Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer e blogueira Rafaela Oliveira

20 de Fevereiro de 2015 Kalinka Carvalho

Hoje a entrevista faz parte do ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DE 1 ANO DO BLOG e para comemorar convidei a personal organizer e blogueira Rafaela Oliveira. Tive a honra de conhecê-la na 1ª Conferência Internacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade, o evento aconteceu em 11 de março de 2014, no hotel Grand Mercure Hotel, próximo ao Parque do Ibirapuera em Sāo Paulo. Na ocasiāo ela estava grávida do Arthur. Sou muito fā do trabalho dela e acompanho tudinho, deixo aqui meu agradecimento por ela ter aceitado participar. Vamos parar de tietagem e conferir a entrevista: 

 

Rafaela é formada em Design de Produto e pós-graduada em Design de Interiores. É māe da Alice e do Arthur. Após uma experiência pessoal, onde tentava encontrar uma camisa em seu armário e só conseguiu depois de muito tempo e ainda estava toda amassada, resolveu mudar. Traçou uma meta de organizaçāo em sua vida e gostou tanto que quis se aprofundar no assunto lendo revistas, livros, blogs, reportagens, até que resolveu se especializar fazendo um curso de Personal Organizer. Após o curso desenvolveu o blog Organize sem Frescuras, onde compartilha seus projetos e ajuda as pessoas dando dicas e recomendações. 

 

 
1) Kalinka: O que é um personal organizer?
Rafaela: Personal Organizer é um profissional que auxilia pessoas a organizarem sua vida, sua casa ou seu trabalho. O Personal Organizer capacitado mostrará os benefícios da organização para quem tem dificuldades, falta de tempo ou vontade em se organizar.  O Personal Organizer  aproveita melhor os espaços dos ambientes utilizando técnicas adequadas de organização, sem contar que deixa o ambiente muito mais prático.
 
2) Kalinka:  Você é personal organizer, porém não atua em campo, resolveu colocar seus conhecimentos e técnicas através do blog. Por quê? 
Rafaela: Quando terminei o curso, decidi organizar todos os ambientes da minha casa. O resultado foi tão incrível, que quis passar essa experiência para as pessoas através do blog e mostrar que organizar a casa pode ser uma tarefa divertida e que todos podem fazer numa boa, inclusive com pouca verba. Depois que criei o blog, me envolvi por completo e descobri essa grande paixão que nada mais é do que ajudar as pessoas através da escrita, pode-se dizer que atuo como Personal Organizer, só que de uma forma diferente, interativa e motivadora.
 
3) Kalinka: Como organiza a rotina do blog? Você possui um calendário editorial? Como os conhecimentos de personal te ajudam na organização do blog? 
Rafaela: Eu trabalho com calendário editorial, porém quando surge alguma ideia legal,  acabo pulando alguns posts que estão no calendário. Na verdade, eu vou sentindo a aceitação dos leitores e vou encaixando os assuntos. Os conhecimentos de personal me ajudam a ter disciplina de manter tudo organizado e, para o blog, é fundamental.
 
4) Kalinka: Qual é o seu post predileto no blog? Por quê? 
Rafaela: Gosto de todos, mas a categoria "Meu Cantinho" tenho um carinho especial. Nessa categoria, os leitores enviam fotos do seu cantinho organizado, inspirado nas dicas do blog. Para mim é gratificante receber o carinho dos leitores e ver como as dicas ajudaram na organização do seu cantinho. 
 
5) Kalinka: Há quanto tempo você é personal organizer? Por que resolveu ser personal? O que mais gosta de organizar? 
Rafaela: Esse ano vai completar 3 anos que fiz o curso e que criei o blog. Sou formada em Design de Interiores e amo decorar, mas queria algo diferente para deixar a casa prática e mais funcional, por isso me encantei com a organização. Descobri também que a decoração, organização e limpeza andam sempre juntas. Gosto de organizar de uma forma simples, criativa e sustentável. Não gosto de organizar mala de viagem rss.
 
 
6) Kalinka: O que é necessário para se tornar um personal organizer? Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser personal. 
Rafaela: As boas sāo disciplina, responsabilidade, criatividade e amor. As ruins pessoas não capacitadas a trabalharem como Personal Organizer,  pessoas que só pensam no dinheiro, e aquelas que não fazem uma entrevista com o cliente perguntando suas necessidades, dificuldades e sua rotina diária.

 

7)  Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores e indique algum produto de organização que acha essencial ter: 
Organizar é aproveitar melhor o tempo para ter qualidade de vida. Organize um pouquinho hoje, mais um pouquinho amanhã todos os dias, sem você perceber já criou excelentes hábitos e melhor, uma casa muito mais organizada, prática e feliz!
 
Para conferir as indicações dos produtos organizadores da Rafa, clique aqui e conheça os TOP! 
 
Foto com a Rafaela Oliveira na 1ª Conferência Internacional de Profissionais de Organizaçāo e Produtividade
 
Em dezembro participei no blog Organize sem Frescuras na categoria Meu cantinho, para quem nāo conhece é um espaço especial para os leitores enviarem fotos de seus espaços organizados. Eu participei no especial de Natal mostrando o passo a passo de como montar uma lareira usando caixas de papelāo: confira aqui. 
 
Espero que tenham gostado desse entrevista especial de aniversário. Acompanhe o Blog Organize sem Frescuras:  
 
E-mail: organizesemfrescuras@gmail.com
 

Assinatura