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5 dicas para organizar seu processo de criação de conteúdo

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Para construir credibilidade e autoridade no mercado a produção de conteúdo é fundamental. Antes de tudo é necessário verificar o objetivo dessa produção, assim você terá mais foco.

 

Segue abaixo alguns objetivos:

  • tornar-se autoridade no segmento;
  • engajar mais clientes;
  • gerar mais leads de vendas;
  • atrair novos visitantes;
  • gerar conversões;
  • ampliar a visibilidade da sua marca;

 

Para se produzir conteúdo é necessário conhecer muito bem seu público-alvo e criar uma persona para direcionar a sua comunicação. 

Exemplos de conteúdos:

  • Posts
  • Vídeos
  • Áudios
  • Imagens
  • Infográficos
  • Tabelas
  • Listas
  • Checklists
  • Etc.

 

Agora vamos ao passo a passo:

1º) Fluxo de Trabalho: monte o seu processo baseado naquilo que consegue realizar. Não adianta querer postar todos os dias se você não vai conseguir se comprometer a produzir esse conteúdo.

Como eu faço? Eu me comprometi a fazer 2 posts por semana, que se transformam em 2 vídeos e 2 podcasts. As partes desse post viram posts nas redes sociais, são 6 no insta e face para ficar um feed organizado. Para aumentar o engajamento faço 1 reels por semana e 2 IGTV, também uso o formato carrossel para ter interação. Os stories são feitos ao longo do dia pelo menos 2 de manhã, tarde e noite. Tem dias que estou mais animada e outros dias que menos.

 

2º) Calendário Editorial: ele serve para você organizar o cronograma de conteúdo a ser divulgado nas datas corretas e nos canais (redes) escolhidos. Use datas comemorativas, indicação de livros do seu segmento, bastidores para sua produção, dicas, tutoriais. Veja algumas ferramentas que você pode usar para montar seu:

  • Planilhas eletrônicas, como o Microsoft Excel ou Google Planilhas;
  • Google Calendar ou o Calendar do Outlook;
  • Aplicativos de celular;
  • Plugins, como o WordPress Editorial Calendar.
  • Trello

Como eu faço? Eu tenho uma tabela no excel que escrevo a ideia principal para seguir como base na criação.

Fonte: Kalinka Carvalho

 

 

3º) Banco de Ideias: coloque e centralize suas ideias em algum lugar sem filtros, apenas para buscar quando precisar.

Como eu faço? Eu costumo salvar posts no Instagram, Pins do Pinterest para referências futuras e ideias. O meu banco de ideias fica no Evernote/

Fonte: Kalinka Carvalho

 

 

4º) Canais de Divulgação: Escolha bem os canais de divulgação do seu conteúdo. Não basta construir conteúdo e não o divulgar. Compartilhe em outras redes, envie e-mail marketing, faça transmídia entre suas redes.

Como eu faço? Eu divulgo meus posts do blog no insta e face, gravo os posts para se tornarem podcast, coloco os vídeos no youtube e nos posts do blog, compartilho os vídeos do youtube no IGTV.

 

 

5º) Interação e Análise: Interaja  com seu público para ter o feedback se o conteúdo é bom ou não e analise suas métricas assim saberá o que deu certo e o que não deu.

Como eu faço? Uma vez por mês verifico cada rede social, o conteúdo que deram certo, analiso as métricas e crio objetivos e metas.

 

 

E aí gostou? 51% dos profissionais de marketing alegam que a qualidade do conteúdo é o maior desafio para estabelecer credibilidade no mercado, essa é uma análise efetuada pela ClearVoice.

 

Resumindo as etapas da produção de conteúdo são:

 

  • Planejamento;
  • criação;
  • distribuição;
  • análise;

 

Agora que viu como dá trabalho fazer conteúdo de convido a me seguir em todas as minhas redes onde te ensino a ter uma vida mais organizada e feliz!

 

 

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