Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com Andreia Carvalho sobre Feng Shui

27 de Janeiro de 2016 Kalinka Carvalho

Hoje recebo uma convidada para contribuir com sua especiaidade aqui no blog. Quando falamos de organizaçāo, também falamos de limpeza, decoraçāo e feng shui. Se ainda nāo leu o post dicionário da organizaçāo, dá um pulo lá, assim conseguirá entender alguns termos usuais do mercado. Eu sou suspeita a falar pois amo o feng shui e se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários ou mande para contato@kalinkacarvalho.com.br que pedimos para Andreia responder: 

 

A convidada de hoje é Andreia Carvalho, fundadora da Divina Ajuda Consultoria em Feng Shui e Organização, administradora de empresas há mais de 20 anos e consultora há 13 anos. Terapeuta Holística e Reikiana com formação em Florais de Bach, Aromaterapia, Cromoterapia, Acupuntura, Radiestesia, Metafísica, entre outras técnicas de terapias alternativas que visam equilibrar o ser humano e trazê-lo o mais próximo dos elementos da natureza. Mas é também mulher, filha, esposa, irmã, mãe de Felipe e Caroline, avó do gato Gabriel, tia e amiga. Baiana por natureza e Paulistana por adoção. 

 

 

1) Kalinka: O que é Feng Shui? 


Andreia: Feng Shui é uma arte, filosofia, técnica, doutrina e ciência milenar chinesa e tem como premissa básica a harmonização dos espaços. Essa arte chinesa que existe há mais de 4.000 anos nos ensina a equilibrar as energias presentes nos ambientes, fazendo com que ela flua como á água e livre como o vento. Literalmente Feng é Vento e Shui é Água. Mesmo sendo uma técnica milenar, era conhecida somente no Oriente. Começou a ser difundida no Ocidente na década de 80 nos Estados Unidos e no Brasil somente no final da década de 90. Hoje nos EUA o Feng Shui faz parte do currículo de várias Faculdades de Arquitetura. Existem várias escolas de Feng Shui, e as mais conhecidas são a Tradicional que é a da Bussola, a da Forma, a indiana Vastru Shastra e a do Budismo Tântrico Tibetano do Chapéu Negro, que é linha que sigo.

Citando aqui algumas pessoas conhecidas por todos nós que não tomam decisões sem antes consultar um técnico em Feng Shui temos: Bill Gates, Donald Trump, Eike Batista, Donna Karan, Tommy Hilfiger, Madonna, Cher, Marianh Carey, Eric Clapton, Julia Roberts, Sharon Stone, George Clooney, Johnne Depp, Ana Maria Braga, Faustão, Ivete Sangalo, e a Rede Globo aplicou recentemente o Feng Shui na sua sede em São Paulo na Marginal Pinheiros, entre outros.

 

 

2) Kalinka: O Feng Shui tem haver com religião? 


Andreia: Feng Shui não tem nada haver com religiões, crenças, supertições, e nem é necessário ser Budista para praticá-lo. Ele ensina o “Reforço dos Três Segredos” ,que nada mais é do que trabalhar a mente, o corpo e o espírito (fé) em conjunto, como diz minha Mestre Silvana Occhiarini. A principal maneira de mudar o padrão da sua energia é ter vontade de fazer uma mudança de vida. Não precisa acreditar, porque simplesmente o Feng Shui funciona independente da sua fé.

 

 

3) Kalinka: Como funciona o trabalho de um Consultor de Feng Shui?

Andreia: Existem muitas técnicas tradicionais e alternativas que procuramos para buscar e manter a saúde e o equilíbrio. O que fazemos como consultores é: observar o contexto através de uma lente especial, como se fosse um Raio-X. Percebemos o que os olhos não enxergam, vemos através de entrelinhas e de mensagens subliminares do espaço físico. Costumo falar que o Feng Shui é a acupuntura do ambiente, assim como a acupuntura tradicional trabalha o fluxo de energia (CHI) do corpo físico, desobstruindo os meridianos (canais invisíveis de energia) o Feng Shui trabalha desobstruindo a energia do espaço. Quantas vezes não nos sentimos bem em um determinado local e as vezem em uma parte de nossa casa?

Um consultor de Feng Shui precisa ir até o local, ter acesso a planta baixa perceber o entorno, e quando isso não é possível o cliente faz um filme de todo os espaço e arredores para que possamos fazer a leitura do fluxo de energia, o Chi. Utilizamos o Baguá (Bá=oito + Guá=lados), figura geométrica, que é uma das principais ferramentas de trabalho para identificar onde se encontram as 8 áreas que regem nossa vida que são Trabalho, Amigos, Projetos e Filhos, Relacionamento, Sucesso, Prosperidade, Família e Espiritualidade.Mediante esse estudo minucioso elaboramos o Projeto e todas as soluções e curas para que todas as áreas da nossa vida possam fluir como a água e livre como o vento.

 

4) Kalinka: Você trabalha também como Personal Organizer? O que acha dessa profissão?

Andreia: Não. Eu somente utilizo tudo que aprendi nos Cursos de Personal Organizer na OZ com a Vera Coradi e Magda Zampieri, na AF Duo com a Ana Ziccardi e a Fernanda Graef, com a Zetta Casalena da ZCasa, com o Tadeu Motta do O Organiador, a Helena Alkhas da A Personal Organizer e com todas as colegas de profissão e uma amiga em especial a Rosângela Bessa da Organizada a Bessa. Sempre indico os sites de onde obtive minha formação e deixo meu cliente a vontade para fazer a escolha, porque acredito que o Universo conspira para encontrarmos semelhantes. A falta de organização provoca desordem em nossas vidas. Procurar a ajuda de um Personal Organizer já é o 1º passo para equilibrar nossa mente. Nem todos nascemos com o dom de sermos organizados e quando um cliente procura uma Personal Organizer ele está entregando um pouco ou muito da sua vida.

Por que as pessoas não se livram da bagunça? Por muitos motivos e um deles é o medo do futuro. O que você espera da vida frequentemente se torna realidade. Não importa qual razão para não se livrar da bagunça, ela bloqueia a energia na sua casa, no seu corpo, no seu trabalho e na sua vida. A bagunça afeta a circulação da força vital através da casa e pode debilitar a energia da casa inteira, por isso a necessidade de organiza-la. Uma Personal Organizer tem esse conhecimento como forma de ajudar ao cliente e é muito importante informar que não adianta organizar somente um espaço e sim a casa inteira, cada canto, cada porta e gaveta de um armário. A bagunça faz nosso cliente se sentir desorganizado e fracassado. 

 

 

5) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma Consultor de Feng Shui?

Andreia: Qualquer pessoa que queira renovar, mudar, se reinventar e atrair com afirmações e técnicas apropriadas e com profissionais sérios, o que deseja para sua vida e ter muito claro os objetivos e metas para progredir e crescer como pessoa e ser humano.

 

 

6) Porque resolveu ser Consultora de Feng Shui?

Andreia: Desde muito pequena, tipo 1 anos de idade já sabia o que queria, sempre fui muito amável, feliz, receptiva, risonha, uma criança muito carinhosa. Não precisava ser bonito, limpo, perfeito ou rico para que eu fosse para o colo, sorrir e querer brincar. Meus pais falavam que eu sorria para qualquer pessoa e qualquer um me roubava.  

Com 7 anos de idade já mudava todos os móveis da nossa casa de lugar, queria sempre usar as louças mais bonitas, gostava dos aromas de chás feitos por minha mãe em especial de capim-limão. A minha vida inteira tive contato com a natureza, cachoeiras, riachos, terra, montanhas, cristais e animais. Sempre gostei de decoração, organização, cozinha, limpeza, cores, plantas e de tudo que deixasse o ambiente mais agradável e bonito, um dom herdado dos meus ancestrais. Sou filha de pais professores e quando percebia minha mãe cansada (ela lecionava em 3 turnos), eu devia ter na época uns 12 anos de idade ia dar aula no lugar dela, para alunos que eram muito mais velhos que ela e que muitos eu os chamava de avô ou avó.

Tornei-me professora do Magistério aos 17 anos e nesse mesmo ano comecei o Curso de “Decoração de Interiores” na EBADE – Escola Baiana de Arte e Decoração em Salvador – BA. Minha vida inteira sempre foi investindo em conhecimento para harmonizar, equilibrar o ser humano e o espaço que habitam. O Feng Shui é latente em meu sangue e na minha alma. Preparei-me durante vários anos para me profissionalizar lendo livros, matérias, fazendo cursos, foi uma imersão nessa arte.

 

 

7) Kalinka: Onde atua um Consultor de Feng Shui?

Andreia: O Consultor de Feng Shui atua em espaços residenciais e empresariais. Tem muitos profissionais de outras áreas como Arquitetura, Designer de Interiores, Personal Organizer, Engenheiros, Publicitários, Coach, entre outros que utilizam das técnicas do Feng Shui para agregar aos seus projetos valores impagáveis, que é o bem estar físico, emocional e mental dos seus clientes e dos seus espaços.

 

 

8) Há mercado para a profissão?

Andreia: No mercado, existem diversos nichos a serem preenchidos e carentes da gama de conhecimentos oferecidos a diversas áreas por essa técnica milenar chinesa. O importante é ter foco, estudar, ler muito, praticar, escolher uma área e se especializar.  Existem muitos curiosos e utilizando dessa arte como se fosse algo místico ou ligado a superstições e religião. Tudo que agrega é válido e torna você um profissional diferente e especial.

 

 

9) Como é cobrado o valor?

Andreia: O valor cobrado por projeto depende de diversos fatores, como por exemplo: tamanho da área em metros quadrados, quantidade de andares, moradores, funcionários, banheiros, piscina, etc. Quando encontramos dificuldade na liberação de bens obsoletos e descartes, indico profissionais da área de Organização Residencial ou Empresarial. Quando os clientes têm habilidades em organização, eu indico fornecedores de materiais. Alguns clientes fazem questão que eu os acompanhe, e outras vezes se sentem inseguros para efetuarem compras sozinhas, nesses casos costumo cobrar por hora.

 

10) Kalinka: Dê alguma dica de Feng Shui ou conselho para nossos leitores:

 

 

Gostou do trabalho da Andreia? Além de Consultora em Feng Shui ela ministra cursos, palestras, workshops, oficinas de Feng Shui e tem o Curso Feng Shui para POs.

Facebook

Instagram 

Assinatura