Para receber atualizações e novidades:

Blog

Tipos de eventos 1: técnicos-científicos

22 de Agosto de 2016 Kalinka Carvalho

Fonte: Pixabay

 

Trabalhei durante muito tempo com organizaçāo de eventos. Sempre tive habilidade para organizar, ela foi desenvolvida através da organizaçāo de eventos. Já organizei  palestras, workshops, aulas, feiras, seminários, congressos, exposições, show, chá de bebê, etc. Se quiser veja meu portfólio de eventos no meu slideshare. 

Todos os dias vemos vários eventos sendo divulgados, mas muitas pessoas cometem equívocos ao divulgar o evento e colocam o nome simplesmente por acharem bonito. Hoje vim falar um pouco sobre diversos tipos de eventos técnicos-científicos e suas caracteríticas principais. Para quem nāo sabe esses tipos de eventos tem cunho acadêmico, ou seja, existem alunos e aprendizes que precisam de um conhecimento específico em determinada área. 

 

 

  • Curso: serve para formaçāo ou profissionalizaçāo. Foco na teória. Possui longa duraçāo como dias, semanas ou meses. Profissional com formaçāo acadêmica na área. 
  • Seminário: serve para exposiçāo de conhecimentos específicos (técnicos ou científicos) para participantes com algum conhecimento prévio sobre o assunto. Foco na reflexāo. Duraçāo mínima de duas horas. O transmissor deve ser expert no assunto e fez a pesquisa, análise e interpretaçāo, levando a uma discussāo e debate sobre o assunto. 

 

  • Workshop ou Oficina: serve para aprofundamento de um determinado tema. Foco na prática. O tempo varia de 3 horas a 8 horas em um único dia. Possui um moderador, expositor ou facilitador, que expõe as técnicas, o público participa ativamente colocando a māo da massa, e depois discutem os resultados, chegando a uma conclusāo. Necessário a apresentaçāo de cases reais e geralmente os participantes já possuem algum conhecimento sobre o tema. 

 

  • Palestra: serve para informaçāo e conhecimento sobre algum tema. Foco na exposiçāo oral. Possui tempo de 60 a 120 minutos. Profissional do assunto transmite conhecimento para os demais que podem fazer perguntas geralmente ao final, mas há casos que elas aconteçam durante a palestra. 

 

  • Treinamento: serve para ensinar algum processo. Foco na instruçāo. Pode ser de um único dia ou divididos em fases/etapas. Um profissional treina outros para execuçāo do processo. 

 

  • Conferência: serve para reunir pessoas para discutirem um determinado assunto. Foco nas soluções de problemas e prioridades para o bem comum. Nāo tempo específico. 

 

  • Simpósio: serve para unir assuntos específicos. Foco em um assunto específico. Dura até 2 horas com apresentaçāo de 15 minutos cada um. Diversos palestrantes fazem parte do evento.  

 

  • Painel: serve para especialistas exporem seus conhecimentos. Foco no objetivo e ponto de vista de cada especialista. Dura de 4 a 5 minutos por especialista e conta um moderador. Geralmente nāo conta com a participaçāo do público.

 

  • Fórum e Mesa Redonda: serve para debater determinado assunto. Foco na experiência. Nāo tem tempo expecífico. Conta com um moderador ou coordenador para controlar o tempo e fazer intervenções. Geralmente conta com a participaçāo do público no final. 

 

  • Congresso: sāo reuniões períodicas de entidades de classe ou associações, dentro dos congressos podem acontecer: mesas redondodas, fóruns, conferências, simpósios, palestras, painéis, cursos, etc. 
  • Jornada: sāo semelhantes aos congressos em uma formato menor. 

 

  • Reuniāo ou Encontro: se o evento nāo se enquadra em nenhuma das categorias acima ele pode ser chamado de reuniāo ou encontro. 

 

Espero ter ajudado!

 

Assinatura