No dia 02 de agosto estive na Mega Artesanal 2019 em Sāo Paulo, uma feira completa, com a participação de cerca de 400 expositores, dentre eles Indústria, Comércio, Ateliês, Confeiteiros e Artesãos. Ela oferece infinitas oportunidades para quem gosta de fazer artesanato. Em 2017 eu fiz a cobertura da feira, mas em 2018 estava grávida da Laís e com 8 meses nāo tive condições de ir. Nos 38 mil m² do São Paulo Expo, na zona sul aconteceu milhares de cursos, demonstrações, lançamentos e venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros e negócios. Essa já é 15ª edição da Mega Artesanal, uma das maiores feiras de artesanato da América Latina. O artista plástico especializado em arte de papel Vlady Deolindo, do Ateliê do Vlady foi o curador do Boulevard das Artes, espaço com 15 ateliês decorados. Nāo era uma exposiçāo e sim uma rua inspirada na charmosa arquitetura parisiense, onde aconteceram debates, palestras e atividades variadas. A ideia era que os visitantes vivessem uma grande experiência.
Eu como māe fui acompanhada da Laís, minha filha que tem 11 meses. A feira proibe a entrada enores de 12 anos, exceto lactentes de até 2 anos, onde me encaixo. Lá tinha o Espaço Bebê com trocador e poltrona para amamentar.
Uma das novidades desse ano foi a parceria com o “Mãos e Mentes Paulistanas”. Ele é um programa de artesanato que foi lançado em março desse ano e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Eke tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manuais paulistanos. A iniciativa promove uma série de atividades para fortalecer o ecossistema de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.
Veja alguns stands que vi por lá, e alguns detalhes:
O Elo 7 é um dos meus stands (site) favoritos, gosto muito de comprar coisas para a minha pequena através dele. Eles ofereceram uma gama de palestras:
Como a feira é muito grande ela foi dividida em 7 setores, representados por cores nos tapetes:
- Pátio da Indústria (roxo): reuniu empresas como: Singer, Tok e Crie, Janome, Condor, Dremel e Feltros Santa Fé.
- Paço do Comércio (vermelho): programas de TV e empresas voltadas para o comércio de artesanato, tais como: Elo7, Peter Paiva, Ana Cosentino, Vitrine do Artesanato, African Artesanato, Ateliê na TV, Arte Brasile Arte Fácil.
- Espaço Patchwork (verde): reuniu principalmente expositores que trabalham com patchwork, quilt e bordados. Nesse espaço, eram vendidas peças como bonecas de pano, colchas, toalhas bordadas, réguas, bolsas, além de projetos para serem executados em casa.
- Espaço Ateliê (amarelo): reuniu editoras do segmento artesanal (como a Ambientes e Costumes e a Quenn Books), além de peças em biscuit e produtos voltados para o público geral da feira, como caixas decoradas, carimbos e embalagens para lembrancinhas.
- Praça do Artesão (azul escuro): pequenos e médios artesãos apresentaram trabalhos diversificados, como peças de vestuário, acessórios e peças utilitárias.
- Artesanal Confeitaria & Festa (azul claro): foram apresentadas mesas montadas, artigos de festa e lembrancinhas. Além disso, o visitante interessando em confeitaria teve a oportunidade e participar de cursos na área.
- Espaço Corte e Costura (verde): esteve presente vários ateliês voltados para vestuário, além de comerciantes de artigos para costura e aviamentos.
Informações:
Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras do setor, com ênfase na oferta de cursos, oficinas e workshops para capacitação e reciclagem de técnicas e de espaços de inspiração, com exposições, simulações de ambientes, instalações etc.
Data: 02/07 a 07/08/19
Local: Sāo Paulo Expo Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda São Paulo/SP
Horário:
Dia 02 de Agosto, Das 9h00 às 20h00
Entrada de Lojistas: 9h00
Entrada do Público: 14h00
De 03 a 07 de Agosto: das 10h00 às 18h00
Ingressos: Inteira: R$ 24,00 / Meia-entrada: R$ 102,00
Vans gratuitas saindo da Rua Anita Costa, ao lado do metrô Jabaquara, até o local do evento
Rede Sociais: