01

3 dicas de produtividade para as mães aplicarem em casa

sexta-feira, 02 de julho de 2021

Fonte: Freepik

A verdade é que as mães são, atualmente, as gerentes da organização e limpeza dentro de casa. Isso significa que nós, mães e esposas, nāo devemos ser as únicas a organizar a casa e sermos produtivas. É crucial que a família inteira esteja alinhada no objetivo de manter o ambiente em harmonia.

É por esta razão que tantas mães buscam por dicas de produtividade e organização; para tornar as atividades do dia a dia mais fáceis e menos desgastante. Especialmente em uma época em que todos estão mais tempo em casa. Vamos ver que dicas são essas?

 

  1. Seja a gerente da casa:

Lembra da época da infância/adolescência quando brigávamos com nossos pais, mães, irmãos e irmãs por conta da organização da casa? A gente não entendia na época, mas provavelmente muitas dessas brigas eram causadas por conta da falta de alinhamento das expectativas.

Enquanto nossos pais esperavam mais dedicação e disciplina da nossa parte, nós, como crianças, estávamos com a cabeça em milhares de lugares, mas não sentíamos a nossa casa como nossa.

O jeito mais fácil de alinhar as expectativas sendo uma gerente da sua casa, mas não uma māe mandona, e sim alguém que irá atribuir obrigações e supervisionar.

A gerente que recomendamos é aquela que pega a mão de cada um em casa, tira um dia do final de semana para realizar uma reunião familiar (com todos os membros presentes) e demonstra todas as atividades que precisam ser feitas na casa e, através de conversa e consenso, consegue fazer com que cada membro da família entenda sua função em casa e colabore.

 

 

  1. Faça uma lista do que precisa ser feito e quantas vezes na semana:

Na função do dia a dia não paramos para pensar se estamos exagerando ou fazendo pouco de certas atividades em casa. Apenas assumimos que certas coisas precisam ser feitas e damos nosso jeito.

Portanto, tenha um mural ou quadro branco em casa para exibir uma tabela das atividades necessárias para a casa. Estime quantas vezes a sua experiência diz que tais atividades precisam ser feitas na semana e compartilhe com seus filhos, pais e/ou cônjuge e com terceirizados, caso verifique que seja necessário para conseguir dar conta das atividades domésticas.

 

 

  1. Tenha momentos produtivos e de aprendizados com seus filhos:

Com tantas atrações na internet e eletrônicos a disposição fica difícil esperar que nossos filhos abrirão mão do tempo deles para colaborar. Porém, nós temos o dever de educá-los e ensiná-los sobre a importância da casa e que eles também têm o dever de cuidar dela. E nāo é apenas na escola que nossos filhos aprendem, em casa com exemplos é onde o caráter deles sāo criados.

Para ensinar o valor da família, o senso de responsabilidade e a disciplina sugiro que vocês tenham um momento conjunto, onde irão compartilhar e se desenvolverem juntos. Segue abaixo duas ideias:

Grupo de estudos: Realizem pesquisas sobre temas científicos ou políticos e depois preparem momentos para apresentar um resumo do que aprenderam através de gincanas e debates. Não precisa ser nenhuma apresentação acadêmica, algo que seja informativo e divertido.

Monte uma lojinha virtual: Nossos filhos entendem de redes sociais como ninguém e podem nos ajudar a promover facilmente uma loja em redes como Facebook e Instagram caso se proponham a estudar um pouco. É fato, também, que muitas donas de casa atuam ou atuaram com vendas para complementar a renda em algum momento da vida. Dessa forma, juntos, vocês podem unir seus conhecimentos e criar uma loja que gere renda para vocês e expandir seu conhecimento sobre o mercado de trabalho.

Você incentivará a produtividade em seus filhos, promovendo um projeto colaborativo para melhorar a relação na família, além de promover experiência e incentivar o empreendedorismo em seus filhos.

E aí gostou? Deixe nos comentários o que costuma fazer com seus filhos!

 

Esse post foi feito em parceria com a SDK Marketing

 

Carregando os comentários...

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo

iOS / iPhone: Toque no ícone e adicione na sua home.

Android: Toque na notificação que solicita a instalação do app.