Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de empreendedor: José Luiz Cunha

16 de Outubro de 2015 Kalinka Carvalho

Esse mês comemoramos, o dia do profissional de organizaçāo, que foi no dia 3 de outubro. E para comemorar convidei um empreendedor no ramo da organizaçāo, José Luiz Cunha que é proprietário da OZ - Organize sua vida. A empresa tem capital 100% nacional e foi criada com a proposta de desenvolver o mercado de organizaçāo no Brasil. Eles possuem portal, cursos, treinamentos e loja virtual. Conheci o mercado através da especializaçāo de organizaçāo residencial que fiz na empresa e sempre fui admiradora do espírito empreendedor do José Luiz. Vamos agora conhecer os segredos desse empreendedor de sucesso: 

 

José Luiz S Cunha. 56 anos, casado, 2 filhos, Engenheiro. Empresário há 32 anos, sócio de 4 empresas, OZ! Organize sua Vida (e-commerce e treinamentos), Teklamatik (sistemas de gestão), Instituto Indianópolis (atendimento a crianças especiais) e Organize Avante (Eventos na área da organização). É também fundador e Presidente do Conselho da ANPOP (Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade). 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

José Luiz: Um empreendedor precisa ter visão e conhecimento do seu ramo de negócios. Estudar e pesquisar o tempo todo, ser apaixonado pelo seu negócio e ter compromisso com resultados.

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê?

José Luiz: Não tenho um único. São vários, como Stephen Covey, David Allen, Tony Buzan, mais recentemente Brendon Burchard, Jeff Walker e Conrado Adolpho.

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas, compromissos e projetos?

José Luiz: Uso o outlook, no computador, sincronizado com google calendar e meu smartphone. Sou usuário dos smartphones desde o lançamento do primeiro aparelho (antes utilizava as agendas eletrônicas e Palms). O smartphone é sem dúvida a melhor ferramenta para ajudar na sua organização pessoal e no trabalho. Sou um grande fã da tecnologia como instrumento de organização pessoal.

Utilizo muito e sou um grande entusiasta dos mapas mentais. Acho que já fiz perto de 1000 nos últimos 10 anos. Até o ano passado utilizava o Mind Manager, da Mindjet, mas agora estou migrando para o MindMeister.

 

 

4) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

​​José Luiz: Trabalho por volta de 10 horas por dia. Meu dia começa às 7, onde aplico um rápido ritual matutino, que envolve um pouco de meditação, alongamento e exercícios. Depois leio, pesquiso ou trabalho nos meus projetos pessoais até às 9:15. Tomo banho e vou para o escritório, onde fico normalmente até por volta das 20 horas. Meu final de semana é sagrado, e costumo ir com a família para minha casa num condomínio em Ibiúna, onde possuo muitos amigos também.

Arquivo Pessoal José Luiz

 

 

5) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

José Luiz: Sim, pela manhã, e aos finais de semana também. Um livro que estou lendo agora e que é muito interessante é o Uncontainable, do Kim Tindel, Ceo da Container Store. O livro conta a história desse grande empreendedor e como ele criou a loja que é nossa referência principal no mercado de organização. Muito legal!

 

 

 

6) Kalinka: Como é o seu local de trabalho? 

José Luiz: Eu trabalho no escritório a maior parte do tempo, mas muitas vezes em casa e também na minha casa em Ibiuna. Meu escritório está no meu notebook, meu smartphone e algumas ferramentas na nuvem. Seja aonde for, procuro sempre trabalhar num local tranquilo e organizado.

Arquivo pessoal José Luiz 

 

 

7) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 

José Luiz: Sem dúvida. O empreendedor tem uma quantidade muito grande de tarefas e assuntos para gerenciar, e sem organização, eu diria que fica praticamente impossível.

 

 

8) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Hoje eu não viveria sem as seguintes ferramentas:
- Mapas Mentais: Para organizar e estruturar minhas ideias e projetos
- Evernote: Para organizar anotações, arquivos e informações diversas
- Google Calendar e Outlook: Para agenda e contatos
- Minha agenda, minha ferramenta de organização pessoal, ou seja, meu smartphone (hoje utilizo um HTC M9).

Sempre defendi que ninguém pode pensar em ter uma organização mínima, sem uma agenda eficiente. Para uma agenda ser eficiente, ela deve estar sempre com você, e por isso considero, entre outros tantos benefícios, que o smartphone é melhor agenda que qualquer pessoa pode ter.

E ai gostaram? Para conhecer o trabalho do José Luiz, basta acessar: OZ - Organize sua vida e o Avante Organize

  

 

Assinatura