01

7 dicas para organizar um quarto Montessoriano

segunda-feira, 07 de março de 2022

Foto: Grāo de Gente

Quando estamos organizando o quarto de nossos filhos, queremos sempre o melhor. Hoje vou apresentar o quarto Montessoriano, no que ele se baseia, assim pode optar caso ache interessante. Já tenho outro post aqui no blog falando da metodologia: O que é e como organizar um quarto montessoriano? E posso falar com segurança pois além de estudioso sobre o método também aplico na minha filha. 

 

1. O Conceito: Maria Montessori foi a primeira mulher da Itália diplomada em medicina, ela também era educadora. Montessoriano é método de ensinar as crianças. Ele é baseada em criar um ambiente adequado para o desenvolvimento,  tornando as crianças independentes de  forma criativa e saudável.

Maria Montessori

 

2. O Objetivo: dar autonomia para que a criança tenha liberdade de espaço e segurança.

 

3. A Polêmica: existem polêmicas quanto a fato de não ter berço e o quarto ser decorado para as crianças e não para os pais. Não querendo entrar na polêmica, é possível conhecer essa metodologia e aplicar apenas algumas coisas se optar assim. Que tal montar um espaço de brincar Montessoriano? Pense e veja o que acha.   

 

4. A Decoraçāo: o quarto deve ser um espaço a ser explorado, aconchegante e acessível. Tudo deve ficar na altura das mãos e serem do tamanho da criança. Existem alguns itens que fazem parte e podem ajudar, veja:

  1. espelho
  2. colchão no chão ou cama baixa
  3. almofadas e pufes
  4. tapetes ou eva
  5. mobiles
  6. miniaturas
  7. quadros coloridos

A decoração é bem minimalista e serve para que a criança inicie o processo de exploração em sua próprio espaço.

 

5. A Organização: com o conceito, a criança cria autonomia em seu quarto, e institivamente acaba criando o hábito de organizar desde muito cedo, pois os objetos ficam sempre a altura de suas mãos.

 

 

 6. O Rodízio: nessa metodologia os brinquedos são poucos para a criança, e vão sendo trocados em um sistema de rodízio para que a criança tenha tempo de explorar cada objeto e desenvolva a concentração.

Brinquedos Montessori 

Fonte: https://acontinuouscharity.org/news-recipients/recipients/2014-recipients.html

 

7. As brincadeiras e brinquedos: além do quarto, o método Montessoriano também é usada em brincadeiras para estimular autonomia e criatividade. O uso de brinquedos com texturas, cores, sons, sabores e significados ajudam na aprendizagem e desenvolvimento dos pequenos. Eles estimulam as atividades motoras e sensoriais, com brinquedos de encaixe, músicas, texturas e tamanhos diferentes.

 

Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o conceito e caso haja interesse pode organizar o quarto do seu filho usando a metodologia e com a minha ajuda. 

 

 

Assista ao vídeo completo no canal da SANREMO onde falo sobre como organizar o quarto dos seus filhos usando o métodos: 

 

Assista ao vídeo sobre minha aula no canal do BABÁ DOS SONHOS onde falo sobre organizaçāo montessori dentro de casa:

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais