01

6 dicas para organizar seu cronograma de limpeza da casa

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Fonte: Kalinka Carvalho

 

O cronograma de limpeza da casa é a melhor forma de organizar a rotina de afazeres domésticos, dividindo em pequenas tarefas diárias, semanais e mensais. Ele é indicado para quem gosta e quer de ter a casa sempre em limpar e em ordem.

 

1. Segues os passos para montá-lo:

1. Liste todas as atividades que são feitas na sua casa em todos os cômodos. Anote também a frequência: diariamente, semanalmente, mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente;

2. Verifique a prioridade e o tempo necessário para realização de casa uma delas;

3. Distribua as tarefas na semana e/ou entre os responsáveis;

4. Monte visualmente seu cronograma pode usar planilhas, apps,  imas de geladeira, blocos de papel ou fazer no próprio canva. 

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Fonte: Kalinka Carvalho

 

5. Crie checklists para te auxiliar;

6. Estabeleça a rotina: não importa se é você ou se tem uma ajudante é importante montar o cronograma de limpeza da casa e estabelecer a rotina de limpeza.  

 

 

2. Qual a diferença entre limpeza, faxina e manutenção?

Na limpeza temos 3 tipos, a limpeza geral, a leve e a pesada:

  • Geral: é a limpeza básica, consiste em retirar o pó e resíduos com produtos de higienização mais acessíveis como: aspirador, vassoura, esfregão, água, sabão, detergente e, no máximo, um desinfetante leve.
  • Leve: está acima da geral e também chamada de serviço de higienização, pois já demanda a utilização de materiais químicos mais específicos e pesados, tais como água sanitária e solvente. Na faxina residencial fazemos isso nos banheiros e cozinhas.
  • Pesada é a esterilização do ambiente, geralmente é feita em consultórios e hospitais.

Nas casas fazemos geralmente a limpeza geral e leve.

  • Faxina é o serviço mais pesado e completo, incluiu a higienização de fogões, vidros e portas, limpeza dos pisos e chão, lavagem das paredes e deixar tudo organizado.

Concluindo a limpeza é aquela que fazemos diariamente ou algumas vezes na semana para não acumular tarefas mais tarde. Já a faxina é feita para manter a limpeza, isto é, uma limpeza mais profunda feita uma vez por semana ou a cada 15 dias. A manutenção é o que fazemos no dia a dia para que a limpeza e a faxina não fiquem sobrecarregadas.

 

 

3. Qual a diferença entre empregada doméstica, faxineira e diarista:

A faxineira realiza um trabalho pontual e mais pesado de limpeza: a limpeza dos fogões e vidros, por exemplo. Ela não tem um vínculo empregatício com o empregador, podendo montar sua agenda com a quantidade de horas que deseja trabalhar (não podendo exceder 8 horas diárias em uma mesma residência). 

Já as empregadas domésticas são profissionais contratadas para realizar a limpeza do dia a dia de uma forma contínua. Geralmente é contratada para trabalhar semanalmente cerca de 44 horas, o que totaliza 8 horas diárias e tem de vínculo empregatício( carteira de trabalho assinada, salário fixo, benefícios assegurados pelo governo, férias, etc).

Já a diarista deve desempenhar as tarefas indicadas no momento da contratação, conforme acordado entre as partes. A limpeza é o principal foco das diaristas, mas as tarefas incluídas dependem da necessidade do contratante, sendo assim elas podem além da limpeza: lavar, passar, cozinhar, organizar, cuidar de alguém, etc.

Criando a rotina de limpeza verá que tudo ficará mais fácil.  Já tem post sobre cardápio semanal e vídeo ensinado a fazer o que irá te ajudar na organização da sua alimentação. A partir de 2 anos seu filho também pode ajudar nas tarefas domésticas. Veja abaixo e baixe gratuitamente na parte downloads.  

 

Veja também os vídeos dos meus kit de limpeza (vídeo 1 e vídeo 2doméstica e baixe grátis a lista de produtos de limpeza na parte downloads. O planejamento dos afazeres domésticos otimiza seu tempo, faz com que você economize e tenha disposição para outras atividades pessoais do dia a dia. BAIXE GRATUITAMENTE NO BLOG! 

Fonte: Kalinka Carvalho

 

Escute o post: 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais