01

Entrevista com a personal organizer: Roberta Andrade

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

A primeira entrevista do blog esse ano é especial, com a personal organizer Roberta Andrade, idealizadora do projeto DIY para Mulheres. Com seu jeito alegre e super autêntico ela ajuda mulheres a se empoderarem ensinando como usar furadeira, trocar um chuveiro, colocar um quadro, entre outras coisas. Atividades rotineiras que muitas vezes sāo "ditas" como trabalho masculino, mas que muitas mulheres podem fazer. Ela é māe de 2 lindas meninas, morou fora do Brasil e já trabalhou em grandes empresas tais como: TAM Linhas Aéreas, DMRH, PLAUT Systems, Johnson & Johnson e AUTOGLASS UK. Ao retornar encontrou seu próposito como personal organizer. Entāo vamos conhecer a trajetória dela: 

 

 

 

Roberta Andrade é formada em Administração de Empresas, habilitada como Organizadora Profissional pelo IAP College (USA), Membro, Conselheira e Responsável pelo Comitê Internacional da ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), voluntária do programa Renovando Espaços que leva organização a obras assistenciais e Instrutora de Reparos Doméstico do DIY Para Mulheres.

 

 

 

1. Kalinka: O que é uma personal organizer?

Roberta: Personal Organizer é o profissional que ajuda outras pessoas a terem mais tempo através da organização. Somos agentes de mudança e levamos a nossos clientes um novo significado para as palavras “não posso” e “preciso”.

 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Roberta: Existe um processo; o profissional precisa entender todo o funcionamento daquele ambiente e sua relação com as pessoas que nele habitam para que juntos possam chegar a um resultado que esteja de acordo com aquilo que traga felicidade e tranquilidade ao cliente. Você passa por várias etapas e cada uma lhe traz um maior conhecimento de si e das “coisas” que você possui.

 

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Roberta: Toda e qualquer pessoa precisa de organização, e toda e qualquer pessoa pode se beneficiar do trabalho de um profissional de organização. Todo mundo tem pelo menos uma área da vida onde é organizado, ou várias, mas há sempre espaço para melhorias em nossas atitudes, objetivos, agendas ou gerenciamento de informações.

 

 

4. Kalinka: Há quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar?

Roberta:  Eu sou uma Organizadora desde que me entendo por gente, mas profissionalmente desde 2015. Venho de uma família muito organizada e eu sempre gostei de “desmontar e jogar” todas as minhas coisas sobre a cama e começar do zero!  Tenho paixão pelo que faço e sempre dou 110% de mim em todos meus projetos!

 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Roberta: Nada e Tudo! Tenho colegas que assim como eu sempre foram organizadas e vieram para este mundo, mas também conheço excelentes profissionais que são (digo eram) muito bagunceiros!!! Eu acredito que ser Personal Organizer é um combinação de Formação (para entendimento e absorção de técnicas e boas praticas), Habilidades Pessoais e muita, mas muita História de Vida. Certa vez ouvi a seguinte frase: Qualquer um, em qualquer lugar, pode carregar os títulos de Personal Organizer, Organizadora Profissional, Consultora de Organização, Expert em Desorganização ou até Profissional de Produtividade. Não há regras, ou testes, licenças ou credenciais necessárias para se tornar um profissional desta área. Porém, por mais que não tenhamos um ritual de formação, um sindicato, um órgão regulamentador, não significa que não existam melhores praticas e ética dentro de nossa profissão e que é possível sim sermos confiantes e legítimos como organizadores profissionais!!!

 

 

6. Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Roberta: O Personal Organizer pode fazer trabalhos residenciais, empresariais, pessoais, treinamentos, palestras, Webinários, e sim é um mercado imenso, basta saber escolher com qual publico você deseja trabalhar e focar em divulgar seu produto para seu público ideal. Os valores variam de região para região, e a HEKATÊ possui alguns pacotes de serviços para atender diversos tipos de públicos. Veja alguns dos serviços que ela oferece: 

 

7. Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Roberta: Cada dia é uma nova historia, uma nova experiência, um novo aprendizado. Porém ser empreendedor é não ser dono do próprio tempo, é fazer sacrifícios e escolhas a todo tempo e nosso mercado ainda é muito novo, o que por vezes pode ser uma barreira, mas outras vezes significa que podemos moldar o mercado a nosso bel-prazer.

Aniversário de 1 ano da empresa Hekatê

 

 

8. Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Roberta: Minha dica favorita é a da Mágica do Microondas, use este tempo para organizar a gaveta de talheres, dobrar os panos de prato, organizar uma prateleira da geladeira...Você ficará surpreso o quanto é possível fazer em 1 minuto!

 

Ah veja esse vídeo sobre organizaçāo para canhotos: 

 

 

 

9. Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Roberta: Agenda – todo e qualquer ser humano precisa saber de seus compromissos, sejam eles quais for. Eu uso o Google Agenda compartilhado com meu time e minha família.

 

 

"Sempre me dividi entre família, estudos e trabalho (e Voleibol, claro!!!) e foi assim que descobri que minha organização e capacidade de planejar com eficiência não eram apenas habilidades úteis mas sim necessárias, por isso quero poder ajudar outras pessoas a viver uma vida livre de itens desnecessários (tralhas!) e de estresse, e ter uma vida sob controle e ORGANIZADA!"

 

Veja a participaçāo da Roberta Andrade no Programa É de Casa da Rede Globo:

CONFIRA A AGENDA DE CURSOS PARA 2018!

A próxima turma em Sāo Paulo é dia 20/01 :) 

 

 

Acompanhe a Roberta das Redes Sociais:

www.hekate.com.br

Facebook

Instagram

Youtube

Twitter

DIY para Mulheres

Facebook

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais