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8 dicas para organizar suas revendas por catálogo:

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Fonte: Freepik

 

Com a correria do dia a dia, o revendedor que trabalha com catálogos nem sempre consegue manter uma rotina organizada para suas atividades, o que acaba dificultando suas vendas. Pensando nisso, criamos uma lista de itens que vão te ajudar a entender como organizar suas revendas por catálogos, com exemplos de como aplicar no seu dia. O mais legal, é que estas dicas são ótimas para diversas áreas, seja se você é uma revendedora Avon, Natura, Boticário, Jequiti ou qualquer outra empresa profissional, ok? Então, vamos lá.

 

 

1. Organize seu estoque

Uma maneira de começar o seu negócio é através do aumento do seu estoque, que pode ser uma boa estratégia de vendas. Com um estoque de produtos à pronta entrega, o seu cliente não precisa esperar para você fazer o pedido, e você não se preocupa em atingir o limite mínimo para os pedidos. Além disso, se o cliente necessita de um presente, por exemplo, ao ter o produto disponível no seu estoque será mais fácil de realizar a venda. Mas não se esqueça: procure sempre manter os produtos em um local adequado, livre de poeira e contato direto com o sol, pois assim poderá danificar as embalagens e o conteúdo. E para manter um estoque de produtos sempre organizado, algumas ferramentas digitais podem te ajudar a controlar sua reserva de produtos e fazer os pedidos no momento certo.

 

 

2. Utilize ferramentas para organizar seu estoque

Uma das ferramentas mais acessíveis, são as planilhas de excel. Nelas você controla tudo o que possui no estoque e ainda poderá atualizar os itens que estão faltando. De modo geral, tudo que você precisa fazer é alimentar a planilha diariamente, colocando os valores pagos pelos produtos e o valor que será vendido. Além de outras informações que forem importantes para suas vendas, como o estoque. Para os revendedores adeptos às tecnologias, alguns aplicativos de revenda podem ajudar a controlar atividades relacionadas ao estoque. Ainda podem avisar via notificação quando um produto está com baixas quantidades e atualizar valores junto ao catálogo de cada ciclo.

 

Fonte: Freepik

 

3. Combine as formas de entrega

Uma maneira de fidelizar o cliente é oferecer um bom atendimento no ato da compra e no pós venda, incluindo a entrega do produto. Neste sentido, procure priorizar suas entregas de encomendas, com prazos acessíveis ao tempo do cliente e sua disponibilidade. No entanto, nem sempre o revendedor consegue sair para entregar o produto no exato momento que ele chega. Por isso, é importante os combinados para a entrega. Se você captou o pedido e o solicitou em um curto período, informe ao cliente um prazo de entrega e as formas de pagamento que poderão ser aplicadas. Muitos vendedores ainda não possuem loja online. Isto facilitaria este processo, mas para não perder venda, combinar a forma de entrega é fundamental. Mesmo que seja pelo correio, aplicativo de entrega ou pessoalmente, verifique se não vai sair perdendo com a venda, analisando a possibilidade de cobrança de frete. Não será falta de ética cobrar o frete. Em algumas situações, a entrega pode comprometer os seus ganhos, por isso, seja sincera (o) e negocie.

 

 

4. Mantenha seu financeiro em dia

Uma organização financeira pode facilitar a tomada de decisões no seu negócio. Por esses e outros motivos mantenha seu financeiro em dia. Se você chegou até aqui, já percebeu o quanto demanda organizar revenda por catálogo e sabe que nem sempre é uma tarefa simples. O financeiro é um dos pontos fundamentais. Se você não mantê-lo organizado, não saberá o quanto o seu negócio está lucrando. Sendo assim, ao organizar seu estoque de vendas, sempre analise os preços dos produtos, principalmente as promoções. Em alguns casos, a compra de mais de um produto da mesma marca ou linha sai mais barato, o que favorece as soluções para seu estoque funcionar. Usar uma ferramenta de organização ajuda e muito o revendedor, de forma que ele consegue visualizar integralmente o seu negócio. Existem Apps completos com funções como controle de estoque, financeiro e até divulgação de produtos, tudo em um único aplicativo. Em outras situações, você precisa separar um tempo da sua rotina para organizar da melhor forma seu financeiro, com as atividades principais que fazem parte da gestão do seu negócio. 

 

 

5. Contas a pagar

Manter os boletos em dia é essencial. Dessa forma, você investe em confiança e não corre o risco de ficar com o cadastro restrito na hora de fazer suas compras. Por isso, mantenha organizado todos os seus pagamentos, de forma que você não tenha que pagar um boleto atrasado e, com isso, pagar juros e multa (que fazem seus lucros reduzirem).

 

 

6. Contas a receber

Do mesmo modo, organize suas contas a receber, que são os valores pagos pelo cliente, de acordo com as combinações entre vocês. Assim, você saberá quando vai receber determinado valor, usado na maioria das vezes para pagar boletos de compra de produtos. Com a organização de contas a receber e a pagar, o revendedor consegue visualizar os lucros e pode oferecer outras formas de pagamento ao cliente, como o modo parcelado no cartão.

Fonte: Freepik

 

 

7. Compra de produtos para o estoque

Com o financeiro organizado, você consegue tomar melhores decisões, que envolvem compra de produtos para estoque sem impulsos. Com esses recursos em dia, a revendedora também garante uma reserva de valores para imprevistos, que são os famosos "calotes" que nenhum vendedor deseja receber. Apesar de existirem modelos mais seguros, como as vendas no cartão, nem sempre se consegue dizer não a uma venda por transferência ou depósito bancário posterior. Faça isso somente com os clientes de sua confiança e que já estão há algum tempo com você.

 

 

8. Aplique soluções práticas no seu dia a dia

Diante de todas as tarefas para organizar suas revendas por catálogo, de nada adianta se você não aplicá-las no seu dia a dia. Portanto, para não acumular tarefas e comprometer algumas questões, a sugestão é aplicar soluções mais práticas durante sua rotina. Você pode usar as ferramentas digitais e tecnológicas para organizar tarefas, criar listas de afazeres e lembretes de eventos ou atividades importantes, como pagar um boleto, por exemplo. As soluções precisam abranger o seu dia a dia de maneira simples. Se necessário, use uma agenda ou planner para escrever não só os seus afazeres, mas também, as suas metas e objetivos. Dessa forma, você vai encontrar um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, não deixando de lado suas obrigações como revendedor. Existem muitas maneiras para aprender como organizar suas revendas por catálogo, basta você testar as melhores ferramentas para obter um sucesso com seu negócio. Se você já utiliza outras formas para organizar a sua revenda, não deixe de comentar aqui abaixo, é sempre bom conhecer experiências reais. 

 

 

Texto feito em parceria com Universidade da Revenda 

 

 

 

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