Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer e baby planner: Elaine Gouvea

27 de Novembro de 2017 Kalinka Carvalho

Elaine Gouvea é proprietária da Ego Baby Planner, uma empresa que ajuda as famílias a se organizarem. Ela é um amor de pessoa e māe de 2 lindas meninas. Além de personal organizer ela é baby planner e tem o curso de Baby Organizer na Casa 3, eu já tive a honra de fazer a adorei. O que mais admiro nela e a que está sempre em busca de conhecimento para atender e levar organizaçāo para as famílias. Entāo vamos parar de conversa e conhecer um pouco mais sobre a Elaine: 

 

Elaine é formada em Comunicação Social com Ênfase em Relações Públicas, fez cursos de Personal Organizer Home, Mudança, Organização de Arquivos e através da organização, percebeu que poderia unir o prazer de trabalhar, com a  sua maior paixão, que é a maternidade. Desenvolveu um curso Baby Organizer que faz juntamente com a Casa3, com o objetivo de levar conhecimento não só sobre a organização das roupinhas do bebê, mas, sobre a organização dos documentos, da casa, eventos para chegada do bebê, organização no pós-parto e muito mais. Como mãe, leva sua experiência mostrando não só a teoria, mas, também a prática de tudo que envolve a organização para uma futura mamãe. Em 2016 se certificou nacional e internacionalmente como Baby Planner, através do International Maternity Institute e Instituto Mãe, participou de um curso de formação para educadores infantis, junto à equipe do Jardim dos Pequenitos / Il Sole, com Madalena Tedeschi e Alessia Forghieri, Pedagogista e Professora, respectivamente, da cidade de Reggio Emília, na Itália. Participou do curso VIVE – Vivendo Valores na Educação, para aprender e ensinar, sobre o resgate de valores nas relações. Além de Oficina de Contação de Histórias e eventos relacionados a maternidade, bebês e crianças. Entre os quais, adorou o do pediatra espanhol Carlos Gonzalez, sobre amamentação, introdução alimentar, sono e choro do bebê. Tem como frase inspiradora: “ A organização pode ser aprendida e deve ser ensinada.”  (autor desconhecido). E com base nesta frase que estuda sobre organização para os pequenos, projeto que colocará em prática muito em breve. 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Elaine: Personal Organizer é um profissional que tem como objetivo mostrar que através da organização a vida é mais feliz e tranquila. Mais do que organizar objetos, este trabalho proporciona transformação de ambientes e pessoas.

 

 

2. Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Elaine: O primeiro passo é entender o motivo que levou o cliente a procurar este serviço e a partir deste ponto fazer uma avaliação para solucionar o problema. Após a análise é elaborado um projeto que será colocado em prática juntamente com as pessoas envolvidas. O trabalho é realizado de forma personalizada, pois, cada pessoa é única.

 

 

3. Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Elaine: Empresas que buscam qualidade de vida para seus funcionários e aumento da produtividade. Pessoas que estão passando por mudanças em suas vidas, seja mudança de casa, se casando ou se separando. Famílias que perderam um ente querido ou em crescimento, no caso de gestantes. E pais que querem organizar suas rotinas para passar mais tempo junto com os filhos. A organização pode e deve ser aplicada em todos os aspectos de nossas vidas, assim, todas as pessoas podem usufruir deste serviço.

Fonte: Arquivo pessoal Elaine - Palestra para educadores

 

 

4. A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?                           

Elaine: Com a chegada da minha primeira filha a logística da minha vida mudou bastante e com a segunda gestação, ficou inviável ficar no trânsito por duas horas para chegar ao trabalho. Decidi que era hora de ficar mais tempo com a família e me demiti depois de muitos anos treinando pessoas na implantação de novos sistemas e rotinas de trabalho. Nasci para ser mãe e foi buscando meu propósito de vida que decidi ouvir meu coração e vi que poderia ensinar organização para quem não sabia como fazer ou não tinha tempo para se dedicar a esta tarefa, mas, desejava ter uma vida organizada. Fiz cursos para me aperfeiçoar e desde 2015, atuo profissionalmente como Personal Organizer. Adoro a organização familiar.

 

 

5. O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Elaine: Para ser personal organizer é necessário gostar de organização e de se relacionar com pessoas, de ensinar e principalmente, de aprender. É primordial estarmos atentos a pesquisas e ao mercado como um todo. A criatividade nesta profissão é fundamental. Ler e estudar, deve ser rotina, pois, temos que ter ideias para encontrar soluções para nossos clientes, é disso que eles precisam.

 

 

6. Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Elaine: Um personal organizer pode atuar tanto no mundo corporativo, organizando arquivos, treinando funcionários para terem organização no trabalho, quanto na organização pessoal. O mercado é gigantesco, porém temos que usar a criatividade para buscar clientes, identificando necessidades e oferecendo soluções. O valor é cobrado por diária ou projeto, dependendo do trabalho a ser realizado.

 

 

7. Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Elaine: É muito bom fazer um trabalho e ver rapidamente o resultado positivo na vida das pessoas, ensinar pessoas a fazerem o bem para si mesmas e fazer o próprio horário de trabalho, são coisas que considero muito boas. Uma coisa que não acho boa e precisa ser trabalhada é a ideia de que este serviço é somente para classe A, o que não é verdade. Como já falei anteriormente, a organização deve estar na vida de qualquer pessoa e quem não consegue fazer sozinho, pode contar com a ajuda de um Personal Organizer.

 

 

8. Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Elaine: A dica é começar devagar, organizando seus pertences pessoais. Deixe chaves e carteira sempre no mesmo local. Assim, quando precisar sair, já terá isto organizado e não perderá tempo. Organize alguma coisa em sua vida e sinta a diferença. Tenho certeza que você perceberá uma grande mudança e terá vontade de organizar-se cada vez mais.

 

 

9. Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Elaine: Como adoro organizar para família e crianças, indico a prateleira de livros, pois, fica fácil para as crianças escolherem a história que querem e colocar de volta ao final da leitura. E como tenho duas meninas, indico um organizador de brincos para facilitar a organização destas pecinhas tão pequenas.

Fonte: arquivo pessoal Elaine

É profissional de organizaçāo e quer se especializar, ela tem o curso baby organizer na Casa 3:

 

 

 

Gostou? Entāo acompanhe o trabalho da Elaine através do seu site e redes sociais:

 

www.egobabyplanner.com.br

Facebook

Instagram 

Assinatura