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Entrevista com a personal organizer Adinalva Ruggeri

20 de Outubro de 2014 Kalinka Carvalho

Olá Pessoal

Hoje o blog trás uma participaçāo muito especial da personal organizer Adinalva Ruggeri, da empresa Housekeeping. Ela é a primeira de muitas personais que irāo passar por aqui para tirar as dúvidas e falar um pouco sobre a profissāo. Ela fez o curso junto comigo em 2010, por isso é um honra tê-la como a primeira entrevistada desse projeto. Espero que gostem!

 

  

Entrevistada: Adinalva de Souza Ruggeri é casada, Consultora em Organização de Ambientes, Personal Organizer e Palestrante. Formada em Relações Públicas pela PUC-Campinas, pós-graduada em Administração e Marketing pela USF e em Gestão de Pessoas pelo INPG, trabalhou durante 24 (vinte e quatro) anos no ramo de Telecomunicações, transitando pelas áreas de Produção, Logística, Comercial e Atendimento ao Cliente, no comando de equipes de alta performance voltadas para resultados.

 

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer?

Adinalva: Personal Organizer é um profissional com conhecimentos técnicos para tornar os ambientes práticos e funcionais, sempre visando a otimização dos espaços internos, não somente de residência como de empresa também.

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Adinalva: O trabalho do personal começa através de uma visita técnica, onde ele avalia o volume a ser organizado, dá sugestões sobre como e o que será feito, orienta o cliente de forma segura como deve ser feito o descarte – que é um dos fatores principais para o bom resultado do serviço - , entre outros. O trabalho do personal também consiste em descobrir a necessidade de implantar objetos organizadores que auxiliam na organização do dia a dia, e também orienta as pessoas envolvidas no processo de como manter a ordem.

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Adinalva: As pessoas que precisam de um personal organizer são aquelas que buscam melhor qualidade de vida dentro do ambiente em que se habita, quer seja em sua casa ou no seu local de trabalho. Em geral, são aquelas pessoas que não tem tempo e nem conhecimento de como tornar o ambiente mais pratico e funcional.

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Por que resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Adinalva: Eu trabalho como personal organizer há 05 anos. A principio – por volta de 07 anos e 1/2 – eu iniciei o trabalho capacitando profissionais de residência nas áreas de Rotinas Domésticas, Serviços de Lavanderia e Serviços de Copa – depois de fazer cursos voltados para este setor, pois minha formação é Comunicação Social e sempre trabalhei em empresas corporativas - Mas estando nas residências pude perceber que existia uma necessidade a mais por parte da família, foi onde eu fui pesquisar e descobri que a bagunças gera estresse, irritação e até mesmo depressão – e era mais ou menos disso que as pessoas, ou seja, as donas de casa reclamavam para mim - Então resolvi oferecer algo a mais no meu pacote de serviço, que é o de personal organizer, mas antes eu fui fazer cursos voltados para este seguimento também.

Na verdade não tem o que eu mais gosto de organizar, o que eu gosto mesmo é passar o dia organizando – independente do que seja, e no final do dia ver o brilho nos olhos do meu cliente, é ouvir ele me dizer “eu nunca vi minha casa assim” “agora sim estou tendo o prazer de viver e conviver com a organização” e é por essas e outras que para mim, ser personal não é escolher o local que mais gosta de organizar, o local que fica mais bonito, pois organizar nem sempre é deixar bonito, mas sim, prático e funcional, é levar a solução onde muitos vêem o caos.

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Adinalva: O necessário para se tornar um personal organizer é se capacitar, vivenciar a experiência, ou seja, fazer vários laboratórios, seja em sua casa, em casa de parentes, ou de conhecidos, para depois ir para o mercado de trabalho. É preciso saber as dificuldades do dia a dia do personal.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Adinalva: O personal organizer pode atuar em organização de residências, lojas e empresas. A profissão está sendo descoberta no Brasil, acho que estamos num bom momento para o profissional, acho que as pessoas estão descobrindo a necessidade e o benefício da organização. O serviço é cobrado a partir da visita de avaliação, e dependendo do volume a ser organizado, pode ser cobrado por hora, por dia ou por pacote fechado.

 

7) Kalinka: Cite três coisas boas e três ruins de ser uma personal organizer?

Adinalva: Para mim, as três coisas boas de ser um personal organizer são:

  1. Amar o que faço;
  2. Poder proporcional melhor qualidade de vida e bem estar para as pessoas;
  3. Ter a certeza que por onde eu passo, faço a diferença, pois já tive depoimentos de que depois do meu trabalho a pessoa deixou de ser deprimida e diminuiu o estresse que tanto a atormentava.

As três coisas ruins sāo, ou melhor, para mim sāo duas e muito signicativa:

  1. Pessoas que querem por preço no seu trabalho;
  2. Pessoas que só pelo fato de se considerarem “organizadas” acham que podem ser uma profissional – sem cursos de capacitação - e saem oferecendo um serviço com valor muito inferior. 

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Adinalva: Minha dica para os leitores é – Não abrir mão do benefício de se viver num ambiente organizado, ele se descobrirá uma nova pessoa, ou seja, mais leve, mais tranqüila, mais calma e se tornam mais disponíveis para seus projetos pessoais.

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Adinalva: Os produtos organizadores são vários, eu sempre digo em meu curso que a organização é perecível e que os objetos organizadores irão ajudar a manter a ordem. E um que acho muito essencial é a colméia organizadora de gaveta, pois temos a opção de utilizá-la em vários ambientes, ela além de ajudar manter a ordem, otimiza espaço e ajuda muito na limpeza diária.

Colmeia de plástico com acabamento em viés. 

 

10) Kalinka: Fale um pouco sobre o seu trabalho: 

Adinalva: Desde 2006 me dedico ao trabalho e pesquisa na área de Consultoria em Organização, onde me especializei através dos cursos e seminários de:

  • Negócios para Organizadores Profissionais – OZ! Organize – São Paulo/SP
  • EMPRETEC - SEBRAE – Campinas/SP
  • Organização de Armários e Confecção de Divisórias – Organize.Yru – São Paulo/SP
  • Decoração de Interiores – Marchand D`Art – Escritório de Decoração e Arte - Campinas/SP
  • Arte Floral Decorações de Eventos – Escola e Oficina de Arte - Holambra/SP
  • Novas Tendências na Arte Floral – Mercado de Flores da CEASA – Campinas/SP
  • Lavar e Passar – Escola Wilma Kövesi de Cozinha – São Paulo/SP
  • Copeiros & Copeiras – Escola Wilma Kövesi de Cozinha – São Paulo/SP
  • Decoração de Natal – Mercado de Flores da CEASA – Campinas/SP
  • Rotinas Domésticas – Centro de Produções Técnicas – Campinas/SP
  • Capacitação em Serviços de Camareira – CEPROCAMP – Campinas/SP
  • Workshop - Qualidade Através das Pessoas – UNICAMP – Campinas/SP

Presente no mercado da cidade de Campinas/SP desde 2006, a HouseKeeping – Consultoria em Organização de Ambientes desenvolve projetos e treinamentos nas cidades de Americana/SP, Campinas/SP, Barão Geraldo/SP, Brasília/DF, Guarujá/SP, Jundiaí/SP, Louveira/SP, Paulínia/SP, Valinhos/SP, Vinhedo/SP, São Paulo/SP e Sousas/SP.

 

 

Curso de Organizaçāo de Residências na OZ - Organize sua vida / Julho de 2010

 

 

Espero que tenham gostado da entrevista e quem quiser saber um pouco mais sobre o trabalho da Adinalva Ruggeri ou contratá-la, seguem os contatos: 

 

Housekeeping - Consultoria em Organizaçāo

www.housekeeping.com.br

adinalva@housekeeping.com.br

(19) 99604-3744

 

 

 

 

 

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