciclo delicado da máquina - você também pode adquirir saquinhos especiais para lavar roupas íntimas na máquina.

 

  1. Organizando a gaveta de roupa íntima

 

Armazenar as roupas de maneira correta não ajuda somente a economizar tempo e dinheiro, mas também é importante para garantir que as peças durem muito mais tempo. Aqui vão algumas dicas para ajudar você nessa tarefa: 

 

  • Separe as roupas íntimas por tipo: calcinhas, sutiãs, biquíni/maiô, meias e meias-calças. O ideal é ter uma gaveta separada para que as meias não entrem em contato com calcinhas e sutiãs, por exemplo;
  • Separe as peças por modelo, cor e também de acordo com a frequência de uso. Nada mais chato do que ficar procurando alguma coisa e não encontrar no meio da bagunça;
  • Dobre cada peça cuidadosamente: se você não tiver espaço na gaveta, dobre as calcinhas em forma de envelope e guarde-as em fileira;
  • O sutiã pode ser dobrado em forma de concha, com cuidado para não deformar a peça. O ideal, no entanto, é que ele seja guardado aberto e enfileirado;
  • Evite guardar as meias em formato de “bolinhas”, pois com o tempo elas perdem a elasticidade. Para guardá-las de uma forma organizada, basta dobrá-las ao meio;
  • Coloque algum sabonete perfumado ou sachê para manter a gaveta e as roupas cheirosas;

 

  1. Invista em um organizador de gavetas

 

Na correria do dia a dia, manter as roupas íntimas em ordem pode parecer uma tarefa quase impossível. Eventualmente quando a gente nota, as peças estão todas amontoadas e fica difícil encontrar o que a gente precisa. Mas, os organizadores de gaveta são uma excelente alternativa para evitar que as roupas íntimas fiquem espalhadas e bagunçadas.

 

Existem inúmeros modelos diferentes que podem ser comprados em lojas especializadas ou até em supermercados. Os organizadores podem ser de plástico, tecido, EVA ou madeira. Contudo, se você preferir, pode aproveitar itens que já tenha em casa, como potes ou caixas, e fazer o seu próprio organizador de gavetas.  

 

A ideia é que cada item ocupe seu devido espaço nas divisórias, com um lugar apropriado para calcinhas, sutiãs, meias e meias-calças. De preferência, procure utilizar as gavetas mais acessíveis do guarda-roupa, afinal praticidade e organização andam juntas!

 

  1. Como organizar o guarda roupa

 

Finalmente, mas não menos importante, é aproveitar a ocasião e também organizar o guarda-roupa. O ideal é que você tire um dia da semana para colocar tudo em ordem. Pode dar um pouco de trabalho no início, mas com certeza vai trazer muitos benefícios para a sua rotina.  

 

 Photo by Kai Pilger on Unsplash

Da mesma forma como fizemos com a gaveta de roupas íntimas, comece a organização pelo mais importante: separe todas as roupas que você não usa mais ou que não servem. Você pode tanto doar essas peças para algum brechó como vendê-las – assim, já faz uma graninha extra no fim do mês.  Também, lembre-se de tirar do armário as peças que precisam de algum conserto.

 

Depois de uma boa limpeza, mãos à obra. Na hora de organizar as roupas, separe-as por tipos e modelos. Você também pode agrupá-las de acordo com a cor, frequência de uso e estação do ano, por exemplo. Também, já vale separar as roupas que vão nos cabides das roupas que devem ser dobradas. Nesse momento o que vale mesmo é a praticidade. Aqui, você confere muitas dicas e técnicas que deixam essa tarefa muito mais fácil!

 

Além de um guarda-roupas enxuto e bonito, organizar as roupas vai deixar a sua rotina muito mais prática e trazer mais clareza sobre as peças que você tem – sem compras desnecessárias! E você, tem alguma dica de organização para compartilhar? Deixe um comentário!

 

Post feito em parceria com a Omo

 

Assinatura