Para receber atualizações e novidades:

Blog

Vida de empreendedor: Silvia Pahins da Patoá

11 de Setembro de 2015 Kalinka Carvalho

Hoje é dia de entrevista com o empreendedor e a convidada é uma pessoa muito especial, que tive o prazer de conhecer pela internet através do evento Innovation Experts 14 que muito me ajudou e inspirou. Silvia Pahins é empreendedora e coach e ajuda as pessoas a tirarem seus planos do papel. Seu objetivo agora é usar e abusar da sua experiência e contribuir para colocar ideias em ação. 

 

Silvia Pahins é graduada em Design e em Comunicação Social, especialista em Comunicação social e Marketing, Mestre em Marketing pela Universidade de Coimbra, Portugal. Ela fundou a Patoá que oferece programas de educaçāo online como: Escola de Inovação em Negócios, Empreenda Com Propósito e Trilhas - Coaching de Carreira. Atualmente ela trabalha como coach de carreira e consultora de inovação em negócios. Doutoranda em Marketing e Estratégia em Portugal, sempre navegou no mundo do design, comunicação e empreendedorismo inovador. Tem como propósito ajudar as pessoas a tirarem suas ideias da gaveta e colocarem em ação!

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Silvia: Antes de falar sobre as características, gostaria de explicar qual meu conceito de empreendedor. Considero empreendedor todos que colocam suas ideias em ação, que realmente fazem acontecer. Desse modo, empreender é muito mais que abrir um negócio, é você realizar seus projetos, implementar inovações, fazer acontecer na sua própria carreira. Nesse sentido, considero essencial que o empreendedor desenvolva o autoconhecimento, pois a partir disso ele terá mais clareza sobre seus recursos internos, como seus talentos e competências, e sobre seus valores, tomando decisões e fazendo escolhas de maneira muito mais consciente e alinhada com sua própria essência. Além disso, o empreendedor precisa ser persistente, saber lidar com frustrações e desenvolver uma mentalidade com foco em soluções. Todas essas características podem ser desenvolvidas, mas exigem um grau de comprometimento do empreendedor. Contudo, ao ter clareza de quem ele é, onde quer chegar, qual seu propósito o empreendedor tem muito mais chances de obter sucesso e realizar grandes feitos fazendo a diferença no mundo. 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê? 

Silvia: Sempre gostei de muitos assuntos diferentes, por isso seria difícil citar uma referência apenas. No marketing, muito me inspira Christian Gronroos, um teórico que faz parte da Escola Nórdica de Marketing, e que lidera o desenvolvimento teórico da área. Muito do que aprendi durante o doutorado foi baseado em seus estudos, são estratégias e modos contemporâneos de pensar o marketing e a inovação, e hoje ensino isso de forma prática para alunos do curso Escola de Inovação em Negócios. Mas também gosto muito de alguns empreendedores digitais, que trabalham com marketing de uma forma diferente, como a Marie Forleo ou o Dale Partridge.  Já quando o assunto é desenvolvimento pessoal, sou muito grata ao trabalho realizado pela Paula Abreu, fui sua coachee e tudo que aprendi com ela realizaram grandes mudanças na minha vida pessoal e profissional.  

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas, compromissos e projetos?

Silvia: Possuo um planejamento de médio/longo prazo, que está alinhado com meus planos de vida. Assim, tenho um plano mais definido para o ano, pontuando ações principais que serão desenvolvidas em cada mês. Mensalmente organizo minhas semanas e as atividades que devem ser realizadas em cada uma delas. Diariamente começo o dia planejando o que deve ser feito para que aquele dia tenha valido a pena e eu tenha dado passos em direção aos meus sonhos. Sinto-me bem organizando dessa forma, pois o foco é sempre nos objetivos de maior prazo e mantenho uma organização mais fluida, que se ajusta as minhas necessidades, como uma viagem ‘’de última hora’’ por exemplo (rs).

 

4) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos?

Silvia: Hoje, me dedicando apenas a Patoá, consigo fazer uma boa gestão das atividades diárias. Durante as manhãs costumo ir a academia, deixar o filho na escola, voltar para casa e fazer o almoço. Por volta de 13h começo o dia de trabalho que, geralmente, se encerra às 17h. Esse é o tempo necessário para produzir conteúdos gratuitos da Patoá, assim como dar suporte aos alunos, gravar aulas. Na sexta à tarde a rotina muda um pouco, pois costumo dedicar a estudos, seja de livros ou de algum curso que esteja fazendo no momento. Já noites e fins de semana são totalmente dedicados a família, passeios pela cidade e pelo país. 

Arquivo Pessoal da Silvia

 

5) Kalinka: Você costuma reservar tempo para ler ou estudar? 

Silvia: O estudo é parte da minha profissão, preciso e gosto muito de estar sempre aprendendo algo novo e que possa ser partilhado com meus alunos e coachees. Por isso, ler algo ou assistir a algum curso ou documentário acaba muitas vezes sendo parte da própria jornada de trabalho. À noite, antes de dormir também é um momento em que a leitura é muito bem-vinda. Atualmente, estou relendo o livro ‘’Quem Pensa Enriquece’’ de Napoleon Hill. Esse é um livro que indico também aos alunos do curso Empreenda Com Propósito, especificamente no módulo em que tratamos de Mindset.

 

6) Kalinka: Como é o seu local de trabalho? 

Silvia: O modelo de negócio da minha empresa permite hoje que eu possa trabalhar de qualquer lugar. Esse ano mesmo, enquanto estava fazendo um lançamento de curso estive em viagem e ter essa mobilidade é uma grande conquista. No entanto, o local de trabalho mais comum costuma ser minha própria sala, passo as tardes só em casa e posso aproveitar o espaço que possuo para trabalhar, sem precisar pegar trânsito ou ter que calçar saltos altos (rs). Nesse espaço possuo algumas decorações diferentes, que acabam servindo também de cenário para gravação de palestras e aulas. Isso é legal porque acaba tornando a minha comunicação com alunos e coachees ainda mais próxima, já que a cada novo vídeo temos esse encontro em um ambiente que leva o meu toque pessoal e onde decorre minha própria rotina. 

Arquivo Pessoal da Silvia

 

7) Kalinka: Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 

Silvia: Com certeza! Organização não só no sentido de organizar agenda ou espaço de trabalho, mas de organizar sua direção. Ou seja, organizar exatamente quais são suas metas, definir os passos necessários para alcançá-la e traçar um plano de ação.

 

8) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Por mais que existam diversas opções tecnológicas, não dispenso meu caderno! Ele serve não só para anotar minhas ideias, como para planejar minhas atividades diárias. É uma delícia poder escrever nele todos os dias a mão, sem precisar estar conectada e sem estar recebendo dezenas de notificações. Também utilizo o calendário do Google como forma de marcar compromissos semanais e mensais, mas a organização diária é mesmo em papel. 

Uma dica para que você seja muito mais produtivo é aumentar seu nível de clareza sobre o estilo de vida que quer ter, quem você quer ser. Quando temos isso claro, fica muito mais fácil dizer ‘’não’’ aquilo que não irá nos levar em direção aos nossos sonhos e a vida que queremos. A produtividade, sem dúvida alguma, começa com a clareza do caminho que você quer seguir.

Veja o vídeo abaixo e entenda porque é importante empreender com propósito e como a Patoá pode te ajudar: 

Para conhecer e acompanhar o trabalho da Silvia segue abaixo seus contatos:  

Site

Facebook

Instagram

 
Assinatura