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Como atualizar e organizar seu perfil no LinkedIn

13 de Março de 2017 Kalinka Carvalho

 

Estamos em uma fase bem complicada do nosso país, ainda sofremos com a crise financeira e muitas pessoas ainda estāo procurando emprego. Já fiz um post dando 5 dicas de como organizar seu plano de carreira e hoje resolvi fazer um post falando sobre o LinkedIn. Você já usa? Somente quem está procurando emprego é que deve usá-la? Linkedin é só para donos de empresas e CEOS? Essa e outras perguntas sāo as principais feitas sobre a rede. 

 

Recentemente estive pela 3ª vez na sede do LinkedIn em Sāo Paulo para saber sobre as novidades, faço parte do Grupo LinkedIn de A a Z do Cristiano Santos um dos maiores grupos de debate sobre essa redeSou consultora em organizaçāo pessoal e auxiliar meus clientes a entenderem a usabilidade das redes sociais e como usarem elas a seu favor é um dos meus objetivos. Sou uma usuária bem ativa na ferramenta, e apesar disso nāo estou procurando emprego, uso para divulgar meu conteúdo, fazer contatos e parcerias de negócios e encontrar oportunidades, ou seja, todo mundo pode usar e nāo precisa ter cargo de chefia para usá-la.  

 

 

O que é o LinkedIn?

É uma rede social de negócios, uma rede profissional. Foi fundada em 2002 e lançada em 5 de maio de 2013. Você pode usá-lo para:

  • Encontrar um emprego
  • Fazer contato com parceiros
  • Anunciar vagas
  • Divulgar seu produto
  • Discutir sobre o seu mercado 
  • Networking 
  • Encontrar clientes 

 

Como usar? 

No LinkedIn você faz conexões e nāo amigos, por ser uma rede profissional. Isso possibilita a integraçāo de pessoas com interesses profissionais semelhantes ou complementares. Ele passou a ser mais que apenas outra rede social e se transformou em uma ferramenta de marketing pessoal e networking, garantindo assim oportunidades e crescimento profissional. Muitos  headhunters ou caça-talentos de empresas de recrutamento usam o LinkedIn para buscar profissionais. 

 

O que preciso?

  • Foto de perfil
  • Tītulo 
  • Url personalizada 
  • Informações de contato
  • Resumo
  • Experiência Profissional
  • Formaçāo Acadêmica 
  • Trabalhos Voluntários 
  • Competências
  • Recomendações 
  • Conquistas 

Essas sāo as principais informações que você pode ter em seu perfil, cabe a você saber qual a estratégia irá usar. 

 

Como organizá-lo?

Importante é sempre mantê-lo atualizado seja você estando empregado ou nāo. Foto profissional é fundamental, sabe quando se arruma para ir a uma entrevista de emprego, entāo tira uma foto e coloque em seu perfil. Foi feita uma pesquisa que apontou  que perfis com foto são 14 vezes mais vistos. Complete tudo o que for solicitado e pesquise pessoas e interesses na ferramenta. Se for estratégico para você, tenha seu perfil em mais de um idioma. 

Para se destacar: 

  • Faça parte e participe dos grupos; Recomendo para os profissionais de Organizaçāo o Grupo Personal Organizer Brasil.
  • Compartilhe conteúdo relevante; Veja meus artigos no Pulse.
  • Interaja com outros profissionais;
  • Faça pesquisas sobre oportunidades profissionais.

 

Você pode escrever artigos para o Pulse, que é um agregador de conteúdo do LinkedIn e assim mostrar sua autoridade no assunto. Já fiz um post aqui no blog com os meus conteúdos publicados

Fonte: Freepik

 

Uma outra ferramenta que gosto muito é o Slide Share, lá eu hospedo todas as minhas palestras e apresentações e elas estāo vinculadas ao meu perfil no LinkedIn.

 

Em 19 de janeiro de 2017 foi lançado o novo design do LinkedIn. Chriss Pruet diretor de engenharia do LinkedIn, diz que essa foi a maior mudança sofrida pela rede social desde que surgiu em 2002.  

 

 

Conheci em minha última visita o SSI (The Social Selling Index) e ele indica seus esforços dentro do Linkedin baseado em algumas métricas:

 

Fonte: https://www.linkedin.com/sales/ssi

 

1. Estabeleça sua marca profissional: complete o seu perfil do LinkedIn, peça recomendações, interaja com suas conexões e divulgue conteúdos relavantes.

2. Localize as pessoas certas: pesquise parceiros e clientes na rede e aproveite as visitas recebidas estratégicamente. 

3. Interaja oferecendo insights: converse com seus contatos e participe dos debates dentro dos seus grupos de interesse.  

4. Cultive relacionamentos: envie convites a pessoas, estabeleça contatos relevantes e fale com as pessoas certas. 

 

Se precisar de ajuda para dar um up grade no seu LinkedIn recomendo os profissionais Catarina Pierangeli, Paulo SilvestreEllen Freire Melo, todos sāo especialistas em LinkedIn e poderāo te ajudar. 

 

 

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