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5 dicas de como usar o CRM para organizar o relacionamento com o seu cliente

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Fonte: Freepik

 

Se você atende ao público, sabe o quanto é importante ter uma boa relação com o cliente e com pessoas interessadas em seu trabalho. Independentemente se o seu produto ou se o seu serviço é muito bom, nada vai adiantar, caso a comunicação entre você e ele seja ruim. Uma maneira, sobretudo, para pequenos negócios, de se relacionar bem com o público é por meio de um software de CRM. Para quem ainda desconhece o assunto, é simples entender.

 

O CRM é uma plataforma que facilita o gerenciamento das relações entre uma empresa e os consumidores dela, o que inclui também as pessoas que ainda não se tornaram clientes fiéis. Esse sistema é ideal para a prospecção de vendas, assim como para identificar as necessidades e as barreiras das pessoas sobre o seu negócio. Outra vantagem, em especial para os brasileiros, é a possibilidade que esses sistemas oferecem de integração com aplicativos de mensagens. Quem tem um perfil no WhatsApp Business integrado a um CRM, por exemplo, consegue ter em uma única conta múltiplos usuários. Se esse for o seu caso, é a sua garantia que o cliente será atendido, seja por você, seja por outros funcionários. Ou até mesmo por um chatbot, que nada mais é do que um assistente virtual.

 

1. COM O CRM, É MAIS FÁCIL ENTENDER OS SEUS CLIENTES

Muitas empresas, de pequeno ou de grande porte, criam soluções que parecem perfeitas para os clientes. Entretanto, quando esse mesmo produto ou serviço chega ao mercado, os resultados são insatisfatórios. Isso acontece, sobretudo, porque faltou entender as necessidades reais dos público-alvo. A ideia pode até ser boa, mas se ela não combina bem com o perfil dessas pessoas, maiores serão as chances de o cliente ficar insatisfeito. Por isso, o CRM é tão importante. Nele, você consegue analisar quando as pessoas reagiram melhor a um conteúdo, os produtos que elas compraram mais, e quais campanhas de marketing deram certo ou necessitam melhorias. A partir desses dados, será muito mais simples apresentar uma oferta que realmente encante os seus clientes.

 

 

2. SUAS REDES SOCIAIS FUNCIONAM MELHOR COM UM CRM

Você consegue integrar uma plataforma de CRM com diferentes sistemas. É o caso das redes sociais, tão necessárias para interagir com os clientes. A partir dessa integração, você e sua equipe pode conversar com eles facilmente. E, de forma automática, cada pessoa que entra em contato com sua empresa é logo transformada em um lead. O Lead é aquele consumidor que se interessou pelo seu produto ou pelo seu serviço, mas que você ainda não conseguiu converter a venda. Uma pessoa, por exemplo, talvez tenha interesse em contratar uma consultoria para saber como organizar a festa de 1 ano do filho dela.  Se a conversa ocorreu por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram, esse contato será gravado pelo CRM. Assim, no futuro, esse lead poderá ser impactado com um e-mail marketing.

 

 

3. TENHA ACESSO A RELATÓRIOS COMPLETOS SOBRE O SEU CLIENTE

Tão importante quanto conhecer as necessidades do cliente, é saber como obter essas informações. Nesse sentido, o CRM elabora automaticamente relatórios simples de serem compreendidos. Isso tudo em um único sistema, sem que você tenha a necessidade de acessar diferentes plataformas para compreender o perfil do seu público. Esses relatórios mostram o histórico das conversas, o que o cliente comprou, as trocas de e-mails e muito mais. Tudo para ajudar você a montar a melhor estratégia de relacionamento com eles.

Fonte: Freepik

 

 

4. CRIE SOLUÇÕES INSPIRADAS EM SEUS CLIENTES

Melhor do que oferecer produtos e serviços de acordo com o perfil do seu público, é aproveitar todos os feedbacks deles para criar uma solução 100% inspirada e otimizada para os clientes. Mesmo as reclamações, armazenadas também no CRM, podem servir para o desenvolvimento de uma oferta que os agrade. Por isso, é tão necessário aproveitar qualquer informação sobre a percepção do público consumidor. É com elas que você pode transformar uma solução com baixo resultado em um sucesso.

 

 

5. PROMOVA A MELHOR EXPERIÊNCIA DO SEU CLIENTE COM UM CRM

Caso você tenha um cliente fiel, sem dúvida, é aguardado que a experiência positiva que ele tem com a sua empresa continue por muito tempo. Entretanto, quem gerencia um negócio, sabe o quanto isso é complicado. Basta usarmos, como exemplo, as redes de restaurantes. Muitas vezes, a franquia é incapaz de reproduzir, com exatidão, a mesma receita em diferentes estabelecimentos. Nesse sentido, o CRM pode ajudá-lo a oferecer regularidade para a experiência do cliente. Se ele fez alguma solicitação pelo seu site, você consegue programar o CRM para mandar um e-mail automático, com diversas soluções sobre o seu negócio.  Além disso, após o envio, o próprio sistema, de maneira também automatizada, pode agendar uma tarefa para você, o lembrando de realizar uma ligação para ele. O que torna a experiência do cliente bem mais personalizada.

 

E aí você já tem um CRM? Como funciona o atendimento com seus clientes. 

Post feito em parceria com Pedro Capistrano Ribeiro - Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

 

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