Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer: Paula Chaves

28 de Novembro de 2016 Kalinka Carvalho

Paula Chaves da empresa Hábito de Organizar é a entrevistada de hoje. O que posso dizer sobre ela, uma pessoa incrível, com o coraçāo enorme, com uma energia contagiante e um exemplo a ser seguido como pessoa e profissional. Ela é baiana, mas atualmente mora e trabalha aqui em Sāo Paulo, māe de 2 filhos lindos e como muitas dicas para uma vida mais funcional e saudável. Acredita que a cozinha que é a sua especialidade em organizaçāo, é o coraçāo da casa e quando temos ela organizada mudamos hábitos e conseguimos mais qualidade de vida. 

 

Paula Chaves é baiana e adora morar em São Paulo, trabalhou 12 anos em grandes hotéis de padrão 4 e 5 estrelas em várias cidades do Brasil e a decisão de empreender seu próprio negócio e virar Personal Organizer foi uma das decisões mais acertadas que tomou. Hoje é proprietária da Hábito de Organizar, que tem como missāo: "Facilitar a vida das pessoas através da organização!". É filiada a ANPOP (Associaçāo Nacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade) e hoje além de organizar as casa dos clientes, também realiza workshops, palestras e foi uma das Personais convidadas para palestrar no evento Organiza Brasil que aconteceu em junho desde ano em São Paulo e também uma das palestrantes do Evento Organiza Brasil Digital

 

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer?

Paula: É uma profissional que facilita a vida das pessoas através da organização personalizada, focando sempre em atender as necessidades do cliente. 

 

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Paula: Eu inicio o meu trabalho com uma visita técnica a casa do cliente. Essa visita tem diversos objetivos: entender a necessidade e rotina do cliente, conhecer os espaços a serem organizados, além de ser o momento em que tenho a oportunidade de conquistar o meu cliente ao me apresentar. Essa empatia inicial é fundamental para o sucesso da contratação! Após essa visita eu encaminho o orçamento para a cliente com todas as informações necessárias. E a partir do fechamento, é só organizar a minha sacola de trabalho e partir para a diversão! rs

 

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Paula: Todas as pessoas que desejem pelo menos uma dos itens abaixo:

- que queiram viver de uma forma mais leve;

- que queiram ter mais tempo para fazer o que gosta;

- que busquem uma melhor qualidade de vida;

- que precisem eliminar a bagunça de um cômodo ou de toda a casa;

- que não tenha habilidade para organizar;

- que queiram mudar seus hábitos de organização;

- que não tenham tempo para organizar. 

 

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar? 

Paula: No início de 2013 descobri a existência dessa profissão e então fui me qualificar escolhendo a OZ para isso. Lá eu fiz o curso de Home, Office, Treinamento de Empregada e Mudança. Primeiramente escolhi essa profissão por não exigir um alto valor de investimento inicial e também porque eu queria ser dona do meu tempo e principalmente poder conciliar com a minha vida de mãe. Então, quando eu comecei a trabalhar eu entendi que o meu trabalho ia muito além de colocar os objetos no lugar... eu levava facilidade para a vida das pessoas, aliada a beleza estética a qual muito me agrada! 

Durante esses mais de 3 anos organizando, eu descobri que amo organizar Cozinhas, Espaços Gourmets, Despensa de Alimentos, ou seja, todos os ambientes que envolvam alimentos e também o receber. Hoje foco num público específico, busco as parcerias que também tenham esse público como alvo para captar meus clientes e entrar em suas casa. E a partir daí é comum eu ser chamada para organizar outros ambientes da casa...

Fonte: arquivo pessoal da Paula

 

 

 

5) Kalinka:  O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Paula: Primeiramente gostar de lidar com pessoas, ser verdadeiramente atenciosa e cuidadosa e gostar de ajudar o próximo.  Ser discreta é outro ponto importantíssimo, visto que vivenciamos a intimidade e rotina do cliente. E claro buscar se qualificar, fazer muitos laboratórios e aplicar na sua própria casa para entender e vivenciar a organização.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Paula: O Personal Organizer pode atuar em residências ou empresas e o mercado está aberto para profissionais responsáveis e dedicadas, que respeitem principalmente a privacidade do cliente. No Brasil essa profissão está presente a aproximadamente 10 anos, e de uns 2 anos pra cá acredito que tem sido cada vez mais constante a presença desses profissionais em revistas, programas de tv, eventos....

Existem duas formas de você cobrar pelo serviço:

1 - cobrança por projeto fechado. Nesse formato você prevê quantos dias irá trabalhar nessa organização, passando o valor final para o cliente, porém caso esse número aumente, ficará sob sua responsabilidade a finalização sem nenhuma cobrança adicional.

2- a outra forma é você cobrar por diária trabalhada, com uma informação prévia da quantidade de dias necessários em contrato e com uma cláusula que diga: caso o trabalho tenha variação de tempo para mais ou para menos, o valor será ajustado de acordo com o realizado. Afinal decontas tudo que é combinado previamente com o cliente é justo para as duas partes! 

 

 

7) Kalinka:  Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Paula:

Boas:

1- Ajudo as pessoas

2- Sou dona do meu tempo

3- Conheço pessoas muito legais

Ruins:

Só considero ruim a resistência inicial por parte das funcionárias do lar... Mas ao final viram "amigas" e ficam gratas pela organização realizada, já que isso também facilita o trabalho delas!

 

 

 

8) Kalinka:  Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Paula: Costumam me perguntar se os meus clientes mantêm a organização contratada e eu respondo que manter a organização é uma questão de hábito! Falo isso para todos os meus clientes: crie o "Hábito de Organizar" e você estará sempre no comando das suas escolhas e do seu tempo!

 

 

 

 9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Paula: Organizadores de gavetas e cestas! Não dá para querer organizar uma gaveta sem organizadores, é praticamente impossível!! Principalmente quando falamos de gaveta de cozinha!!!! rs. E os cestos resolvem aquela "baguncinha" de inúmeros produtos em tamanhos variados que ficam soltos pelas prateleiras... Adoro os dois!!

Organizador de Talheres

 

Cestos Organizadores

 

 

E ai? A Paula é um amor né? Para acompanhar o seu segue abaixo seus contatos:

www.habitodeorganizar.com.br

(11) 96099-7713

E-mail: paula@habitodeorganizar.com.br

Facebook

Instagram

You Tube 

 

Assinatura