Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com as personal organizers Priscila Sabóia e Ivana Portella

28 de Setembro de 2015 Kalinka Carvalho

Essas sāo as meninas do Rio, com um jeito sempre alegre e divertido, essas duas nāo tem tempo ruim. Elas se uniram e agora buscam ensinar o que aprenderam no mundo da organizaçāo. No curso ensinam: técnicas, demonstramos produtos e dāo várias dicas de como organizar a casa e a vida de forma leve, descontraída e eficaz

 

Ivana Portella é personal organizer e psicóloga. Em sua trajetória profissional passou por áreas que contribuíram para sua expertise, além de alguns empreendimentos próprios. Depois dessas tentativas resolveu tirar um mês sabático e entendeu que sua busca era por trabalhar em algo que levasse bem-estar para as pessoas. Com a certeza de que o bem-estar começa em casa, descobriu o ramo de Personal Organizer, se especializou e buscou o máximo de informações relacionadas ao assunto ou paralelas a ele, como a formação em Professional & Self Coaching que hoje alia não só às organizações residenciais como aos cursos, workshops e palestras que ministra pelo Brasil com a “Seja Personal Organizer”. É também proprietária da Auxilio Luxuoso

 

Priscila Sabóia é personal organizer e administradora de empresas. Especializada em Gestão de Pessoas, trabalhou em empresas de diversos segmentos, mas a "pulguinha" atrás da orelha estava sempre lá. Com vontade empreender e gerenciar o próprio negócio lançou-se no mercado organização profissional, aliando um dom natural ao conhecimento adquirido através de muito estudo e passagens pela área de gestão de várias empresas. No seu último trabalho, teve que lidar muito de perto com produtos organizadores, que aguçaram sua imaginação e a fizeram ter certeza que era aquilo que queria pra sua vida. Hoje, além disso, fez várias especializações relacionadas ao assunto Organização, que hoje alia não só às organizações residenciais como aos cursos, workshops e palestras que ministra pelo Brasil com a “Seja Personal Organizer”. É dona da empresa Reorganize

 

1) Kalinka: O que é uma personal organizer? 

Priscila e Ivana: Uma profissional especializada em criar soluções relacionadas a organização residencial ou empresarial em todos as suas possibilidades, sempre levando em consideração e a personalidade de cada pessoa que viva na casa.

 

 

2) Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer? 

Priscila e Ivana: O trabalho consiste em algumas fases: 

- Observar os hábitos, muito importante para que a organização se mantenha. 

- Conscientizar o cliente que para ter uma vida organizada é necessário ter apenas o que tem utilidade, seja funcional ou emocional, afinal de contas não podemos descartar o que nos faz sorrir só em olhar.

- Encontrar a melhor opção de organização para aquele espaço em relação ao que o cliente usa e de acordo com a frequência que usa, assim a pessoa irá compreender o porquê da organização e também que irá facilitar o dia a dia dela para a manutenção de tudo.

- Depois de tudo organizado, de acordo com o perfil individual de cada cliente, fazemos um tour por todo o espaço para ensinar a ele como ele deve proceder para manter aquela organização definitivamente na vida dele e também como que aquilo tudo que foi feito irá otimizar muito o seu tempo. 

 

 

3) Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer? 

Priscila e Ivana: Todas as pessoas, até mesmo as que são super organizadas. É incrível a capacidade que temos de acumular coisas sem ao menos percebermos. Isso é um dos principais motivos das coisas ficarem fora do lugar, porque o acúmulo ocupa o espaço do que de fato é necessário para nosso cotidiano. Resumidamente, qualquer pessoa que precise melhorar a gestão de seu tempo para utilizar o tempo para fazer coisas realmente importantes: como curtir a família, por exemplo.

 

 

4) Kalinka: A quanto tempo vocês trabalham como personal organizer? Porque resolveram ser personal organizer? O que mais gostam de organizar?

Priscila e Ivana: Bom, somos duas, mas resumindo: uma já era organizada desde pequena e viu isso como uma oportunidade de abrir seu próprio negócio, largando o mundo corporativo para se aventurar como empreendedora. Outra, por falta de organização, mas empreendedora desde sempre, viu na organização uma maneira de melhorar a própria vida e ensinar pros outros como essa mudança pode acontecer. Nós duas fizemos o mesmo curso de organização, éramos da mesma sala, e apor acaso, somente nós duas trabalhamos até hoje nessa profissão. E lá se vão pouco mais de 5 anos...hoje, preferimos a área de treinamentos e palestras, mas amamos organização! Então sabe como é né? Adoramos fazer tudo...

 

 

5) Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer? 

Prisicila e Ivana: PO mais importante é gostar de ajudar as pessoas. Não basta ser organizada ou gostar de fazer isso na sua própria casa. Você não pode imprimir na casa de um cliente a identidade da sua casa. Existem cursos onde você aprende as técnicas de organização além de toda a parte de negócios, necessária para que você vire uma empresária. Afinal, você não se torna apenas uma profissional de organização, mas abre empresa e tem que cuidar de todos os setores como qualquer outro ramo. Nós mesmas, com teorias diferenciadas da maioria, resolvemos criar o nosso curso de Formação de Personal Organizer, aliando nossas formações e experiências anteriores e a bagagem de experiência adquirida na casa de clientes e empresas durante os 5 anos que já trabalhamos com organização.

 

 

6) Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor? 

Priscila e Ivana: A Personal Organizer tem um campo de trabalho muito amplo. Trabalhando com inteligência e entendendo o mercado à sua volta, você entende qual a demanda da sua cidade. Por exemplo: temos profissionais que fazem organizações residenciais, empresariais, de coleções, de documentos e livros, organização voltada para idosos, bebês ou deficientes físicos (todos que precisam de cuidados maiores e atenção aos mínimos detalhes), pós funeral (onde você auxilia a família a tirar tudo da casa de seu parente falecido), organização de mudanças (onde a pessoa pode viajar, entregar a chave da casa antiga e da nova e deixar tudo com a Personal Organizer). Bom, poderíamos escrever um livro só sobre isso...porque todo dia surge uma nova idéia. Só por aí, já dá pra perceber que tem mercado pra todo mundo e que não para de crescer né? 

Preferimos cobrar por projetos. Achamos mais justo ir até a casa do cliente e olhar cada pedacinho, conversar pessoalmente e entender como de fato podemos ajudar aquela família. Aí sim, temos ideia de um orçamento.

 

 

7) Kalinka: Citem 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer? 

Priscila e Ivana: 

Boas: Organizar - para quem gosta de organizar um espaço desorganizado é um mundo à ser desbravado; ver o resultado - Olhar cada coisa em seu lugar não tem preço; Ver a satisfação do cliente: A felicidade e satisfação dos nossos cliente é a nossa principal satisfação e motivação.

Ruins: Espaços sujos: tem locais que organizamos que são sujos em excesso e isso não é muito agradável; carregar peso: somos mulheres... e detestamos depender do homens... logo quando temos peso para carregar colocamos a mão na massa; acho que são só esses dois mesmo...

 

 

8) Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores: 

Priscila e Ivana: Primeiro e mais importante: para organizar sua casa você precisa aprender a se organizar primeiro. Organize a sua vida e assim conseguirá imprimir isso em seu trabalho. Se você não consegue resolver a organização da sua vida e da sua casa, como quer vender esse serviço com segurança?

Para isso crie uma lista com seus afazeres semanais, assim você não irá esquecer de nada e visualizará o tempo que você tem livre para ir organizando tudo aos poucos, até porque não conseguimos organizar nossa bagunça de anos em apenas 1 dia.

 

 

9) Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter: 

Prisicila e Ivana: Cabides finos e do mesmo modelo e cor. Percebemos que o maior problema de espaço das pessoas é nos armários de roupa, e o cabide fino aumenta o espaço, da mesma cor e modelo, facilitam a visualização de todas as peças.

E ai gostaram? Para quem quer se aprofundar, a Priscila e a Ivana ministram cursos e lançaram um CURSO ONLINE de organizaçāo de residências:

Se quiserem acompanhar o trabalhar delas, bastar acessa abaixo os endereços do Seja Personal Organizer. 

 
Assinatura