01

Como aumentar a produtividade através da criatividade

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020

Fonte: Freepik

 

Apesar de nos esforçarmos nem sempre conseguimos ser produtivos no trabalho e até as tarefas pessoais parecem não andar.  O grande problema é que muitas vezes simplesmente não podemos deixar algumas coisas para depois, pois temos responsabilidades e prazos a cumprir. Mas, então, o que fazer quando não acordamos produtivos? Bom, existem algumas ideias simples e criativas que estimulam o nosso cérebro e a concentração. Continue lendo para descobrir como ativar a produtividade mesmo nos dias de caos!

 

Luzes coloridas

Já é de conhecimento coletivo que as cores influenciam diretamente o nosso estado psíquico e emocional. É justamente por isso que muitas empresas e profissionais apostam no uso de cores - seja nas paredes ou em objetos - para estimular certas emoções.  O amarelo, por exemplo, remete a energia, o que é útil para a inovação. Quando se trata de produtividade, tons verdes, azuis e mais frios melhoram o nosso foco e dão a sensação de bem-estar.  Uma solução para utilizar as cores de acordo com o seu estado de espírito é apostar em lâmpadas coloridas. Assim, você pode mudar os tons conforme seu humor mudar. Além das lâmpadas mais simples existem alguns programas inteligentes que fazem a integração das luzes com o ambiente. Basta programar a cor desejada para determinado cômodo ou situação.

 

Playlists estimulantes   

A música é outra coisa que comprovadamente estimula o cérebro humano. Não à toa, algumas canções são capazes de mexer profundamente com nossos sentimentos e estado psicológico. 

Segundo alguns especialistas, a música afeta a função cerebral e o nosso comportamento, reduzindo o estresse, dores e sintomas relacionados à depressão. Além disso, ela também melhora as nossas habilidades cognitivas e motoras.  É importante lembrar que a escolha das músicas para ativar a concentração e produtividade vai variar de acordo com as preferências de cada um.  Há quem se concentre melhor ao som de ritmos mais agitados, outros preferem  as melodias mais calmas.  Por isso, escolha uma playlist com estilos musicais de acordo com o seu gosto.  Para potencializar o uso deste recurso dê preferência para músicas que você nunca ouviu em línguas que você não domine. Assim, você não perde o foco prestando a atenção na letra. 

 

Exemplo

Para ilustrar melhor o efeito da música no nosso cérebro pense na seguinte situação: Um paciente vai à clínica odontológica fazer um tratamento de canal. Sabemos como esse procedimento pode ser dolorido, por isso, ele está nervoso. Ao perceber a inquietação do seu paciente o dentista resolve colocar para tocar uma playlist relaxante.  O paciente, então, começa a se concentrar na música que está tocando e por um momento deixa de focar no dentista cutucando o seu dente.

 

Tecnologia 

Vivemos em tempos tecnológicos, por isso, é quase impossível fazer uma lista com dicas sem incluir a tecnologia em pelo menos um item. Para muitos, a internet é a grande vilã da produtividade, no entanto, ela também pode ser uma aliada. Quando você precisar trabalhar ou estudar no computador aposte no uso de uma extensão Block Site. Ela irá bloquear alguns sites durante o expediente ou horário de estudo. Para isso, faça uma lista dos endereços que você não deve acessar nesses momentos e registre na extensão. 

Rescue time é um aplicativo para celular e computador que irá registar quanto tempo você dedica para cada tarefa e enviar por e-mail relatórios semanais com todas as sua atividades. Ele funcionará, basicamente, como um vigia de produtividade. No exemplo anterior do consultório odontológico esse aplicativo ajuda o dentista a calcular quanto tempo ele gasta em atividades administrativas e tratamentos, como implante dentário e aparelho ortodôntico. Dessa forma, ele consegue dividir melhor o  tempo sem prejudicar nenhuma das suas funções na clínica. 

 

Ambiente de descompressão 

Ser produtivo não é sinônimo de trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra tarefa sem parar. Às vezes o esforço contínuo para focar em uma única tarefa cansa nosso cérebro e nos impede de nos concentrarmos verdadeiramente.  Isso faz com que passemos a realizar certas ações no automático, o que não é bom, pois deixamos detalhes passarem despercebidos além de não conseguirmos reter informações importantes.  Por isso, é importante darmos pausas de tempos em tempos para relaxar. Criar um ambiente de descompressão é uma ótima alternativa.  Empresas de vários segmentos já apostam em salas com jogos, pufes e outras coisas para divertir e distrair seus funcionários. Em casa você pode simplesmente colocar sua criatividade para funcionar e criar um ambiente aconchegante  com foco na decoração. Use seus objetos favoritos, como um quadro que te deixa feliz, uma lembrança de viagem, deixe a vista o livro de alguém te inspire ou um quadro com uma frase motivacional. Apostar em uma pintura diferente para as paredes também é uma forma de deixar o ambiente mais divertido e estimular a produtividade. 

 

Pense em um site...

Pense no que te chama a atenção em um site e te faz querer continuar nele. Provavelmente uma página com design criativo e bem organizado faz toda a diferença, não é? Assim, quando você pesquisa por um termo específico como “clareamento dental preço” tem vontade de ficar e navegar pela página. Com a produtividade é a mesma coisa. Quando mais aconchegante e criativo o ambiente for mais produtivo e concentrado você irá se sentir. 

 

Texto feito em parceria com Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.

 

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo