Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de Empreendedor: Camilo Coutinho

04 de Agosto de 2017 Kalinka Carvalho

No vida de empreededor de hoje recebo uma pessoa muito especial, ele é nāo é bonzinho nāo (risos), ele é um profissional que te ensina a ter resultados, ou seja, se é para elogiar ele o faz, mas se é para dar "bronca" ele também dá, puxa a orelha e faz você realmente evoluir. Camilo Coutinho é o entrevistado de hoje, ele é especialista em vídeos e tem um canal chamado Play de Prata que ajuda as pessoas a usarem os vídeos como ferrramenta em seus negócios digitais. 

 

 

Filho da Dona Mara e do “seo” Maurício, dois jornalistas que pautaram o seu estilo comunicativo desde criança. Ele tem 34 anos e está muito preocupado nesse marco dos 35 anos e ainda não tem filhos, apesar de já ser casado. Trabalha com comunicação desde que nasceu. Tem lembranças de fazer o jornalzinho da escola, de “vender” seus desenhos para fazer estampa de camiseta do colégio… enfim, não lembra de ter feito qualquer outra coisa na vida a não ser comunicação. Começou profissionalmente como designer gráfico, ou melhor como DTP, que a grande maioria não vai ter ideia do que é e nem do que é uma letra sete. Foi ali a sua base. Depois passou por grandes players como C&A, Submarino Viagens, Americanas Viagens, Shoptime Viagens (aqui começa a história com vídeos) BuscaPé, e agências do grupo newcomm como Y&R, VML e Energy. Hoje é um estrategista de negócios digitais especializado em vídeos e dono do canal Play de Prata, focado em trazer conteúdo que inspire e desenvolva as habilidades em vídeos. 

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Camilo: Resiliência e disciplina. Não sou a melhor pessoa para falar de disciplina, pois acho que preciso evoluir muito com isso, mas de resiliência eu posso falar muito bem. Resiliência é acreditar em você quando nem a sua sombra acredita, quando você sabe que chorar não adianta nada e o melhor é dar a volta em torno do sol e continuar caminhando.

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Camilo: kkk.. você tocou em um ponto delicado. Eu vivo procurando, mas não tenho um guru, um mentor. Talvez por que sou chato com isso, mas acho que um mentor deve ser alguém que te guia e que já passou por muitas coisas, e não uma pessoa que acabou de sair de um curso de férias. Essa é uma busca muito latente em mim, mas que não deixo interferir no meu trabalho. Eu tento sempre pensar o que eu faria se eu fosse o meu mentor, que exemplo eu gostaria de receber. Mas tenho total ciência que seria muito mais fácil com um mentor para me dar suporte nos momentos de dificuldade. Para esses momentos, o que pratico é a resiliência..rs

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Camilo: Lembra que eu falei que falta disciplina? Então..rs Eu uso o trello e o todoist e muitos emails. Eu preciso me prender muito em processos, por que senão a minha criatividade toma conta e bagunça tudo.

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos?

Camilo: Planejamento + Trello + Mind Meister + emails

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Camilo:  Trabalho é mais de 80% do meu dia, todos os dias. Estou em um mercado e um momento que a expansão precisa da minha dedicação ao máximo. Isso é ruim, e não indico para ninguém. Não sou exemplo para ser seguido..rs

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?

Camilo: Sim, todos os dias eu leio algo referente ao meu trabalho ou a algum livro que estou estudando, além disso assisto palestras e vídeos em inglês para aprender na fonte e também melhorar meu inglês.

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho

Camilo:  Eu trabalho na maioria do tempo em uma mesa em L no canto da sala ao lado de uma janela e uma porta de vidro. Isso me dá uma boa energia de sol pela manhã. Não tenho muitos objetos de lembrança, tudo na minha mesa é estratégico para agilizar os processos. Ao mesmo tempo isso pode virar uma bagunça. Nessa foto você pode ver um dia de gravação no meu lugar de trabalho. PS: eu sou o de laranja a outra é a maravilhosa Nathália Arcuri do canal Me Poupe.

Fonte: Arquivo Pessoal Camilo Coutinho

 

Mas meu lugar mesmo é nas palestras e treinamentos:

Fonte: Arquivo Pessoal Camilo Coutinho

 

 

Ou gravando para o canal e video aulas:

Fonte: Arquivo Pessoal Camilo Coutinho

 

9) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Camilo: Organização é importante em qualquer lugar, mas não é tudo. Conheci pessoas que passam a manhã organizando antes de tomar uma decisão. Acho que muitas vezes é preciso tomar a ação mesmo desorganizado e depois arrumar o caminho. É claro que organizado você ganha velocidade de execução, mas criatividade se desenvolve no turbilhão. (desculpa Kalinka, acho que não era isso que esperava..rs) 

PS: Direito de resposta para Kalinka: Desculpa de bagunceiro e criativo: "Eu me encontro na minha bagunça" ou "Sou consigo criar em meio ao caos". Tudo desculpa para nāo organizar a vida (risos)! Você nāo precisa ser a pessoa mais organizada do mundo, organizaçāo é um processo, comece devagar e vá evoluindo :) Nada em excesso faz bem inclusive a organizaçāo. 

 

 

10) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Camilo: A minha maior ferramenta hoje é o evernote para documentar, mindmeister para organizar, trello para gerenciar. O mais importante é você ter técnica de produtividade para não se perder em tanta organização. O maior erro de quem começa a se organizar é entrar em todos os softwares e replicar 10x a mesma tarefa em todos eles e depois não ter tempo de executar. eu sei, pq já fiz isso. Não existe um software completo. A minha dica é faça você a sua organização e periodicamente, jogue fora o que não usa a mais de seis meses. 

PS: Direito de resposta para Kalinka: É importante encontrar as ferramentas certas para se organizar, nāo use um ou outro aplicativo só porquê alguém te indicou. Teste e veja aquele que funciona para você, crie a sua organizaçāo, ninguém é igual a ninguém! 

 

 

E ai gostaram da entrevista? O Camilo é uma figura né? Ele irá promover curso presencial de criaçāo de vídeos em Sāo Paulo, no dia 23 de setembro, sábado, às 8h30 às 17h. Informações!

 

 

E se quiserem acompanhar o trabalho dele, segue:

www.playdeprata.com.br

Youtube

Facebook

Instagram 

Assinatura