01

7 dicas de como organizar um ambiente de relaxamento em sua casa

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Fonte: Freepik

 

Ter um ambiente de relaxamento em casa é fundamental para que você consiga descansar com qualidade e em um espaço que tenha de tudo um pouco do que você gosta e que faz a diferença na hora de relaxar de verdade. Já escrevi um post aqui  sobre como organizar um dia de spa em casa

Após a pandemia, nós acostumamos ver a casa como um ambiente de trabalho, assim, com a adesão ao home office, esse ambiente se tornou um espaço que remete apenas ao trabalho, e quando não é o profissional, é o trabalho de cuidado com a casa.  Por isso, muitas pessoas tiveram e ainda têm dificuldade em construir um ambiente de relaxamento em casa para realmente aproveitar, descansar e relaxar sem se preocupar com o que precisa ser feito.

O descanso é algo extremamente importante para todos, seja para o dono de uma empresa que vende moldura de madeira quanto para um estudante. Inclusive, relaxar com qualidade é tão importante quanto trabalhar e cumprir suas obrigações.  Sendo assim, hoje você irá conferir algumas dicas essenciais para te ajudar a organizar e construir um ambiente de relaxamento dentro da sua própria casa para aproveitar como quiser, fazendo o que você mais gosta.

 

 

Organize um ambiente de relaxamento

Engana-se quem pensa que para ter um ambiente de relaxamento em casa é preciso investir milhões de reais ou que o processo é muito complicado e longo, pelo contrário, fazer isso é bem mais barato e simples do que se imagina.

 E vale lembrar que um ambiente de relaxamento é construído não apenas com móveis confortáveis, mas existe uma série de fatores que contribuem para um espaço de relaxamento. Confira abaixo como fazer iss

 

1. Aposte nas cores

As cores são símbolos de transmissão de mensagem, não é à toa que são usadas com frequência em casas e até mesmo em empresas que trabalham com instalação de ar condicionado residencial, por exemplo. A psicologia das cores defende o conceito da transmissão de sensações, mensagens e sentimentos através das cores, e isso é comprovado através de estudos e faz toda a diferença na casa ou seja em qual for o espaço que esteja sendo construído por alguém. Por exemplo, a sensação que você sente ao entrar em um ambiente com cores neutras é completamente diferente da sensação ao entrar em um ambiente com cores vibrantes, o que mostra o poder das cores dentro de qualquer lugar. Por isso, defina quais são as suas cores favoritas ou pesquise pelas que transmitem os sentimentos que você deseja obter ao entrar nesse espaço de relaxamento, com certeza esse fator fará toda a diferença no seu processo.

 

 

2. Invista na aromaterapia

Assim como as cores, o aroma de um ambiente também auxilia na construção de um espaço ainda mais aconchegante, não é à toa que uma empresa de limpeza de poltrona faz questão de deixar o lugar bem cheiroso após a realização do serviço. A aromaterapia é um tipo de terapia focada em cheiros que auxiliam as pessoas a sentirem determinados sentimentos, é muito utilizado para amenizar crises de ansiedade e ajudar no tratamento da depressão.

Por isso, investir em aromas que trazem uma sensação de relaxamento para o seu ambiente pode ser uma ótima opção para que você deixe todo o espaço ainda mais confortável e, claro, muito cheiroso. Alguns dos aromas mais usados para isso são os de lavanda e erva-doce, que trazem um cheiro bem doce e aconchegante, mas é claro que você também pode optar pelo seu preferido ou qualquer um que gostar e achar que combina com a sua casa.

Fonte: Freepik

 

 

3. Pense na iluminação

A iluminação é uma parte essencial para qualquer lugar, além de ser fácil de encontrar opções ideais em um comércio de luminárias, elas podem ajudar a construir um ambiente ainda mais confortável para você relaxar.

Estudos comprovam que a iluminação possui uma grande influência para o nosso cérebro, que ao se deparar com determinadas cores e intensidades de luz, envia mensagens ao nosso cérebro que se sentirá mais agitado ou mais confortável. Por exemplo, é normal que em um escritório de advocacia tenha milhares de luzes brancas e bem fortes, pois isso passa uma mensagem de atenção e impede que as pessoas se distraiam durante o dia. Já as lâmpadas puxadas para o amarelo e com uma intensidade menor trazem uma sensação de descanso para o cérebro, que entenderá que aquele lugar é para relaxar, por isso, invista nesse tipo de iluminação para esse espaço da sua casa.

 

 

4. Adquira móveis confortáveis

Os móveis também são peças-chave na construção de um ambiente bem relaxante para você, por isso, vale a pena procurar por um fabricante de móveis de madeira para realizar um orçamento de móveis personalizados para você. Muitas pessoas pensam que é preciso construir uma grande cama ou móvel para poder descansar de verdade no ambiente, mas nem sempre é necessário algo tão grande e caro para que o seu espaço seja bem confortável. Você pode investir em bancos, puffs, sofás e até mesmo tapetes para se sentar ou deitar quando quiser, e ainda chamar amigos e familiares para aproveitarem momentos sociais com você por lá. É importante entender o que você espera desse lugar, pois assim você saberá quais os melhores móveis a serem postos para que você consiga realmente descansar da maneira que sempre desejou.

 

 

5.  Procure por plantas

As plantas são as melhores amigas de quem ama natureza e a sensação que ela traz, não é à toa que uma empresa de paisagismo de jardim se preocupa justamente em construir um ambiente mega confortável utilizando essas belezuras. A natureza é realmente um presente e milhares de pessoas se sentem confortáveis quando realizam uma trilha, vão à praia ou simplesmente possuem um pequeno contato com ela através de um fim de semana em uma chácara ou sítio, por exemplo. Mas é possível trazer essa sensação para dentro da sua casa e, sempre que quiser, correr para o seu espaço que te lembrará do que ama e te ajudará a descansar e relaxar com qualidade. Por isso, procure pelas suas plantas favoritas ou até mesmo invista em algumas que exalam essa sensação de relaxamento, como as samambaias, espada de São Jorge, girassóis e muitas outras.

 

 

6. Atente-se à decoração

Decoração está longe de ser uma frescura, como muitos pensam, pelo contrário, é um fator fundamental para deixar a sua casa ou qualquer outro ambiente do jeito que gosta, por isso, é válido contar com uma boa empresa construção e reforma para te ajudar. Isso porque, caso você queira pintar algumas paredes, fazer algum tipo de arte ou até mesmo instalar um papel de parede, é importante contar com bons profissionais para que esse processo seja rápido e eficiente. Mas engana-se quem pensa que para construir um ambiente confortável com a decoração precisa de muita coisa, você pode apostar em alguns itens de decoração, como:

 

  • Quadros;
  • Bonecos;
  • Livros;
  • Fotos;
  • Luzes;
  • Almofadas;
  • Entre outros.

 

Investir na decoração de um ambiente que trará momentos especiais para você e quem estiver contigo, é mais simples do que parece.

 

7.  Construa uma piscina

Por fim, selecionamos uma ideia mais complexa, mas que também pode ser avaliada por você, afinal de contas, uma piscina nunca cai mal, não é mesmo? Mas lembre que é importante contar com um bom serviço de manutenção de piscinas caso aplique essa ideia. Uma piscina traz momentos bem divertidos para você e sua família e ainda pode ser usada a qualquer hora e dia, não tem quem não se sinta relaxado e feliz com um bom banho de piscina. Você pode até mesmo investir em uma aquecida e nem precisa ser grande, é possível construir uma piscina bem pequena e sem gastar milhões de reais para isso, fazendo da área externa da sua casa um ambiente ainda mais aconchegante. Essas são apenas algumas das dicas que você pode aderir para construir um ambiente de relaxamento na sua casa, priorizando o seu objetivo dentro do espaço e deixando ele com a sua cara e com grandes chances de ser o seu lugar favorito na casa.

 

 

Considerações finais

Com essas dicas, você já conseguirá investir em um ambiente mega relaxante para você e dentro da sua própria casa, sem precisar gastar muito e ainda deixando-o do jeito que mais gostar. Assim, você contará com um ambiente que será o seu refúgio em momentos difíceis e te ajudará a descansar de verdade e com qualidade, contando com um espaço repleto de coisas que você gosta e que te deixam feliz.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Carregando os comentários...

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo

iOS / iPhone: Toque no ícone e adicione na sua home.

Android: Toque na notificação que solicita a instalação do app.