01

Entrevista com as personal organizers Irene Loureiro e Cristiane Rebello

segunda-feira, 11 de maio de 2015

A entrevista de hoje é especial, porque é em dose dupla. Irene Loureiro e Cristiane Rebello sāo sócias da empresa Benfatto Organiza. Elas falaram um pouquinho sobre o início de cada uma e como formaram a empresa. Estou muito feliz por elas terem aceito o convite. Vamos conhecer a trajetória dessas duas grandes profissionais? Preparadas? 

 

1) Kalinka: O que é um personal organizer?

Irene e Cristiane: Para nós, Personal Organizer é um profissional que organiza espaços, tarefas ou processos de ambientes residenciais ou empresariais unindo método, experiência, produtos e treinamento com o objetivo de provocar mudanças de comportamento, que façam seus clientes obterem bem estar e produtividade em suas vidas ou seu trabalho.

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de um personal organizer?

Irene e Cristiane: O trabalho de um Organizador Profissional em residências segue um ciclo de atendimento:

  • A visita de avaliação: Perfil, necessidades, preferências,critérios de descarte, necessidade de aquisição de produtos,definição de responsáveis pela manutenção, explicação do processo de trabalho, etc.
  • Fechamento da venda: Proposta, cláusulas, negociação valores, etc.
  • Execução da organização
  • A visita de retorno para possíveis ajustes, verificar adaptação, reforçar orientação, etc. A Benfatto faz questão de cumprir esta etapa do atendimento.

Em ambientes empresariais o processo de trabalho do Organizador pode envolver mais etapas de planejamento, maior número de responsáveis,maior tempo de execução, etc.

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Irene e Cristiane: Qualquer pessoa pode precisar de um Personal Organizer, no caso da Benfatto o percentual maior de clientes que nos procuram são pessoas que por alguma circunstância em suas vidas entraram em situação de desorganização e precisam de ajuda profissional, exemplo: mudança de residência sem tempo para executar tudo sozinho, uma promoção que exige mais tempo fora de casa e mais organização da residência, mudança de funcionários, nascimento dos filhos, desejo de bem estar, mais tempo livre para si mesmo ou dificuldade com o assunto organização, dificuldade em estabelecer tarefas para si mesmo ou com sua família.

 

4) Kalinka: A quanto tempo vocês trabalham como personal organizer? Por que resolveram ser personal organizer? O que mais gostam de organizar?

Irene e Cristiane: A Benfatto iniciou em Curitiba no final de 2007, em agosto de 2015  vamos completar oito anos de atividade, estamos juntas nesta trajetória e somos as sócias proprietárias, hoje temos uma representação em SP com a Marcelle Loureiro a pouco mais de um ano.

Irene: Eu resolvi entrar nesta atividade porque trabalhava com implantação de sistemas de gestão integrada, eram projetos que exigiam um comprometimento de número enorme de pessoas para tudo dar certo, eu estava saturada disso, a organização de espaços residenciais, tarefas ou treinamento são projetos mais curtos com poucas pessoas envolvidas e que me permite ter mais controle sobre os resultados. Eu gosto muito do treinamento, trouxe isso fortemente da minha experiência profissional, gosto de passar informação adiante, gosto da troca , gosto de gente, e esta atividade me permite isso. Pode parecer estranho, mas, nunca pensei na possibilidade de ser uma Personal Organizer, foi um amigo da família que chegou pra mim e disse que eu era uma Personal Organizer, engraçado isso, fui ler mais sobre o assunto e gostei!!!

Cristiane: Eu trabalhava no negócio da família, mas também estava em busca de um novo caminho. Dali pra frente foi uma loucura porque em Curitiba não tinha nenhum parâmetro pra iniciar esta atividade, não tinha ninguém fazendo isso, mas, tinha o curso da OZ! Organize Sua Vida que nos ajudou bastante no planejamento do negócio.

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Irene: Depois de oito anos no negócio e parte destes anos eu também como palestrante  de um curso de qualificação para Organizadores Profissionais e a Cristiane muito envolvida com a parte operacional da Benfatto, observamos muitas colegas entrando neste mercado e com sucesso, o que todas tem em comum é a "persistência" e o "empreendedorismo", não são características relacionadas à organização,mas,pra quem quer levar isso como negócio eu acho necessário.

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Irene e Cristiane: Tem muito mercado a ser trabalhado,as brasileiras ainda estão iniciando um processo de segmentação de mercado, a médio prazo as especialistas em determinado segmento vão aparecer, algumas já existem, mas, ainda está morno.

Quanto à cobrança de valores não existe certo ou errado, o que pode ser interessante pra quem está iniciando nesta atividade é fazer o cálculo por custo variável, explicando resumidamente: você estabelece um valor hora para o cálculo do seu trabalho operacional, e, soma ao tempo do projeto horas com tarefas que não são operacionais,mas, é trabalho (margem de segurança) +  os custos variáveis. Com o amadurecimento do negócio sua precificação tem que levar também em conta custos fixos, percentuais de investimento e lucro e percentuais de impostos e comissões. 

 

7)  Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Três coisas boas:

  • Conhecer sempre gente nova
  • Trabalhar a criatividade
  • Fazer pessoas felizes

Três coisas ruins:

  • Por vezes cansaço físico e mental,então temos que cuidar da saúde. 
  • Cruzar com pessoas que estão te abordando só por curiosidade e não porque querem a prestação de serviço mesmo.
  • Ter que corresponder à sua imagem de Personal Organizer em relação à organização, um certa cobrança interna.

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Irene e Cristiane: Nosso conselho é estabeleça metas pequenas, um passo de cada vez e comemore quando concluir, não seja chato e exigente com você mesmo.

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Irene e Cristiane: Rotuladora, gabaritos e colmeias de TNT.

 

   

 

Para entrar em contato com a Benfatto, segue abaixo os contatos:

E-mail: contato@benfattoorganiza.com.br
Site: www.benfattoorganiza.com.br
Fan Page: http://www.facebook.com/BenfattoOrganiza
Blog: www.comoorganizar.com.br

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais