01

VEDA Vida de Empreendedor: Catarina Pierangeli

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Sempre temos durante o mês a entrevista com o empreendedor aqui no blog. Hoje recebo uma pessoa muito especial Catarina Pierangeli, ela é jornalista e a conhecei em um evento de Marketing de Conteúdo e foi uma das pessoas que me "apresentou" o pulse, ferramenta do Linkedin que hoje uso e adoro. Como estamos no mês do #veda (vídeo no canal todo o dia) resolvi colocar a entrevista dela e fazer um vídeo diferente em sua homagenam, espero que gostem e ela também. 

 

Catarina Pierangeli é Formada em jornalismo e pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais com forte experiência em Comunicação Corporativa, onde atuei por mais de 25 anos em agências de comunicação, publicidade, grande imprensa, revistas especializadas e empresas de variados setores da economia. Atua como palestrante, consultora, professora, produtora profissional de conteúdo para diversos canais. Sou colunista regular do Linkedin Pulse e como Linkedin Heavy User desenvolvi um Método Próprio de Mentoring - Mentoria para Linkedin® -, onde ensino pessoas a utilizar a ferramenta como foco em carreira. Um de seus diferenciais é a habilidade para atuar como Ghost Writer. Uma prática muito comum nos EUA, o escritor fantasma, em português, é um profissional experiente especializado em prestar serviços de redação de textos para pessoas que não têm tempo ou não têm a habilidade para escrever. Atualmente dirije a Dmelo Comunicação corporativa atuando na Comunicação Digital Multiplataforma de clientes on e offline que querem conquistar reputação e visibilidade. Não tenho filhos e sonho em passear de lambreta pela Toscana!

 

 

 

 

1) Kalinka: Quais são as principais características que você julga importante em um empreendedor?

Catarina: Aquele “bichinho” que fica te incomodando o tempo todo dizendo “faça isso”, “faça aquilo”, “vá por ali”, “vá por aqui”... já nasce com a gente. Desde pequenininha, enquanto as minhas amigas se realizavam brincando de casinha, cuidando dos filhos (bonecas) e aguardando o marido imaginário chegar, eu tinha empregada, babá e saia para trabalhar.

Achava que Catarina era nome de velha, então eu era a Tatiana, uma profissional liberal que tinha um escritório de não sei o que, não sei aonde...rs. Mas eu já demonstrava gana, garra e vontade de crescer, ganhar meu próprio dinheiro e não depender de ninguém. E sou assim até hoje. Faz fiz muitas outras coisas na minha vida, além do jornalismo.

Pedi demissão de um emprego daqueles “para a vida toda”, com aposentadoria garantida e tudo o que tinha direito para empreender e tocar o meu próprio negócio. Em quatro meses já estava mudando de endereço porque havia crescido e tinha uma equipe que já não cabia mais. Sempre curti inventar, criar e inovar! Agora, claro que podemos aprender a empreender. Está aí o Sebrae que é ótimo para essa formação, entre tantas outras escolas.

 

 

 

2) Kalinka: Quem é sua referência, guia, mentor, guru e por quê? 

Catarina: Eu admiro quem veio de baixo, como se diz por aí, e cresceu batalhando! Meu “filme de cabeceira” é A procura da Felicidade, com o Will Smith. É nele que me baseio. É nele que penso quando as coisas estão difíceis. Aquela cena dele passando a noite com o filhinho no banheiro da estação de trem, sempre me tira de onde estou e me leva para onde quero estar. Onde planejei. Nem preciso dizer que já assisti o filme umas 30 vezes!

 

 

3) Kalinka: Como você organiza suas tarefas e compromissos? 

Catarina: Sou super certinha. Tenho agenda que apita, lança pop up, toca no notebook, no celular... Os compromisso são todos calculados. Eu tenho horário certo para tudo. Acordo às 7h, paro para almoçar, faço um lanchinho à tarde e vou para a academia todas as noites. Durante a semana gosto de rotinas, elas me acalmam, me dão paz e controle sobre o que preciso realizar.

Também gosto quando aparece uma surpresa para quebrar tudo e jogar a minha rotina no chão! Daí é reorganizar tudo pra dar conta.

Eu cuido de cada cliente pessoalmente. Faço questão de atender e conversar com todos quase que diariamente. As Mentorias fazem meu coração vibrar porque acompanho o crescimento dos Mentorados de pertinho. Como gosto muito de ensinar (e de aprender também!) as Mentorias me realizam.

 

 

4) Kalinka: Como organiza seus projetos? 

Catarina: Sou bem racional e isso foi aprendido a duras penas. A vida me jogou no chão, à nocaute, diversas vezes e eu sempre levantei. No começo demorava mais, depois aprendi os atalhos. Então, uso muito meu lado racional, mas grande parte de mim é intuição pura! Eu tenho uma ideia, visualizo todo o passo a passo e as etapas, organizo como fazer, viabilizo, dou forma e boto o bloco na rua. Faço funcionar de forma prática e objetiva. Sem muito vai e volta. Faço isso com os projetos dos clientes da dmelo e com os meus pessoais. Não sei se tem certo ou errado, mas pra mim funciona.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

5) Kalinka: Quantas horas por dia se dedica ao trabalho? E a família e amigos? 

Catarina: Nesse momento da minha vida meu trabalho é minha prioridade. Eu adoro produzir e, às vezes, nem percebo que escureceu. Quando estou escrevendo e criando atravesso a noite. É uma grande viagem dentro de mim mesma.

Mas fico boa parte do tempo na rua, em reuniões e eventos de clientes. Quando estou em ação fico por inteiro e não fico dividida. Aprendi a ter foco porque quem trabalha com criação costuma deixar a mente viajar e passear por vários lugares e atividades simultaneamente. Confesso que, ás vezes, isso ainda acontece, mas eu fico alerta e me policio.

Também tem o tempo de curtir a vida. Divido esse tempo entre a família que tem um lugar de destaque no meu coração e os muitos amigos de vibes super diferentes. Adoro sair para comer, ir ao cinema, passear e conversar muuuitooo. Adoro trocar experiências e aprender com as pessoas.

 

 

6) Kalinka:  Você costuma reservar tempo para ler ou estudar?  

Catarina: Sim. Leio e estudo muito. Diria que sou uma autodidata! Além dos livros sobre os mistérios da mente humana que eu adoro; estou lendo Planejamento Estratégico Digital, do Felipe Morais; O Poder do Agora, do Eckart Tolle; Ted Talks e Os Segredos da Mente Milionária, do T. Harv Eker.

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

7) Kalinka: Descreva seu local de trabalho 

Catarina: Como boa pisciana, tenho um cantinho super aconchegante. O meu mundinho, posso chamar assim. Mas tenho muitos outros lugares. Trabalho aonde estiver, em hotéis, padarias, no cliente, no escritório dos parceiros e até dentro do carro. Porque não? Graças a Deus tenho uma profissão que me garante total mobilidade!

Fonte: Arquivo Pessoal

 

 

8) Você acha que a organização é importante no empreendedorismo? Sim ou não e por quê? 

É de suma importância! Quem não se organiza não consegue dar conta e não consegue entregar para o cliente. Acaba dificultando para os parceiros e causa um verdadeiro efeito dominó. Quem não se organiza não consegue planejar e não enxerga longe. Imagine se eu não me organizasse, como iria conciliar a agenda de todos os clientes? Aprendo muitas coisa com suas dicas, kalinka, e isso é ótimo!

 

9) Indique alguma ferramenta de organização e produtividade que não poderia viver sem e/ou dê alguma dica de organização ou conselho para nossos leitores.

Basicamente, relógio, Google Agenda e Excel. Simples assim!

 

Um dos serviços que a Catarina oferece é a mentoria de Linkedin: 

Como estamos no mês do Veda (vídeo no canal todo dia no mês de abril), resolvi fazer um vídeo com os nossos melhores momentos:

Segue abaixo os contatos dela:

www.dmelocomunicacao.com.br

Facebook

Linkedin

Instagram 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais