01

Entrevista com a personal organizer Cristiane Belfiore

quarta-feira, 03 de fevereiro de 2016

Hoje a entrevistada é uma pessoa que admiro demais, nāo só pelo seu profissionalismo como também pela sua elegância. Posso dizer que a conexāo que tenho com ela é energética. E a cada dia descobrimos mais coisas em comum. Vamos conhecer um pouquinho da trajetória de Cristiane Belfiore proprietária da Empresa Terceiro Elo. 

 

 

 

Cristiane Belfiore e é Especialista em organização, bem-estar e produtividade. Formada em Administração de Empresas pela Univ. São Marcos e Pós-Graduada em Análise de Sistemas pela FAAP, trocou a carreira de mais de 20 anos como executiva nas áreas comercial e de marketing para tornar-se uma organizadora profissionalEm 1986 se inscreveu em seu primeiro curso voltado para gestão de pessoas e de empresas, que envolvia assuntos como gestão do tempo, do stress, meditação, organização pessoal e mental: IBDP - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal/SP.  Apaixonou-se pelos temas e de lá para cá nunca mais parou de se interessar pelo assunto. Em 2010 capacitou-se como Personal Organizer pela empresa OZ! Organize sua vida, afiliada a NAPO americana. Nesta mesma época abriu a Terceiro Elo Assessoria Organizacional. Em 2013 criou seus próprios cursos: Organizando o EU, Trabalhando em home offices, Organização do tempo para pessoas sem tempo e Gestão do tempo e do stress. Em 2014 iniciou uma parceria onde acabou ingressando para a equipe de instrutoras da OZ! Organize sua vida, onde atualmente ministra aulas para formação de novos profissionais que desejam ingressar na área e também aula de especialização em mudanças. Neste mesmo ano, se associou a ANPOP - Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade/Brasil, onde atuou no Comitê de Educação e também no Conselho Deliberativo, o qual faz parte até os dias de hoje. Em 2015 lançou o curso “Tudo sobre mala de viagem e assuntos correlatos”, e também suas linhas de Papelaria e de Aromaterapia, exclusivas e inovadoras neste segmento de mercado. Possui conhecimentos complementares como o de Feng Shui profissionalizante, Astrologia, Numerologia, Quântica, Radiestesia básica, e também o de iniciação a PNL - Programação Neurolinguística dentre outros cursos que já fez, pois se atualiza constantemente para oferecer o que há de melhor para simplificar, trazer bem-estar e resultados imediatos para a vida das pessoas.

 

 


1.  Kalinka: O que é uma personal organizer? (Organizador Profissional ou Profissional de Organizaçāo) 

Cristiane: É um profissional especializado em organizar e otimizar espaços, rotinas pessoais, residenciais e empresariais.

 

 

2. Como funciona o trabalho de um personal organizer?

Cristiane: O trabalho consiste em organizar objetos, roupas, documentos, armários, espaços, rotinas e agenda.

 

 

3. Quem são as pessoas que precisam de um personal organizer?

Cristiane: Pessoas apressadas, sobrecarregadas, estressadas, desorganizadas, com inúmeros papéis a cumprir. Pessoas que não sabem por onde começar a organizar suas vidas, seu trabalho, sua casa, seu tempo. Pessoas que desejam ter um dia mais leve, produtivo e feliz.

 

 

4. A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Cristiane: Trabalho como personal organizer desde 2010. Escolhi trabalhar nesta área porque queria ter uma atividade onde pudesse agregar com minha experiencia a fim de possibilitar as pessoas uma vida mais leve, divertida e feliz.

Um pouco sobre minha história:

Gostaria de começar agradecendo a meus pais pela vida, pela educação e bons princípios que sempre me passaram. Nasci numa familia um pouco bagunceirinha. Meus pais maravilhosos sempre fizeram seu melhor, porém não tinham rotinas bem definidas que os sustentassem e por conta disso, ainda bem jovem senti na Pele os reflexos de uma vida desorganização: perdi minha 1a. apresentação de dança, com frequência tinha que me desculpar pelos atrasos na aula de Inglês e constantemente nunca achava nada em casa, pois os objetos nao tinham um lugar certo para estar. Demorei para perceber como isso havia afetado minha vida, e hoje nao sei se sou o que sou por talento ou porque escolhi ir para o lado oposto.

Já na fase adulta, durante minha carreira de executiva, sempre era elogiada pelo meu resultado, desempenho, organização e capricho em tudo que fazia. Um certo dia parei e percebi que o tempo estava passando e que tinha menos tempo de vida do que já tinha vivido, então entrei num período difícil pois queria uma outra vida. Tive que sair da zona de conforto e abrir mão de certas coisas por algo maior, muito maior, ir em busca da minha verdade, minha liberdade, mais do que isso - minha libertação de padrões e conceitos que já não me serviam mais para nada. Passei por um período de introspecção difícil, profundo e demorado. Tive que mexer em feridas doídas. Então, olhando para minha vida como um todo, me veio o desejo de ajudar pessoas que sofreram ou sofrem como eu sofri no passado por conta da falta de organização, e foi por ai que eu segui.

Em nenhum momento durante minha escolha, pensei se a nova carreira ia me trazer sucesso financeiro e se era promissora ou não. Não pensei mesmo! Eu só queria oferecer o meu melhor, então segui minha intuição e meu coração. Não usei nenhum recurso ou raciocínio usado em minhas ”vidas passadas”, como costumo brincar com meus clientes e alunos. Costumo dizer também que não fui eu que escolhi a carreira, foi ela quem me escolheu. ☺

Meu trabalho me alimenta, me energiza, me traz paz, um prazer verdadeiro, pois é minha marca registrada, é o que realmente eu gosto de fazer e que modéstia a parte faço muito bem. Como diz uma querida amiga minha, Carla Malieno Gomes, “quando você montou a Terceiro Elo, queria que fosse a síntese do melhor da Cris Belfiore, né?”, e foi isso mesmo.

Gosto de criar possibilidades para as pessoas viverem melhor:

  • Organizar a rotina da casa, treinar empregados, ter um melhor aproveitamento dos espaços e organizar um guarda roupa feminino são atividades deliciosas de executar.
  • Otimizar o uso da agenda é outro serviço que amo fazer, pois muitas vezes o cliente não consegue enxergar os gaps que o distanciam de seus objetivos, onde está perdendo tempo ou o porque de sua baixa produtividade.
  • E tem mais uma coisa que adoro fazer: ajudar a pessoa a organizar ela mesma! Sim, você leu certo – organizar a ela mesma!! Isto quer dizer que é ter a possibilidade de fazer com que o cliente enxergue como ele funciona: seu mental, emocional, seus hábitos, o comportamental, e assim sugerir os ajustes necessários de maneira a facilitar sua vida. Tenho até um workshop de curta duração que criei através de estudos e experiências que surtiram um super efeito ao longo de minha vida e carreira. Chama-se “Organizando o EU”. Modéstia a parte, é fantástico! Os depoimentos dos clientes vão desde “Você mudou minha vida” até “Nunca vi nada igual, gostei muito!!”.

 

Ah! A Cris terá nesse mês de fevereiro curso "Organizando o Eu" e "Organizaçāo Pessoal" em Sāo Paulo e em março lá no Rio de Janeiro. 

 

 

5. O que é necessário para se tornar um personal organizer?

Cristiane: Ética e comprometimento, saber ouvir para poder entender a real necessidade do cliente, ser uma pessoa caprichosa, ter uma boa visão do todo, bom senso, habilidade no tratar com as pessoas, viés empreendedor e investir em conhecimento tanto teórico quanto prático. Eu mesma fiz vários cursos e estou constantemente me reciclando. Iniciei meu primeiro treinamentos quando nem pensava em ser uma personal organizer, em 1985, um curso que se tornou inesquecível para mim do IBDP: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Pessoal, pois apesar de se tratar de um curso voltado para dinâmica da Administração de Empresas, abordou temas como gestão do tempo, a arte da comunicação, como transformar pensamentos em ação, motivação, meditação dentre outros tópicos brilhantes e úteis até hoje para qualquer área da vida.

 

 

6. Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Cristiane: O personal organizer atua organizando ambientes e comportamento. Certamente! Apesar da profissão já existir a 10 anos no Brasil, está em franco crescimento. A mudança da Lei da empregada doméstica e o novo estilo de vida do mundo contemporâneo, potencializam ainda mais a existência deste profissional no mercado, uma vez que com a casa, trabalho e vida organizada, sobra-se mais tempo para viver com qualidade e ainda fazer o que se quer.

A base de cálculo para o serviço de PO sempre é pelo valor hora, que se torna um valor de diária, que por sua vez se torna num valor de projeto versus sua duração. Eu trabalho de forma que for mais conveniente para o cliente: eu mesma faço, ou ensino ele a fazer. Como trabalho também com bem estar e produtividade, tenho outras formas de atendimento: presencial, remota, individual e em grupos, ah e sempre ofereço ao cliente uma solução!

 

 

7. Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser um personal organizer

Cristiane: As boas:

  • Poder colaborar para que as pessoas vivam melhor e ganhem mais vida.
  • Ver a felicidade do cliente ao conseguir chegar mais depressa nos seus objetivos.
  • É um mercado promissor.

As ruins:

  • Por ser um mercado ainda novo, boa parte da população ainda não sabe exatamente o que fazemos, nem a importância que isso pode ter na vida delas.
  • É um trabalho pesado não só fisicamente mas principalmente energeticamente, pois mexemos com muitas energias paradas, estagnadas, sem vida.
  • Somos o patrão e o empregado ao mesmo tempo, portanto temos que ter uma boa gestão da agenda, das prioridades e foco.

 

 

8. Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores

Cristiane: Dica prática:

Façam na hora tudo que demorar até 3 minutos: guardar um documento, uma roupa, dar um telefomena, etc. Já fazia isso quando me deparei com esta metodologia dos 3 minutos num dos cursos que fiz na OZ!. Me identifiquei na hora! Eu recomendo!!

Dica comportamental:

Comece organizando seus pensamentos. Pode parecer esquisito eu estar falando isso nesta entrevista, mas isso é sério, comece organizando sua cabeça!!!

São nossos pensamentos que criam nossa realidade, nossa bagunça física, mental, emocional, portanto cuidado com o que você pensa e também com o que você fala. Saiba o que quer, seja e esteja positivo, assim você estará caminhando na direção do que você quer e não do que você não quer.

 

9. Indique algum produto de organização que acha essencial ter

Cristiane: 

  • Uma agenda! Impossível viver sem uma, seja ela de papel ou digital.
  • Adoro colmeias, cestos e caixas organizadoras. São de multi utilidade e realmente fazem a diferença!

 

E falando em agenda, a Cris lançou um caderno organizador: planejador pessoal e agenda 2016

     

Meu 2016: produto exclusivo da Terceiro Elo 

 

A loja virtual  está prevista para ser lançada agora em fevereiro e além do meu 2016 você poderá ter acesso a linha de aromaterapia, nāo é demais?

Produto exclusivo da Terceiro Elo 

 

Eu tive a honra de estar no lançamento dos produtos prestigiando a Cris: 

Fotos de propriedade de Cristiane Belfiori - Terceiro Elo

 

Olha que legal a Cristiane está oferecendo aos leitores do blog 15 minutinho de consultoria gratuita, basta acessar os contatos abaixo e marcar, lembre-se de falar que leu aqui no blog. Acompanhe ela nas redes sociais: 

 

Terceiro Elo Assessoria Organizacional

www.terceiroelo.com.br   

E-mail: info@terceiroelo.com.br

Facebook 

Youtube 

Instagram

 

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais