01

Resenha: Casa Organizada da Thais Godinho

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Já fiz um post aqui no blog com a resenha do primeiro livro da Thais Godinho o Vida Organizada, hoje venho falar no segundo livro dela: Casa Organizada.

 

Nesse livro Thais quebra o paradigma que é necessário muito tempo para deixar a casa em ordem.  Diferente de arrumar a casa, organizar vai te trazer grandes benefícios para que sua casa seja seu aconchego e refugio. Perceberá que pode ter a casa em ordem mesmo com uma rotina cheia de compromissos. No livro você aprenderá:

 

- Criar um sistema de organização através de ações diárias;

- Aliar cuidados da casa, trabalho e estudos;

- Que deve pedir ajuda ao parceiro (a) e que ambos devem cooperar nas tarefas de com a casa e filhos;

 

Com uma linguagem simples e descontraída, a Thais parece conversar com você durante a leitura, fazendo você refletir,  responder aos questionamentos e realizar as atividades propostas.

Eu por exemplo, nāo gosto muito de cozinhar, mas há pessoas que amam, então cada rotina é diferente.  Quando fala de destralhar, Thais comenta sobre um processo que deveria ser ensinado a todos as crianças, ao entrar um novo brinquedo um antigo sai, com isso os pais estarão criando crianças mais conscientes e independentes.

 

No livro Thais compartilha lista e passo a passo das atividades da casa para que possamos ter referência: Menu Semanal, Planejamento Semanal, Anual, etc. Aqui no blog na parte de downloads tem vários listas e checklists para baixar gratuitamente.

 

 

O livro tem 6 capítulos:

  • Cap. 1: A casa como nosso santuário
  • Cap. 2: Destralhar é o primeiro passo
  • Cap. 3: Como organizar cada cômodo
  • Cap. 4: Arrumar a casa é terapêutico
  • Cap. 5: Mantendo a casa em ordem
  • Cap. 6: Curtindo a casa que tem


Meu trecho favorito:

“Quando eu falo em destralhar a casa, significa, apenas dar valor aos objetos que sāo importante. Porque, quando guardamos tralha, nāo conseguimos valorizar o que temos e aquilo do que gostamos de verdade”.  

Reconhecer o que é tralha, os passos para se organizar, as dificuldades do dia a dia, o que fazer com objetos que nāo quer mais, definir as funções de cada cômodo e o local correto para cada coisa.  A Thais fala de tudo isso no livro e te ajuda no processo.

Ter a casa que sempre sonhou, só depende de você!  Quais as lições que tiramos desse livro? Em primeiro lugar que a casa é que deve nos servir e não nos a ela. Segunda lembre-se que a casa que aparece na capa de revista foi produzida e não estaria daquele jeito se tivesse gente morando nela.

 

Foto de autoria de Kalinka Carvalho

 

Se ainda nāo viu, aqui no blog tem indicações de livros de organizaçāo, decoraçāo, limpeza e produtividade: post 1 e post 2

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais