01

Vida de Empreendedor: Bárbara Vitoriano

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

No vida de empreendedor recebo uma pessoa que admiro muito o trabalho e que me ensinou muita coisa sobre blogs, Bárbara Vitoriano é empreendedora digital e māe. Vamos conhecer um pouco da história dela e saber seus segredinho para se organizar e ser produtiva. Atualmente ela ajuda outras māes a se tornarem empreendedoras e conciliarem carreira e filhos. 

 

 

Bárbara Vitoriano é da mãe da Júlia e da Isadora, jornalista por formação e paixão, pós-graduanda em Marketing, hoje blogueira e empreendedora digital. É casada com um também empreendedor e grande parceiro na vida e nos negócios. Atualmente Seus principais projetos são o blog Indiretas Maternas e o Empreender Materno, projeto voltado para o apoio e capacitação de mães que queiram ou já são empreendedoras. 

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Bárbara: Acredito que a capacidade de se adaptar às diferentes situações, a criatividade, força de vontade e dedicação. Empreender não é fácil, demanda tempo, dedicação para obter resultados. É preciso lidar com várias situações e desafios no dia a dia e é importante aprender a sair delas sempre com um aprendizado. Incluiria: uma enorme vontade de aprender. 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Bárbara: Eu tenho várias pessoas nas quais me inspiro, não consigo escolher uma só, rs.... muitas pessoas que estão comigo na jornada do empreendedorismo. É uma troca constante, uma ajuda mútua. E claro, tem nomes de empreendedores de sucesso que admiro e acompanho, um deles é o Conrado Adolfo. 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos? 

Bárbara: Uso alguns aplicativos que me ajudam na parte da organização. Tenho um de tarefas (Todoist) e um calendário (Google Agenda). Utilizo os princípios do método GTD, ainda estou no princípio aprendendo e aperfeiçoando, mas com ele, consegui melhorar muito a minha produtividade. 

Fonte: Arquivo pessoal

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos? 

Bárbara: Meus projetos são organizados no Google Drive com o Todoist para designar as ações. Uso também o Evernote como plataforma de apoio para consultas rápidas à materiais. Então no Drive ficam as planilhas e material de planejamento, no Todoist às tarefas e no Evernote algum material de apoio que preciso para desenvolver os projetos. 

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? (Descreva o seu dia a dia) 

Bárbara: Minha rotina começa cedo, por volta das 5h da manhã, nesse primeiro momento, tiro um tempo pra mim, para meditar, alongar um pouco. Depois organizo meu dia, olho agenda, tarefas urgentes.  Logo depois, já temos que começar a rotina com as meninas que vão para a escola pela manhã. Esse é o horário que tiro para realmente focar no trabalho. Então das 7h às 11h30 sou exclusivamente empreendedora. 

No período da tarde, brinco que sou mãe, é a hora que vou me dedicar às meninas e à minha vida pessoal. Claro que nem todos os dias são iguais, há alguns deles que preciso resolver algo urgente do trabalho ou algum outro compromisso. À noite é o momento que estamos em família e também arrumamos a casa. Depois que elas dormem, volto ainda um pouco para o trabalho antes de preparar as coisas para o dia seguinte, à noite é onde participo de reuniões, do grupo de Mastermind e tiro para estudar. 

A rotina de mãe empreendedora varia muito, mas é mais ou menos essa a rotina. 

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Bárbara: Sim, todos os dias antes de dormir. Leio muito no Kindle que tem uma luz interna, então todos os dias antes de dormir, dedico meia hora à leitura. Gosto bastante de livros de empreendedorismo, mas sou apaixonada por literatura, leio de tudo um pouco, desde romances à ficção. 

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Bárbara: Em nosso apartamento atual, temos um quarto onde montamos um escritório. É meu lugar preferido para trabalhar, porque tenho tudo que preciso à mão. Ele tem uma luz natural muito boa e é bem fresco. É nesse quarto também onde gravo as aulas dos cursos e os vídeos do canal. Montamos um mini estúdio nele.  Às vezes gosto de sair um pouco de casa para trabalhar, aí vou a um café por exemplo.  

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

8) Kalinka:  Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 

Bárbara: Acredito que é fundamental. Na verdade, organização é muito importante para a vida. É impressionante o tempo que ganhamos quando as coisas e a vida está organizada. No empreendedorismo então, onde o tempo é muito precioso, a organização ajuda na produtividade e pra mim, até mesmo na criatividade. 

 

 

9) Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Bárbara: Hoje eu não vivo mais sem o Google Calendar, pra mim é muito prático organizar a agenda lá, porque além de ter alertas, eu cosnigo sincronizar com a agenda de toda a família e pessoas com as quais tenho projeto.  Um gerenciador de tarefas, é também muito importante. Atualmente uso o Todoist, acho ele bem limpo e simples de mexer.

Uma coisa que fez toda a diferença na minha vida foi aprender sobre métodos, técnicas e estratégias, mas adaptá-los para minha realidade e ir aperfeiçoando ao longo do caminho, não ter medo de errar, de voltar atrás e de testar até encontrar a melhor forma, só não podemos ficar parados. 

Bárbara está envolvida em vários projetos, os mais atuais sāo Negócio Materno (Consultoria de Marketing para Mães Empreendedoras); Empreendedora Materna (Mentoria de Negócios para Mães Empreendedoras) e MaternaLab (Escola de Mães Empreendedoras Digitais). Clique aqui para conhecer mais sobre os projetos. 

www.indiretasmaternas.com.br

 

www.empreendermaterno.com.br

 

E-mail: barbara.cvitoriano@gmail.com

Skype: barbaravitoriano

Facebook

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais