Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de Empreendedor: Daniela de Paula

05 de Fevereiro de 2018 Kalinka Carvalho

Depois de algum tempo sem aparecer por aqui, o Vida de Empreendedor volta com entrevistas inspiradoras para incentivar a organizaçāo e o empreendedorismo. Hoje recebo no blog uma mineira que mora atualmente Rio de Janeiro: Daniela de Paula. Ela é jornalista e repórter do Jornal O Globo, tem 33 anos e é uma das idelizadoras do projeto Criatividade em Rede, no qual já dei uma entrevista. Vamos conhecer a trajetória e as ferramentas que ela usa em sua vida para se organizar. 

 

 

 

Daniela de Paula tem 33 anos, é solteira,  mineira de Barbacena, se mudou para o Rio de Janeiro em dezembro de 1998. Formada em jornalismo, trabalha como repórter do Jonal O Globo e é uma das idealizadora do Projeto Criativdiade em Rede, que tem como objetivo  de abordar e estimular todas as formas de criatividade e transformar vidas. 

 

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Daniela: Um empreendedor tem que ser otimista, corajoso, criativo e, principalmente curioso, no sentido de querer entender mais sobre determinado assunto. Acho que ele também  deve se arriscar e fazer algo com a próprias mãos. Adoro a filosofia: “faça você mesmo”.

  

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

Daniela: Laíze Damasceno. Porque ela me ajudou a descobrir o meu propósito e minha missão, através do projeto Criatividade em Rede.

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos?

Daniela: Uso agendas para anotar tudo. Tenho uma física que deixo no escritório e uma online que posso acessar de qualquer lugar e conferir os meus compromissos.

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos?

Daniela: Geralmente, organizo por ordem de prioridades. Vejo o que precisa ser feito com urgência, anoto e priorizo. Se algum projeto é mais complexo e precisa de atenção especial, faço paralelamente aos que são prioridades no momento.

 

 

5) Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Daniela: Atualmente, dedico 10 horas do meu dia ao trabalho. Oito para o jornal e três horas ao projeto. Acordo às 5h, vou para o jornal. Às 15h, saio de lá e vou para casa, onde trabalho por mais três horas. Depois, dedico uma horinha do dia a atividades físicas. O fim da noite é dedicado à família. Durmo por volta das 22h30, 23h. A dedicação aos amigos fica, geralmente para os fins de semana.

 

 

6) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?

Daniela: Como meu tempo é bastante corrido, leio e estudo nos intervalos de um trabalho e outro, no ônibus a caminho do trabalho e nos fins de semana. O livro que indico é “ Rotinas Criativas”, de Alexandre Teixeira, autor de “Criatividade S.A”, que também é ótimo.

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho

Daniela: Uso uma mesa que eu mesmo idealizei e instalei. É uma prateleira de vidro comprida, onde fica o computador, agendas, canetas e documentos que preciso checar. Na parede tenho um calendário improvisado, onde agendo a programação dos próximos dias.

Fonte: Arquivo Pessoal Daniela de Paula 

 

 

8) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê?

Daniela:  Sim. É muito importante porque facilita e agiliza o processo. Sem organização, a chances de cometer erros e perder prazos de entrega são enormes. Prefiro não correr esse risco.

 

 

9) Kalinka: Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Daniela:  As ferramentas que indico são o Google Drive, que têm várias opções para armazenamento de planilhas e textos; e o Trello, que é um ótimo organizador de tarefas. Também sugiro que os empreendedores anotem tudo, as tarefas a serem executadas, trabalhos e compromissos externos. Para isso, acho a agenda indispensável. Façam uma lista das pendências e estabeleçam as prioridades. Execute de acordo com isso. Mas, claro, sem deixar de dar importância para os serviços que têm prazos maior para a entrega.

 

 

Em dezembro Daniela esteve aqui em Sampa e nos reunimos para falar de marketing, gentileza, pessoas, relacionamento e é claro rolou muita festa e risadas!

Fonte: Arquivo pessoal 

 

 

Saiba mais sobre o projeto da Daniela acessando os contatos abaixo: 

E-mail: danielamoreiradepaula@gmail.com

www.criatividadeemrede.com.br

Facebook 

Instagram 

 

Assinatura