Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com as personal organizers: Simone Infanger e Cristiana Sanches da Equaliza

13 de Novembro de 2017 Kalinka Carvalho

 

Hoje recebo no blog Simone Infanger e Cristiana Sanches, duas apaixonadas por organização. Para elas, organizar é muito mais do que catalogar e categorizar objetos e alocá-los em caixas de diferentes tamanhos e formas, organizar para elas é otimizar o fluxo do dia a dia do seus clientes. Trabalham com criatividade na medida certa, preservando a personalidade e respeitando os hábitos e os estilos de cada um de seus clientes. Com muito carinho e cuidado e usando técnicas apropriadas, elas organizam e equalizam o fluxo da sua casa e do seu trabalho, buscando facilitar a vida, reduzindo o stress e aumentando a produtividade. Vamos conhecer um pouco da trajetória delas? 

 

 

Simone Infanger é Personal Organizer desde 2009, é Arquiteta e Urbanista há mais de 10 anos. Nesse período acumulou experiências e conhecimentos nas áreas de projetos de reforma e gestão de obras particulares e públicas, entre outras. No campo da organização, realizou auditorias de 5S em canteiros de obras, ordenou escritórios e bibliotecas, assim como residências, com o intuito de otimizar espaço e tempo. Hoje, também é mãe da Catarina, uma criança linda, com os olhos cor do céu, e dedica meu tempo a auxiliar as pessoas a se organizarem melhor, com dicas em seu blog, através de vídeos semanais.

 

 

 

 

Cristiana Sanches é Personal Organizer desde 2015, é Engenheira Civil, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV, há mais de 20 anos no mercado de engenharia. Tem amplos conhecimentos em gestão de recursos e pessoas, técnicas de negociação, planejamento estratégico, sempre com foco nas necessidades dos clientes e nas estratégicas das empresas onde trabalhou. Também é mãe, mas da Jolie, uma cachorrinha muito invocada, cor de mel, e vem dedicando meu tempo ao estudo e desenvolvimento de metodologias de gestão para aumento de produtividade aplicadas aos trabalhos de organização pessoal, residencial e empresarial.

 

 

 

 

1. Kalinka: O que é uma Personal Organizer?

Simone e Cris: Para nós, Personal Organizer é a profissional que transforma a vida das pessoas através da organização. Orienta, de forma prática, como tornar a vida mais leve e prazerosa. Com o espaço físico organizado, as ideias fluem com mais facilidade, ajudando até na solução daqueles problemas mais complicados. E a EQUALIZA, através de nós (Cris e Simone), usa técnicas simples e inovadoras, e desenvolve soluções personalizadas para sempre preservar o estilo dos nossos clientes.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma PO?

Simone e Cris: No nosso caso, nosso trabalho tem início mesmo antes do cliente sentir a necessidade e a importância da organização na sua vida. Mas vocês devem estar se perguntando como isso é possível? Bom, o nosso dia a dia como PO é bem dinâmico. Diariamente desenvolvemos conteúdo para as redes sociais, como posts, vídeos, artigos, material para treinamentos e cursos, etc... Com isso, conseguimos fazer com que nossos seguidores e amigos identifiquem algum conteúdo que desperte neles o sentimento que buscamos, que é a necessidade de uma mudança e uma transformação na vida deles. Depois desse primeiro passo, que o cliente já deu em direção à organização, iniciamos um contato direto com ele, que pode ser por visita ou por Conference Call. Identificadas as necessidades do cliente, montamos um projeto, com alguns processos de organização personalizados, para realinhar suas expectativas e devolver o controle da sua vida e sua rotina. Esse projeto dá origem a um orçamento, que chamamos de Investimento Proposto, e ele sendo aprovado, iniciamos a tão sonhada transformação almejada!

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma Personal Organizer?

Simone e Cris: Bom, nós entendemos que as pessoas que precisam do apoio e trabalho da EQUALIZA. são aquelas que se sentem sufocadas e engolidas pelo dia a dia, sem conseguir cuidar das próprias coisas e muitas vezes da sua família ou emprego. São aquelas que chegam no final da semana reclamando que nem viram o tempo passar por causa da correria, não conseguiram fazer nem metade do que precisavam fazer e que odeiam as segundas-feiras, por que vai começar mais uma semana que será muito estressante e com pouco tempo para elas mesmos. Também são aquelas que simplesmente reclamam que nunca têm o que vestir, mesmo com o closet ou guarda-roupa cheio.

 

 

4. Kalinka: Há quanto tempo vocês trabalham como Personal Organizer? Por que resolveram ser Personal Organizer? O que mais gostam de organizar?

Simone e Cris: A EQUALIZA. é formada por nós, Cris Sanches, PO desde 2015 e Simone Infanger, PO desde 2009. Costumamos dizer que nosso encontro foi, com certeza, providencial! Tivemos uma sensação de realização e propósito que tomou conta de nós quando percebemos que compartilhávamos o gosto pela organização e pelo trabalho criativo e bem feito. Hoje em dia é muito difícil encontrar o sócio perfeito e, para uma empresa dar certo é preciso confiança, dedicação e um compartilhamento mútuo de valores. Foi por ter encontrado tudo isso que resolvemos unir nossas paixões e sonhos comuns. Após tantos anos dedicados ao mundo corporativo, decidimos compartilhar nossas experiências em gestão, principalmente as relacionadas ao aproveitamento do tempo, identificação de prioridades, comunicação interpessoal, melhoria da produtividade e trabalho com processos de organização, com o maior número possível de pessoas. Assim, neste ano de 2017, nasceu a EQUALIZA., a empresa de organização, que preserva seu estilo!

O que mais nos dá prazer em organizar são as residências em geral e os pequenos escritórios. Adoramos a sensação de ver as pessoas utilizando nossos processos e nos falando: Nossa...isso é melhor que ir passear na Disney!!

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma Personal Organizer?

Simone e Cris: Bom, nem precisamos falar que é preciso, pelo menos, gostar de organização, né? Mas, acreditamos que uma característica muito importante para quem quer seguir nessa profissão é o altruísmo - atitude de amor ao próximo ou ausência de egoísmo, também considerada uma doutrina ética, que indica o interesse pelo próximo como um princípio "supremo" de moralidade. Com isso e, lógico, com os cursos certos de profissionalização, você já tem condições de entrar em campo e ser uma ótima e respeitada profissional.

 

Veja alguns trabalhos:

Fonte: Arquivo Pessoal da Equaliza

 

Fonte: Arquivo Pessoal da Equaliza

 

 

6. Kalinka: Onde atua o Personal Organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Simone e Cris: Bom, o Personal Organizer é um profissional muito versátil. Ele pode atuar em várias frentes, desde uma simples organização de agenda até uma mudança residencial ou empresarial. Por exemplo, trabalhar com a melhor idade e com perdas, que chamamos de Pós-Luto, são trabalhos muito nobres e gratificantes, mas que exigem um certo preparo da profissional, uma vez que ela vai lidar com situações que envolvem muito sentimento. Não será um simples descarte.

Se há mercado para a profissão? Sim... Sempre vai existir!!! O desafio é fazer as pessoas enxergarem que precisam desse tipo de serviço.

E como cobramos? Bom, inicialmente, a Equaliza trabalha com valores agregados, para que a cliente entenda que esse serviço é o primeiro passo para a retomada do controle da sua vida. Por isso não chamamos de Custo e sim Investimento

 

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma Personal Organizer?

Simone e Cris: A profissão de Personal Organizer é fantástica, mas assim como todas, tem pontos bons e não tão bons assim. Pois é, os bons, na nossa concepção, são:  trabalhar transformando vidas através da organização; a sensação de dever cumprido a cada serviço executado, vendo o brilho no olhar do cliente é uma coisa incrível; e não podemos negar que o retorno financeiro é bem atrativo também. Já os pontos não tão bons assim, podemos dizer que são:  o desgaste físico, já que trabalhamos geralmente de pé e com frequência abaixando e levantando; a falta de regulamentação da profissão que gera uma desvalorização profissional por parte do cliente; e o último ponto é o tempo médio de retorno dos investimentos para uma estabilidade financeira que é um pouco longo, cerca de 2 anos, pelo menos.

 

 

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores. 

Simone e Cris: Uma sacada muito simples e que faz toda a diferença na hora de manter tudo organizado é SEMPRE DEVOLVER O OBJETO PARA O SEU DEVIDO LUGAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. Dessa forma, a organização, com o tempo, passa a ser um novo hábito. 

 

Elas tem um canal no youtube que vale a pena conhecer com várias dicas:

 

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter. 

Simone e Cris: Organizadores são incríveis e a variedade vem crescendo a cada dia. Trabalhar com organização é muito legal, porque, além de termos a possibilidade de usar nossa criatividade para desenvolver nossos próprios organizadores, sendo eles artesanais ou simplesmente mudando a função de algum organizador, eles devem sempre ser utilizados para somar e não atrapalhar ou entulhar...rs. Por isso, falar de um único produto nos aperta o coração, mas vamos lá.

Quem nunca se perdeu com a infinidade de peças dentro do seu closet ou guarda-roupa? Encontrar aquela peça que você tanto quer vestir naquela data pode ser uma tarefa difícil em meio as tantas alternativas dentro destes móveis. Então, acreditamos que os organizadores de armário são a melhor solução para se ver livre desse aperto rotineiro. Com os produtos certos, nos lugares certos e devidamente etiquetados, o tempo gasto na hora de escolher aquele look ideal facilmente se transforma em poucos segundos.

 

 

E pra quem tiver interesse em dar um upgrade no seu negócio de Personal Organizer, entre em contato com elas pois oferecem consultoria de negócios para personal organizer. Elas valorizam a criatividade, a experimentação e, sobretudo, a rotina e o estilo de seus clientes.

 

Segue abaixo os contatos delas: 

www.equalizaorganizao.com.br

cris@equalizaorganizacao.com.br

simone@equalizaorganizacao.com.br

Facebook

Instagram

Youtube 

 

 

Assinatura