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3 dicas para gerenciar seu tempo

04 de Dezembro de 2015 Kalinka Carvalho

Oi pessoal, você se já se perguntou: “Nossa tenho tantas coisas para fazer, nem sei por onde começar?”. Hoje recebo uma convidada no blog para falar do assunto a especiliasta em gestāo do tempo vai dar algumas dicas de como se organizar e fazer a o gerenciamento do seu tempo. Planejamento e prioridade sāo as palavras mágicas. 

 

 

Joana D’arc Souza é consultora em organização, diretora da empresa Organize-se Consultoria e atua com gestāo de tempo. Veja os outros posts da Joana: Estabelecer objetivos melhora o uso do tempo8 dicas para melhorar o uso do tempo

 

 

Vamos as dicas?

 

Dica 1: Planejamento 

Devemos começar pelo planejamento. Que tal organizar as tarefas em blocos? Se você tem tarefas de rotina no seu dia a dia, que tal uní-las e fazê-las no mesmo horário? Dessa forma você otimiza seu tempo e sua mente, pois com o hábito passará a executar tais tarefas no piloto automático e com qualidade, pois terá foco ao determinar que naquele horário terá as tarefas A, B e C que são relacionadas entre si e isso também trará ganho em produtividade a quem trabalha e convive contigo por já saber de antemão, o que levar a você em determinado horário. Nada mais eficiente para organizar o tempo, do que planejamento e foco concorda?

Como você vai planejar isso? Do seu jeito. Existem N formas de fazê-lo, a melhor é a sua. Há métodos como o GTD, Evernote, Google Keep, Google Agenda, agenda de papel, post it, bloquinhos, softwares como o NeoTriad, enfim. Procure e teste, mas lembre-se que resultados em mudança de hábito leva no mínimo 4 a 6 semanas. O importante é insistir e māos à obra.  

 

Dica 2: Tríade do tempo

Para ajudar  nesse processo apresento o conceito da tríade, elaborado pelo Christian Barbosa. (ele é a minha referência, portanto sempre vai ter referencia a ele), para hierarquizar as tarefas, afinal é preciso saber qual vem primeiro para fazer os blocos de tempo.  

Dica 3: Priorizaçāo

A ideia é priorizar as tarefas importantes, evitar as urgentes (os incêndios que poderiam ser evitados se não tivesse postergado a tarefa pois “ainda tem tempo, depois eu faço”), salvo os imprevistos que tem de ser resolvidos imediatamente! E deletar o que te faz perder tempo. Há quem estabeleça um número de tarefas importantes por dia, mas enfim, mais importante que eleger 3 tarefas importantes (metas) por dia é saber o que de fato importa ou não".

Quando sabemos usar o nosso tempo de forma consciente ganhamos em produtividade e qualidade de vida, pois podemos otimizá-lo através dos blocos de tempo e ter um ganho em eficiência e tranquilidade muito maior do que quando agimos sob demanda. Experimente e conte mais nós!  

 

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