01

Apartamento Pequeno? 5 dicas simples e baratas para facilitar sua decoração

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Fonte: Freepik

 

A metragem dos imóveis tem se valorizado cada dia mais, sendo uma tendência à redução dos espaços. Por isso, neste artigo trouxemos dicas simples e baratas para apartamentos pequenos.  Espaços menores pedem praticidade e uma decoração mais minimalista, prezando pelo melhor aproveitamento do ambiente de acordo com os hábitos, rotina e necessidades dos moradores.  Então, antes de tudo, é importante ter um bom planejamento para não correr o risco de ficar insatisfeito com o resultado. Pois bem, confira esses cinco pontos estratégicos pensados especialmente para transformar cômodos pequenos em ambientes confortáveis, aconchegantes e muito bem decorados.

 

1. Use uma paleta de cores mais clara:

Cores claras e neutras, como branco, cinza, marrom e tons pastéis, são ótimas escolhas para paredes e móveis, pois trazem uma sensação de amplitude. Ademais, elementos e materiais naturais como madeira, cimento queimado e plantas, são escolhas que por si só trazem uma sensação de aconchego, além de compor pontos fortes da decoração de um ambiente. Além disso, trazer elementos naturais para a decoração, não só é uma tendência da arquitetura e do design, como traz bem-estar e qualidade de vida aos moradores.

Pense só, uma cerâmica decorativa, por exemplo, é uma forma simples, prática e barata de trazer esse elemento para um cômodo. Inclusive, é importante pensar sempre em outros recursos para criar um visual diferenciado com cores e texturas variadas, de forma mais econômica do que comprar materiais de revestimento, como tintas, azulejos, porcelanas ou cerâmicas. Além disso, quando o assunto é decoração, a principal ferramenta é a criatividade, então não pense que ambientes pequenos precisam ser monocromáticos. As possibilidades para customização de ambientes do tipo Do It Yourself (DIY) ou “faça você mesmo” são infinitas. Por exemplo, uma ideia é usar papéis adesivos, como papel contact, para incluir formas geométricas simples na decoração. 

Os papéis de parede adesivos disponíveis no mercado também são boas escolhas. Existem modelos próprios para geladeiras e portas, por exemplo, e a diversidade de opções é impressionante. Pintar apenas uma parede ou meias paredes são outras formas de criar uma atmosfera diferenciada, além de ser uma boa opção para quem gosta de cores mais vibrantes.  Aliás, tons fortes e escuros podem ser incluídos nos detalhes, sendo que o contraste pode tornar um ambiente mais sofisticado, como em combinações como branco e preto, ou branco e vermelho. Por fim, destaque também os pontos específicos, como rodapés, beirais, batentes ou o guarda corpo de vidro das escadas e sacadas.

 

 

2. Espelhos, muitos espelhos:

Os espelhos, principalmente na sala, favorecem muito o ambiente, tanto na beleza quanto na sensação de amplitude dada ao local como um todo.  Assim, você pode usar uma única peça grande ou criar jogos como mosaicos. No entanto, ao optar por espelhos, é necessário ter alguns cuidados especiais para sua manutenção:

  • Fique atento ao acúmulo de poeira;
  • Utilize produtos e materiais de limpeza próprios;
  • Jamais utilize materiais abrasivos;
  • Use um pano limpo, seco e que não solte fiapos.

Com esses cuidados, o ambiente permanece sempre bonito, evitando manchas, riscos e/ou aquele aspecto embaçado.

 

 

3. Garanta uma boa iluminação:

Usar cores claras e espelhos fornece a ilusão de amplitude, porque essas soluções refletem a luz, e nosso cérebro interpreta o espaço de forma diferente do que faria ao ver a mesma metragem com cores escuras ou sem espelhos. Além disso, uma boa iluminação torna o ambiente mais confortável. Então, aproveite ao máximo a luz natural, com janelas amplas e claraboias. Inclusive, uma dica para o projeto de instalações elétricas é diversificar os pontos de luz, pois mais uma vez podemos trabalhar a sensação de amplitude: cômodos com apenas uma lâmpada central no teto parecem menores que aqueles com lâmpadas distribuídas. Ademais, aposte na iluminação de led para destacar pontos como bancadas e nichos, e utilize luminárias estrategicamente.

Outra dica é planejar a iluminação distribuindo pontos no teto. Existem vários efeitos de iluminação feitos com rasgos no revestimento de forro com gesso, que trazem muita sofisticação. Amplas portas de vidro também são ótimas pedidas para garantir a iluminação e um ambiente diferenciado.  É indiscutível que esse item traz muita beleza aos imóveis, mas algumas pessoas questionam a segurança, o que é extremamente válido, então aconselhamos a instalação de alarme em sua residência para sua proteção e de toda a família.

 

 

4. Use e abuse das prateleiras:

Investir em prateleiras é a melhor solução para a limitação de espaço. Aposte neste item em todos os cômodos, assim como em nichos e móveis aéreos. Essa é uma forma prática de manter a organização, garantindo que cada item tenha seu lugar, além de manter um acesso fácil ao que precisar, trazendo mais praticidade ainda. Quando falamos todos os cômodos, é porque, de fato, as prateleiras quando instaladas de forma planejada, transformam qualquer ambiente.  Um corredor, por exemplo, pode se transformar de forma muito simples: coloque um carpete em placas e instale diversas prateleiras e um varão de cortina, e, assim, você terá um belo e completo closet.

Outra ideia para as roupas é montar um amplo guarda-roupas utilizando uma parede do quarto. Se você for uma pessoa organizada, pode deixar o guarda-roupa aberto, integrando objetos decorativos e criar um ambiente extremamente personalizado.  Mas se não for, não tem problema, basta colocar uma cortina para esconder as prateleiras. E o melhor é que, dessa forma, pode mudar a decoração do quarto sempre que quiser, apenas trocando as peças. Na cozinha também esse item faz toda a diferença. Procure manter as bancadas livres, colocando o máximo de itens nos armários e prateleiras.  Usar ganchos para pendurar panelas e utensílios também otimiza o aproveitamento do espaço e dá um toque mais despojado ao ambiente. Existem diversos itens no mercado que trazem soluções como suportes para guardar tampas de panelas nas portas dos armários. Ou seja, são diversas opções de penduradores, organizadores e acessórios para organização com ótimo custo-benefício.

Pense na decoração conforme seu uso do ambiente, então se você gosta de cozinhar crie uma prateleira de temperos e condimentos.  Inclusive, distribuir alimentos em potes é uma boa ideia para uma utilização prática. Use esses elementos de forma estratégica na decoração de sua cozinha, ouse nas formas e pense na escolha das cores. Aquele espaço embaixo da pia também pode ser muito bem aproveitado com prateleiras, e isso vale para banheiros também, tornando-se locais perfeitos para guardar toalhas, rolos de papel higiênico, produtos de higiene ou elementos decorativos, como flores.  Outro espaço desperdiçado é a área acima do vaso sanitário, onde você pode instalar várias prateleiras, dando uma boa utilidade, além de decorar o local. Dentro do box, caso o espaço seja limitado, opte por nichos embutidos nas paredes, que não tomam o espaço livre, e ficam lindos.

 

 

5. Dê preferência aos móveis planejados:

O ideal para pequenos espaços são os móveis planejados, pois com o auxílio de um profissional, você define o melhor aproveitamento do espaço, além de escolher o design como preferir. Também existem opções no mercado de móveis modernos, projetados para um uso diferenciado, por exemplo, móveis 2 em 1, como:

  • Sofá-cama;
  • Rack de sala estendido, formando bancadas para home-office;
  • Mesas retráteis e/ou expansíveis;
  • Cama com nichos e gavetas;
  • Cama-baú;
  • Cama dobrável que vira mesa ou estante;
  • Cadeiras que se expandem em espreguiçadeiras;
  • Bancos que se encaixam;
  • Entre muitos outros.

Então, ao planejar o design de ambientes climatizados, é possível criar uma estrutura funcional para os sistemas de ar-condicionado e/ou aquecedores.  Modelos modernos oferecem as duas opções e vale investir nesse item se você mora em locais com climas mais extremos, então garanta peças de qualidade, por exemplo, um bom dissipador de calor.  Uma última dica para imóveis pequenos, é integrar ambientes sempre que possível, como cozinha e sala, bem como algumas áreas de convivência. E se seu imóvel é um apartamento com varanda, não perca a oportunidade de integrá-la ao cômodo, instalando vidro nas sacadas, uma solução sofisticada para ganhar mais espaço.  Não se esqueça de nivelar os pisos para realmente trazer integração ao ambiente, porém, lembre-se que se tiver crianças ou animais domésticos, sempre deve optar pela instalação de uma rede de proteção de sacada.

 

Considerações finais:

A conclusão aqui é que não existe imóvel pequeno demais, existe ambiente mal planejado e projetado de forma disfuncional. Isso não é uma exclusividade de cômodos pequenos, apenas não nos incomodamos quando temos grandes espaços. Apartamentos pequenos, quando bem planejados, trazem muita praticidade ao dia a dia, tanto para a realização de tarefas diárias, quanto para sua limpeza e manutenção.

No entanto, é fundamental manter uma organização diária, pois ambientes pequenos não comportam bagunça. Ao se tornar uma pessoa mais organizada, é bem provável que, com essa experiência, você passe a preferir locais menores para morar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Carregando os comentários...

Para receber atualizações e novidades

Redes Sociais

Aplicativo

iOS / iPhone: Toque no ícone e adicione na sua home.

Android: Toque na notificação que solicita a instalação do app.