Para receber atualizações e novidades:

Blog

Entrevista com a personal organizer Tatiane Melo

10 de Agosto de 2015 Kalinka Carvalho

Olá Pessoal, hoje é dia de entrevista com a Personal Organizer. A convidada de hoje é Tatiane Melo do blog Organizando sua Casa. Eu conheci ela pelo instagram e nos tornamos grandes amigas. Tenho a honra de apresentar para vocês um pouquinho do trabalho dela, pois em breve teremos muitos novidades pois nos tornamos grandes parceiras. Aguarde super novidades dessa dupla dinâmica, hehehehe. 

 

Tatiane Melo, Graduada em Marketing, especializada em Marketing Digital e Marketing de Relacionamento. Atua como consultora em produtividade desde 2010 e Consultoria em Organização de Ambientes desde 2014. Criou o Instagram @organizandosuacasa com o objetivo de ajudar as pessoas com dicas de organização, também é editora do Blog Organizando Sua Casa. Recentemente lançou o E-Book "Organização Digital para Facilitar Sua Vida". Membro e Colaboradora da ANPOP. Coordenadora Comercial em uma empresa de Tecnologia. Casada, tem uma filha de 1 ano e 7 meses, mora em Santos, litoral de São Paulo.

 

1. Kalinka: O que é e o que faz uma personal organizer?

Tatiane: A Personal Organizer, ou Consultora de Organização, é uma profissional que promove melhorias na vida das pessoas por meio da organização. Quer seja de um espaço físico, digital ou na rotina e vida das pessoas. É de fato um trabalho maravilhoso, pois como Personal Organizer, vejo que faço a diferença na vida das pessoas e promovo o bem estar delas e de sua família. 

 

2. Kalinka: Como funciona o trabalho de uma personal organizer?

Tatiane: Bom, eu agendo uma entrevista com o cliente onde avalio o ambiente a ser organizado, a rotina dele, as expectativas quanto a organização e o que mais o incomoda no ambiente como está. Feito isso, estudo as possibilidades e apresento ao cliente como conduziremos o projeto dele, incluindo quanto tempo levará para concluir esse projeto. Por fim, após aprovado, inicio o projeto bem como sugiro os itens organizadores que podemos utilizar para o ambiente. No fim do projeto explico ao cliente as técnicas utilizadas para que possa realizar manutenção, deixo fotos do ambiente organizado para que ajude ele a manter, entre outras coisas. Meus "mimos" vão de acordo com o que enxergo que o cliente precisa para que o investimento dele, dure para sempre. Afinal, é isso que nós desejamos.

 

3. Kalinka: Quem são as pessoas que precisam de uma personal organizer?

Tatiane: Sem dúvida, de cara, considero as pessoas que tem dificuldade de ter uma qualidade de vida por conta da bagunça. Depois, pessoas que gostam de organização mas não sabem como se organizar, pessoas que tem pouco espaço e precisam da metodologia de uma Personal Organizer para otimizar os espaços e por fim, aquelas que possuem muito espaço, mas também muitas coisas e não sabem por onde começar. Ou seja, todas as pessoas um dia precisam de uma Pesonal Organizer em suas vidas, risos.

 

4. Kalinka: A quanto tempo você trabalha como personal organizer? Porque resolveu ser personal organizer? O que mais gosta de organizar? 

Tatiane: Trabalho há cerca de um ano com Organização de Ambientes, há cerca de 4 anos me especializei em produtividade. Por implantar fluxos e processos para execução das tarefas da minha equipe, observei que se os fizesse de forma que evitasse retrabalho e execuções que não fossem produtivas, ou seja, não trouxesse nada de significativo para empresa tudo seria mais fácil e de fato, foi! E aí que minha paixão por organização começou. Depois que casei e minha filha nasceu, minha organização precisou refletir na minha casa e na rotina da minha família, senão provavelmente enlouqueceria. O mais engraçado é que tudo começou porque na casa que morava tinha pouco espaço para armazenar as coisas, e não me conformava em ter tudo "amontoado". O fim disso foi uma paixão avassaladora por organização de ambientes e resolvi me especializar também. Hoje atuo na minha região com consultorias presenciais, e online com minhas clientes de outras regiões que não consigo atender presencialmente. Por isso posso dizer que sou personal organizer, por opção. Amo ajudar as pessoas a organizar suas vidas, e por isso criei o Blog e o Insta, para que as pessoas possam se beneficiar de algumas dicas, sugestões e inspirações. Eu amo organizar, qualquer coisa! 

 

5. Kalinka: O que é necessário para se tornar uma personal organizer?

Tatiane: Muito estudo e dedicação! Ainda não é uma profissão regulamentada, por isso não existem cursos profissionalizantes. Porém existem, cursos livres, que aqueles que tem interesse podem fazer. Porém é um trabalho que exige muito estudo, atualização constante e dedicação, pois há todo momento precisamos nos superar e estar preparados para os desafios que vamos enfrentar ao auxiliar nossos clientes.

 

6. Kalinka: Onde atua o personal organizer? Há mercado para a profissão? Como é cobrado o valor?

Tatiane: Ele atua em todos os lugares! Residências, escritórios, lojas, supermercados, computadores, tablets e celulares. Tudo é possível do Personal Organizer atuar. O mercado está em ascensão no Brasil, contratar um Personal Organizer, está em alta. O valor varia de acordo com a região, e por profissional, pois os mais experientes e conhecidos cobram de forma diferente. Existem profissionais que cobram por hora, outros por dia, outros por projeto.

 

7. Kalinka: Cite 3 coisas boas e 3 ruins de ser uma personal organizer?

Tatiane: as boas é que você tem a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas e aprender com a história de vida delas, todos os dias você volta para casa com a sensação de dever cumprido e tenho a oportunidade de realmente fazer a diferença na vida das pessoas. As ruins é que minha coluna dói! risos

 

8. Kalinka: Dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores:

Tatiane: Se você não lembra a última vez que usou "TAL COISA" é porque você não precisa dela. Por isso, desapegue!

 

9. Kalinka: Indique algum produto de organização que acha essencial ter:

Tatiane: Cestos organizadores sem dúvida, são um coringa. Podem ser utilizados em todos os ambientes, tanto dentro como fora dos armários e até mesmo na geladeira. Existem inúmeras marcas, e muitas com preço acessível! Recomendo.

Cestos organizadores

 

Eu espero que tenham gostado da entrevista. Aguardem pois em breve você verá outros projetos meu com a Tati. Se quiser acompanhar o trabalho dela ou contratá-la, segue os contatos:

Site: www.organizandosuacasa.com.br

E-mail: contato@organizandosuacasa.com.br

Instagram: @organizandosuacasa

Assinatura